Baobá localizado na província de Limpopo no norte de África do Sul e é famoso internacionalmente por ser o maior de sua espécie no mundo.
Os Baobás são nativos de Madagascar, das savanas da África. Essas árvores podem viver durante milhares de anos e parecem ter sido plantadas de cabeça para baixo. Isso se deve à aparência de seus galhos, que lembram raízes e normalmente permanecem sem folhas durante nove meses do ano.
A maior concentração de baobás do país está no parte nacional de Tarangire, ao norte do território e perto do lago Manyara. É um parque pequeno (2.800 quilômetros quadrados) em volta do rio de mesmo nome, com uma paisagem montanhosa na qual despontam às vezes gigantescos baobás.
O baobá é originária do continente africano e faz parte da fauna de países como Madagascar, Austrália e Senegal. Conhecida também como embondeiro, imbondeiro ou calabaceira, ela carrega um lado místico: segundo a lenda, se uma pessoa for enterrada em seu tronco, a alma permanece viva enquanto a árvore existir.
Exemplares de baobá podem ser encontrados no Brasil em cidades de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Rio de Janeiro e Mato Grosso. "Assim como o baobá, a cultura africana resiste no Brasil", afirma Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil.
45 curiosidades que você vai gostar
Mapeamentos dos novos exemplares encontrados no Rio de Janeiro, apontam a maior concentração de baobás por m² no Brasil (5 exemplares em 100m²) sendo um desses, o maior baobá em altura (25m) encontrado no Brasil.
Objeto de culto de religiões africanas, a "árvore da palavra e da sabedoria" é nativa da ilha de Madagascar, mas está presente, mesmo que de forma discreta, no estado do Rio de Janeiro. Há apenas três delas em território fluminense: no Jardim Botânico da capital, na Ilha de Paquetá e em Quissamã.
Há diversas lendas africanas sobre a origem dos baobás, mas duas são mais conhecidas. Dizem que, no momento da criação, Deus presenteou todos os animais com a semente de uma árvore. O babuíno, um macaco conhecido por sua preguiça, recebeu as sementes de baobá e, ao invés de plantá-las, simplesmente as jogou na terra.
De acordo com estudo do Núcleo das Africanidades Cearenses (Nace), da UFC, existem pelo menos sete baobás em Fortaleza. Dentre eles, o do Passeio Público, do Serviço Social da Indústria (Sesi) da Barra do Ceará, do Paço Municipal, do Horto Municipal e o da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Como usar o Peppermint para dor de cabeça?
Como saber a pendência na Receita Federal?
Como ver a última versão de um jogo na Steam?
O que significa as cores da aura?
Como usar óleo de copaíba para hemorróidas?
Para que serve Pedra Hume em pó?
Como saber se uma tomada tem voltagem 110v ou 220V?
Pode dormir com o ácido Glicolico no rosto?
O que pode ser bolinha no corpo do cachorro?
Como saber qual DNS estou usando no Android?
Como saber quais os produtos mais procurados no Google?
Como usar o zimbro na culinária?
Como saber arquitetura do processador cmd?