Bases Nitrogenadas » Adenina (A) » Guanina (G) » Citosina (C) » Timina (T)
São elas: adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G).
A sequência de bases nitrogenadas (A, C, G e T) constitui o código genético. Cada sequência de 3 bases forma um códon, elemento que codifica um aminoácido. Assim, o gene que codifica uma proteína com 450 aminoácidos apresenta 450 códons, ou seja, 1350 pares de bases.
A sequência das bases nitrogenadas do RNA seguem exatamente a sequência de bases do DNA, segundo a seguinte regra: U com A (Uracila-RNA e Adenina-DNA), A com T (Adenina-RNA e Timina-DNA), C com G (Citosina-RNA e Guanina-DNA) e.
O emparelhamento dos ribonucleotídeos segue a seguinte regra:-Uracila (U) emparelha-se com a adenina (A) da fita molde.-Adenina (A) emparelha-se com a timina (T) da fita molde.-Citosina (C) emparelha-se com a guanina (G) da fita molde.-Guanina (G) emparelha-se com a citosina (C) da fita molde.
22 curiosidades que você vai gostar
Tipicamente, as sequências são impressas uma ao lado da outra, sem espaços, como na sequência AAAGTCTGAC, de 5 a 3, indo da esquerda para a direita. Uma sucessão de quaisquer nucleotídeos maior que quatro está apta a ser considerada uma sequência.
Você poderá determinar a sequência de uma fita complementar se souber a sequência da fita molde. Estas duas fitas são complementares, uma ligada na outra pelas bases pareadas. Os pares A-T estão ligados por duas ligações de hidrogênio, enquanto os pares G-C são conectados por três ligações de hidrogênio.
Citosina, guanina e adenina são bases nitrogenadas comuns ao DNA e RNA. Já a uracila é exclusiva do RNA, e a timina, exclusiva do DNA.
RNA (ribonucleic acid) é uma sigla em inglês que significa ácido ribonucleico. Ele é constituído por uma pentose, um fosfato e tem como bases nitrogenadas a adenina, guanina, citosina e uracila.
- RNA mensageiro (RNAm): é constituído por um filamento simples que contém sequências de bases nitrogenadas. Cada sequência de três bases é chamada de códon. Cada códon codifica um aminoácido de uma proteína. Ele é responsável por levar as informações do DNA para o citoplasma.
Esse processo envolve dois passos principais: a transcrição e a tradução. Na transcrição, a sequência de DNA de um gene é copiada para fazer uma molécula de RNA.
A ordem com que os nucleotídeos são dispostos no DNA é que faz com que uma molécula difira da outra, e é por meio do sequenciamento dos genomas que determinamos estas diferenças.
Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo. Cada célula humana tem cerca de 25.000 genes. A maioria dos genes está contida nos cromossomos.
O texto é o genoma completo do organismo. O alfabeto são as chamadas bases nitrogenadas, unidades químicas emparelhadas que formam cada porção da dupla hélice do DNA: adenina (A) com timina (T) e citosina (C) com guanina (G).
A molécula de DNA é formada de dupla hélice longa, entrelaçada, com duas cadeias de açúcar (desoxirribose) e moléculas de fosfato, conectadas por pares de quatro nucleotídeos (bases). Os nucleotídeos são pareados; adenina (A) é pareada com timina (T) e guanina (G) é pareada com citosina (C).
As quatro bases nitrogenadas podem ter 64 diferentes combinações, existindo, portanto, 64 códons diferentes.
Os principais tipos de RNA são o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico. Esses três tipos desempenham papel fundamental no processo de síntese proteica. O RNA (ácido ribonucleico) é um ácido nucleico que está relacionado diretamente com o processo de síntese de proteínas.
É composto por uma única cadeia de nucleotídeos. Entretanto, diferente do DNA, as bases nitrogenadas do RNA são a adenina (A), a guanina (G), a citosina (C) e a uracila (U), esta última substituindo a timina (T) presente na molécula de DNA.
O RNA se difere do DNA principalmente pela estrutura, já que ele possui uma única fita formada por uma pentose (ribose), um ácido fosfórico e as bases nitrogenadas de adenina, guanina, citosina e uracila.
O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.
Existem três classes de RNA: o RNA ribossômico, o RNA transportador e o RNA mensageiro. Essas classes são encontradas tanto em organismos procariontes quanto em eucariontes.
Para cada gene, apenas uma fita pode servir como molde, e é sempre a mesma (Figura 1). Quando se considera o cromossomo inteiro, ambas as fitas de DNA servem como molde, pois enquanto para alguns locos a " fita 5 -3 " é molde para outros a fita molde é " a 3 - 5 " (Figura 2).
A RNA polimerase sintetiza uma sequência de RNA complementar à fita de DNA molde.
O ser humano, por exemplo, tem 46 (recebemos 23 da mãe e outros 23 do pai).
O tamanho médio de um gene humano é de 27 mil nucleotídeos
Enquanto isso, uma proteína possui um tamanho médio de 430 aminoácidos, o que significa em termos de DNA, que possui apenas 1300 nucleotídeos. Por que então os genes possuem um tamanho tão grande?