Qual é a regência do verbo namorar conforme seu uso na tira?

Pergunta de Iris Clara Maia em 30-05-2022
(39 votos)

A regência gramatical do verbo namorar é SEM a preposição, e é essa a exigida em alguns concursos. Em outros termos: de acordo com a norma-padrão, o verbo namorar é transitivo direto.

Qual a regência de namorar?

O verbo namorar é transitivo direto, logo não requer preposição em seu complemento, sendo assim, concluímos que “quem namora, namora alguém”, não “com alguém”.


Quais os verbos utilizados na regência?

Lista de verbos que exigem preposiçãoVerbo abdicar: abdicar de.Verbo advertir: advertir a.Verbo agradar: agradar a.Verbo agradecer: agradecer a.Verbo aspirar: aspirar a.Verbo assistir: assistir a, assistir em.Verbo avisar: avisar a, avisar de.Verbo chegar: chegar a, chegar de, chegar para.

Como saber se a regência verbal está correta?

Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.

O que é regência verbal exemplos?

Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos.

Dica 31: Regência do verbo namorar


27 curiosidades que você vai gostar

O que é uma regência verbal?

Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado. Então, podemos entender por regência verbal a relação que o verbo estabelece com seu complemento (objeto direto ou indireto).

Como ocorre a regência verbal?

Ocorre regência quando há um termo regente que apresenta um sentido incompleto sem o termo regido, ou seja, sem o seu complemento. O que é regência verbal? A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição.

Quem obedece obedece a algo ou alguém?

Quem obedece, obedece a alguém (quem) ou algo (o quê). “O estudante obedeceu às normas escolares” (a preposição aparece novamente para dar sentido a frase que mais uma vez fica formada por: sujeito + verbo transitivo + preposição a + objeto indireto).

Como saber quando a palavra exige a preposição a?

Regência Verbal Chegar/ ir – deve ser introduzido pela preposição “a” e não pela preposição “em”. ... Morar/ residir – normalmente vêm introduzidos pela preposição “em”. ... Namorar – não se usa com preposição. ... Obedecer/desobedecer – exigem a preposição “a”. ... Simpatizar/ antipatizar – exigem a preposição “com”.



Outras questões

Quantos anos tem YEJI?

O que é bom comer quando está fazendo quimioterapia?

Quais as camadas do modelo OSI e TCP IP e a função de cada uma delas?

Quanto tempo a coleta de urina pode ficar na geladeira?

O que é o uso sustentável?

Porque Jade terminou com Luan?

Qual é a importância de um país ser independente?

Como conservar queijo para vender?

Quem é o celestial de lugar nenhum?

O que é uma coisa muito rara?

O que é ca 72-4 no exame de sangue?

Quantos dias são suficientes em Dubai?

Como calcular matrizes de 3?

O que significa pagamento pendente de efetivação?

O que causa síndrome cerebelar?

Como deixar a logo transparente online?

Como faço para mover um arquivo?

Como alisar o cabelo em casa de forma natural?

Qual aplicativo da resposta de matemática?

O que é desfibrilação na enfermagem?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com