A mobilidade social está muito ligada aos conceitos de estratificação social e classe social. Na Sociologia, o fenômeno de estratificação refere-se à classificação de pessoas ou grupos de acordo com fatores específicos. Nestes estudos, se destacam três teóricos: Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.
A mobilidade social é um conceito estudado pela sociologia, que indica a possibilidade de um indivíduo subir de classe social. Alguns autores afirmam que uma sociedade estratificada é aquela onde não se verifica a mobilidade social.
A mobilidade refere-se aos processos em que os indivíduos conseguem ascender (ou subir) na escala social ou descender (cair). Aspectos como acesso à educação, nível escolar familiar, estabilidade financeira e a ausência de estigmas sociais são determinantes para a mobilidade.
Estratificação social é um conceito sociológico usado para analisar e interpretar a classificação dos indivíduos e grupos sociais, com base em dados e condições socioeconômicas comuns.
São três os principais tipo de estratificação social: Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária; Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder);
44 curiosidades que você vai gostar
Esses sistemas de estratificação estão divididos em quatro tipos diferentes: a escravidão, a casta, o estamento e a classe.
A classe social é uma divisão predominantemente econômica, a estratificação social não. Ela abrange aspectos culturais, subjetivos, que geram sentimento de pertencimento a posições sociais, que, por sua vez, são elencadas conforme o que é mais valorizado nessa sociedade.
Um exemplo de estrutura social é a ideia de estratificação social, que se refere ao fato da sociedade se dividir em diferentes estratos, ou níveis, guiada (mesmo que apenas parcialmente) pelas estruturas subjacentes no sistema social.
As pesquisas mostram que, mesmo que a desigualdade de renda tenha diminuído, as injustiças sociais não foram reduzidas ao longo do tempo. O fator intergeracional, ou seja, a classe de origem das pessoas continua sendo um elemento que influencia em grande medida a possibilidade de mobilidade social no Brasil.
Como passar E-book para o Kindle?
Como saber a hora certa de fisgar o peixe?
Qual a responsabilidade do tutor?
Porque a cuia de chimarrão mofada?
Como tirar um app de estar oculto no iPhone?
Por que o Harry Potter não morreu?
Qual a diferença do cartão de crédito?
Como morre uma pessoa com AVC?
O que influenciou o romantismo em Portugal?
Qual é a importância da república?
O que é bom para desinchar abscesso?
Quais são os direitos coletivos?