O verbo AGRADAR, no sentido de “ser agradável, ter agradado, deixar satisfeito...”, é transitivo indireto. A regência exige a preposição A: “O jogo agradou ao torcedor.” O verbo AGRADAR é transitivo direto (sem preposição) quando usado no sentido de “fazer agrado”.
Agradar, no sentido de “ser agradável”, “aprazer”, “satisfazer”, é transitivo indireto; exige a preposição: “O serviço daquela empresa agradou A todos os clientes.”
A regência verbal estuda a relação correta (no sentido prescritivo) que se estabelece entre o verbo (termo regente) e seu complemento ou seu adjunto (termo regido). a) No sentido de fazer carinho, empregamos o verbo "agradar" como transitivo direto.
Regência VerbalAssistir. a) com o sentido de ver exige preposição: ... Chegar. O verbo chegar é regido pela preposição “a”: ... Custar. a) com o sentido de ser custoso exige preposição: ... Obedecer. O verbo obedecer é transitivo indireto, logo, exige preposição: ... Proceder. ... Visar. ... Esquecer. ... Querer.
IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.
40 curiosidades que você vai gostar
Conjugação do verbo: agradarPresente. eu. agrado. tu. agradas. ele/ ela/ você ... Pretérito Imperfeito. eu. agradava. tu. agradavas. ele/ ela/ você ... Futuro. eu. agradarei. tu. agradarás. ... Presente. que eu. agrade. que tu. agrades. ... Futuro. se eu. agradar. se tu. agradares. ... Pessoal. eu. agradar. tu. agradares. ... eu. agradaria. tu. agradarias. ele/ ela/ você
O verbo agradecer estabelece regência com a preposição a, atuando como um verbo transitivo indireto, sempre que o complemento verbal se referir a uma pessoa. Agradeceu aos pais. Agradeceu ao diretor. Agradeceu às irmãs.
O verbo implicar atua como um verbo transitivo direto e indireto, estabelecendo regência com a preposição em quando apresenta o sentido de envolver alguém em alguma complicação ou embaraço, sendo sinônimo de comprometer, enredar, envolver, incluir,... O delator implicou diversos políticos em todo o contrabando.
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O termo regente é aquele que exige um complemento para ter determinado sentido. Quando a regência é nominal, o termo regente é um nome (adjetivo, advérbio ou substantivo) e o termo regido é um complemento preposicionado, subordinado a esse nome. Exemplo: Tenho medo de escuro.
Por exemplo: Sempre agrada o filho quando o revê. / Sempre o agrada quando o revê. Cláudia não perde oportunidade de agradar o gato. / Cláudia não perde oportunidade de agradá-lo. 2) Agradar é transitivo indireto no sentido de causar agrado a, satisfazer, ser agradável a.
Significado de Agradar
verbo pronominal Satisfazer, causar ou sentir prazer, deleite: agradava-se dos elogios no trabalho.
-> agradar significa acariciar. A mãe agrada ao filho. -> agradar significa "causar agrado ou prazer", satisfazer. Logo, conclui-se que "agradar alguém" é diferente de "agradar a alguém".
Quem obedece, obedece a alguém (quem) ou algo (o quê). “O estudante obedeceu às normas escolares” (a preposição aparece novamente para dar sentido a frase que mais uma vez fica formada por: sujeito + verbo transitivo + preposição a + objeto indireto).
Dar por resultado; ter como consequência .
Envolver, enredar alguém ou alguma coisa. 2. Dar a entender.
IndicativoPresente. euagradeço. tuagradeces. eleagradece. ... Pretérito Imperfeito. euagradecia. tuagradecias. eleagradecia. ... Pretérito Perfeito. euagradeci. tuagradeceste. eleagradeceu. ... Pretérito Mais-que-perfeito. euagradecera. tuagradeceras. ... Futuro do Presente. euagradecerei. tuagradecerás. ... Futuro do Pretérito. euagradeceria. tuagradecerias.
Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não "agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação". Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa.
Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.
Tradução de "agradá-la" em inglês. Escuto o que ela diz, e quero agradá-la. I listen to what she says I want to please her. Mas você ainda pode agradá-la com um presente surpresa.
Significado de Agradasse
Agradasse vem do verbo agradar. O mesmo que: afagasse, mimasse, aprouvesse, deleitasse, satisfizesse, afeiçoasse, apaixonasse.
Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.
Agradar como verbo intransitivo
Com o sentido de ser agradável e causar satisfação, o verbo agradar pode ser também intransitivo, transmitindo um sentido completo sem a presença de complementos verbais. A avó sabe bem como agradar. As músicas daquele compositor sempre agradaram.
O que acontece no cérebro quando estamos com medo?
Quais as características da história social?
Qual é a engenharia que está em alta no mercado?
Qual o efeito colateral do Carisoprodol?
Quais são os documentos de responsabilidade do departamento pessoal?
Qual é a facção da Barreira do Vasco?
Porque ter um iPhone e não um Android?
Como a surdez pode ser classificada?
Qual é o jogo mais baixado do Brasil?
Qual o tempo para pedir o divórcio?
O que fazer quando o dente quebra na raiz?
O que significa a palavra deleitar na Bíblia?
Quais são os casos em que uma pessoa que não é advogado pode ingressar em juízo?
Quanto custa para levantar as bochechas?