Desenvolvimento sustentável é um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de um sistema de consumo em massa no qual a preocupação com a natureza, via de extração da matéria-prima, é máxima.
As Unidades de Uso Sustentável são áreas do território brasileiro em que devem haver a preservação ambiental aliada à exploração sustentável dos recursos naturais, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.
O objetivo do programa de Uso Sustentável dos Recursos Naturais é desenvolver e fazer o marketing de produtos de base florestal ou pesqueira, agregando valor na base da pirâmide produtiva e garantindo a conservação da biodiversidade e o manejo sustentável dos recursos naturais.
São áreas com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e têm como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica. Elas são de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas.
Exemplos de SustentabilidadeUsar fontes de energia renováveis e limpas. ... Racionalizar e controlar a exploração de recursos minerais. ... Reciclagem do lixo. ... Usar meios de transporte não-poluentes. ... Racionalizar o consumo de energia e água. ... Reflorestamento e valorização das áreas verdes.
28 curiosidades que você vai gostar
É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica.
COMPARTILHAR. A Área de Proteção Ambiental (APA) é definida como uma extensa área natural, com um certo nível de ocupação humana, que garante a proteção e conservação de atributos bióticos, abióticos, estéticos ou culturais importantes para a qualidade de vida da população.
Os principais objetivos dessas unidades são favorecer o uso sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica. Não é permitida a ocupação humana nesses locais, exceto os casos da existência de comunidades tradicionais no local antes da criação da unidade.
Entre as vantagens do consumo sustentável estão: a diminuição das implicações sociais, ambientais, econômicas e comunitárias, a redução de custos com a economia de recursos, incentivo à inovação, entre outros. O consumo sustentável não incentiva o desperdício.
O que não pode comer quando se fura a orelha?
Tem como saber se a pessoa fez cirurgia refrativa?
Quanto custa a placa dianteira do veículo?
O que Prometeu trouxe ao homem?
Quais são os três atributos de dados que indicariam que podem ser o Big Data?
Qual a diferença de Deep Learning e machine learning?
Quanto tempo o feto aparece no ultrassom?
O que piora o hipotireoidismo?
Quais os tipos de tecidos de transporte?
Como era a internet no início dos anos 2000?
Como Imprimir apenas o Gráfico de Gantt Project?
Qual o prato típico da Suécia?
Como baixar mais formas para o Word?
Como se diz eu te amo em libras?
O que é necessário para aprender JavaScript?
Quem analisa a tempestividade do recurso especial?