- Transitivo: é o verbo considerado de sentido incompleto, que exige complemento que lhe integre o sentido. Esse pode ou não vir revelado na oração. - Transitivo direto: é aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado).
Os verbos transitivos precisam de complemento para que possamos dar sentido à frase em que são empregados. Esse complemento pode ser seguido ou não de preposição, o que leva à classificação deles em transitivos diretos, transitivos indiretos ou intransitivos.
Exemplo de transitividade verbal
O verbo da frase é repartir. Quem reparte, reparte alguma coisa, então o verbo necessita de um complemento. ... A transitividade, portanto, acontece quando esse verbo significativo necessita de um complemento, que é um objeto, que poder ser direto, indireto ou direto e indireto.
Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. ... À Milena é um complemento, por sua vez, com preposição, logo, indireto.
Verbos transitivosOs verbos transitivos diretos são aqueles que vêm com complemento ligado ao verbo de forma direta, sem preposição obrigatória. ... Os verbos transitivos indiretos são aqueles que vêm com complemento ligado ao verbo de forma indireta, com preposição.
33 curiosidades que você vai gostar
O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo. São exemplos: morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr. Exploramos como a transitividade se relaciona com a completude em seguida.
Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."
O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.
Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.
Qual é a comida favorita do Jungkook?
Quanto ganha um residente na Unicamp?
Quantos reais pode gastar no paraguai?
Quanto ganha um aluno da Cfoav?
Qual o significado de estagiando?
Como calcular compra internacional?
Qual Cavaleiro de Virgem é o mais forte?
Qual palavra substitui influxo?
Qual a tinta para pintar azulejo de banheiro?
Quantos folclores brasileiros existem?
Quem tem diabetes pode tomar mingau de Mucilon?