O lago atinge até 450 metros de profundidade por 1,8 mil metros de largura - cerca de duas vezes e meia maior que a Baía de Guanabara (RJ).
O Lago de Furnas tem 450 metros de profundidade e 5,4 mil quilômetros (equivalente à metade do nosso litoral), além de ter 4 vezes o volume de água da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Para que suas águas se mantenham exuberantes, ele é alimentado por nascentes e rios de águas cristalinas dos 34 municípios.
Com 1.406,26 km² e 3.500 km de perímetro, o Lago de Furnas é o maior lago em extensão do Estado e um dos maiores lagos artificiais do mundo.
A área, formada pelos rios Grandes e Sapucaí, era cinco vezes maior que a Baía de Guanabara. As águas chegaram aos alicerces do Bangalô, que foi a última residência da Rua Três de Fevereiro, na antiga Guapé, a ser atingida pela inundação.
A Represa de Furnas
Atingindo 34 municípios de Minas Gerais. O lago é formado por dois "braços", um a leste e outro a sul da barragem. Do lado leste o principal rio que deságua no lago é o Rio Grande.
25 curiosidades que você vai gostar
Sim, cânions em Minas Gerais. É isso que podemos encontrar na região de Capitólio. O lago de Furnas é maior em extensão de água do Estado e um dos maiores lagos artificiais do planeta.
A Lagoa das Furnas é uma lagoa portuguesa, localizada na ilha açoriana de São Miguel, arquipélago dos Açores, na localidade das Furnas, município da Vila da Povoação e está relacionada com a formação vulcânica das Furnas.
Quando foi criada em 28 de fevereiro de 1957, o seu nome era no singular: Central Elétrica de Furnas, sociedade de economia mista sob controle da União, incumbida da construção da primeira usina brasileira de capacidade superior a 1 mil MW e seu sistema de transmissão em 345 quilovolts (kV), inédito no hemisfério Sul.
Em 1955, Cotrim passou a integrar a equipe de governo de Juscelino Kubstchek, que em 28 de fevereiro de 1957, assinou o decreto 41.066 e criou uma das maiores obras do seu governo: a Central Elétrica de Furnas, com sede em Passos, Minas Gerais.
O "mar de Minas" está secando. Em algumas regiões banhadas pelo lago de Furnas, o nível da água desceu tanto que apareceram estruturas inundadas há mais de 60 anos. A região foi alagada na década de 60 com o represamento das águas do Rio Grande para geração de energia na usina.
Alimentado por nascentes e rios de águas cristalinas, cobre uma superfície de 1.406,26 Km², recriando paisagens em 34 municípios fazendo da regiãoum reduto de pescadores, navegadores e pessoas em busca de beleza e repouso.
O Lago de Furnas é a maior extensão de água de Minas Gerais e um dos maiores lagos artificial do mundo. O lago é alimentado por nascentes e rios de águas cristalinas, cobre uma superfície de 1.457,48km².
A barragem, que tem 2.700 metros de comprimento e forma um reservatório de 21 bilhões de metros cúbicos de água, a 2.221 km acima da foz do rio, foi construída com recursos da Comissão do Vale do São Francisco - CVSF, é administrada pela Cemig, é considerada de grande importância para o Brasil.
1 . 440 km²: o imenso lago artificial criado em 1963 para a construção da primeira hidrelétrica de grande porte do Brasil equivale a quatro vezes o tamanho da Baía de Guanabara. O maior lago artificial de Minas Gerais foi criado em 1963, na região sul/sudoeste de Minas Gerais. ...
Com o atual volume útil, Furnas está hoje com uma cota de 755 metros acima do nível do mar, sete metros abaixo do que é considerado aceitável para a exploração do turismo e outras atividades.
Para seu maior conforto e segurança, o nível do lago é medido diariamente. O nível atual é de 756.04, medido em 14/12/2021.
A barragem está localizada no curso médio do rio Grande, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais.
A Usina Hidrelétrica de Furnas é uma usina hidrelétrica brasileira localizada no Rio Grande, entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, no estado de Minas Gerais. Possui oito unidades geradoras com um total instalado de 1 216 megawatts.
O Lago da Represa de Furnas é a atração mais procurada de Capitólio e também a principal rota de passeios entre os turistas que visitam a região.
Mar de Minas: A praia (sem ondas) dos mineiros!
Lago de Furnas: o nome é dado por conta de que as águas do lago fazem parte da Usina Hidrelétrica de Furnas. ... Se há esforços durante o trajeto da trilha, lá de cima há a recompensa é a vista incrível para o mar de minas, ou melhor, Lago de Furnas.
Vizinho dos municípios de Piumhi, Guapé e São José da Barra,Capitólio se situa a 21 km a Sul-Oeste de Piumhi a maior cidade nos arredores.
Subsistema Norte - EAR atual35,31%
Qual o grau de insalubridade para exposição ocupacional ao frio?
Como os pássaros se protegem do frio na natureza?
Por que os seres humanos criaram o calendário?
Como ver a temperatura no termômetro de mercúrio?
Como medir minha frequência vibracional em hertz?
Quais são os costumes dos tupis-guaranis?
O que é risco ambientais do ambiente de trabalho?
Como medir a eficiência de um processo?
O que é a homeostase do cálcio?
Como saber a medida de uma roupa?
Como os rins participam da remoção de resíduos no corpo humano?
Como se pode medir a intensidade da força?
Como são representados os tipos de risco em um Mapa de risco?
Quem foi o criador do Mozilla Firefox?
Como os russos derrotaram o Exército de Napoleão?