Baobá localizado na província de Limpopo no norte de África do Sul e é famoso internacionalmente por ser o maior de sua espécie no mundo.
Os Baobás são nativos de Madagascar, das savanas da África. Essas árvores podem viver durante milhares de anos e parecem ter sido plantadas de cabeça para baixo. Isso se deve à aparência de seus galhos, que lembram raízes e normalmente permanecem sem folhas durante nove meses do ano.
A maior concentração de baobás do país está no parte nacional de Tarangire, ao norte do território e perto do lago Manyara. É um parque pequeno (2.800 quilômetros quadrados) em volta do rio de mesmo nome, com uma paisagem montanhosa na qual despontam às vezes gigantescos baobás.
O baobá é originária do continente africano e faz parte da fauna de países como Madagascar, Austrália e Senegal. Conhecida também como embondeiro, imbondeiro ou calabaceira, ela carrega um lado místico: segundo a lenda, se uma pessoa for enterrada em seu tronco, a alma permanece viva enquanto a árvore existir.
Exemplares de baobá podem ser encontrados no Brasil em cidades de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Rio de Janeiro e Mato Grosso. "Assim como o baobá, a cultura africana resiste no Brasil", afirma Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil.
45 curiosidades que você vai gostar
Mapeamentos dos novos exemplares encontrados no Rio de Janeiro, apontam a maior concentração de baobás por m² no Brasil (5 exemplares em 100m²) sendo um desses, o maior baobá em altura (25m) encontrado no Brasil.
Objeto de culto de religiões africanas, a "árvore da palavra e da sabedoria" é nativa da ilha de Madagascar, mas está presente, mesmo que de forma discreta, no estado do Rio de Janeiro. Há apenas três delas em território fluminense: no Jardim Botânico da capital, na Ilha de Paquetá e em Quissamã.
Há diversas lendas africanas sobre a origem dos baobás, mas duas são mais conhecidas. Dizem que, no momento da criação, Deus presenteou todos os animais com a semente de uma árvore. O babuíno, um macaco conhecido por sua preguiça, recebeu as sementes de baobá e, ao invés de plantá-las, simplesmente as jogou na terra.
De acordo com estudo do Núcleo das Africanidades Cearenses (Nace), da UFC, existem pelo menos sete baobás em Fortaleza. Dentre eles, o do Passeio Público, do Serviço Social da Indústria (Sesi) da Barra do Ceará, do Paço Municipal, do Horto Municipal e o da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Como emitir certidão de valor venal de imóvel?
Como fazer o furo de uma piscina Intex?
Onde achar extrato de Oliveira?
Como priorizar as prioridades?
Para que serve o fixador de sobrancelha?
Como planejar um curso presencial?
O que substitui a energia elétrica?
Qual a diferença entre carga positiva e negativa?
Como utilizar o forno combinado?
Como aplicar o filtro no celular?
Como ter um cartão de crédito personalizado?
Como procurar uma pessoa que desapareceu?
Como produzir conteúdo de valor?
Como funciona o ferro de passar a vapor?
Como planejar organizar e controlar seu dinheiro PDF?