Qual é a regra de concordância verbal?

Pergunta de Gustavo Gonçalves Pacheco em 31-05-2022
(8 votos)

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

Qual a regra da concordância verbal?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.


O que é concordância verbal e exemplos?

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

Quais são as regras da concordância nominal e verbal?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Como é feita a concordância verbal?

A concordância verbal deverá ser feita com o infinitivo pessoal, havendo a flexão do verbo, sempre que houver um sujeito definido ou quando se quiser definir o sujeito. Também quando o sujeito da segunda oração for diferente do da primeira e para indicar indeterminação do sujeito na 3. ª pessoa do plural.

Concordância Verbal - Aula 01 [Prof Noslen]


42 curiosidades que você vai gostar

Como identificar um erro de concordância verbal?

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

Teve duas pessoas ou tiveram duas pessoas?

Significado de Tiveram

Tiveram vem do verbo ter. O mesmo que: experienciaram, efetuaram, definiram, trouxeram, ocuparam, apresentaram, houveram, julgaram, conservaram.

Quais são as regras de concordância nominal?

A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.

Qual é a regra geral da concordância nominal?

Regra geral: O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número.



Outras questões

Como usar neem?

Como sair do Softban 2021?

Como tirar TNT colado na parede?

Como se usa euro?

Como a Neeko se transforma?

Como tirar WCS da tela do CAD?

Como se usa o neutralizante?

Como funciona o vale transporte mensal?

Como fazer moldes para resina em casa?

Como usar o modo tablet no notebook?

Como fazer a nota Fá menor no teclado?

Tem como usar o drive sem Internet?

Quanto custa aterrar uma tomada?

Como se abre o moedor de pimenta?

Como é feito o contorno dos olhos definitivo?

Como usar o notebook fechado?

Como é feito o jogo do bingo?

Para que serve o on guard?

Como se faz arroba no teclado?

Como provisionar depreciação?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com