A CRÍTICA DE MARX À TEORIA MALTHUSIANA Para Marx, era “odioso colocar a culpa da pobreza nos pobres”, uma vez que o verdadeiro responsável pelo agravamento da pobreza no mundo era o sistema capitalista, ao não incluir todos de forma minimamente igualitária, gerando assim as desigualdades dentro da sociedade.
A principal crítica feita ao marxismo na atualidade alega que este possui caráter simplista, seja na organização da sociedade em classes (capitalista e proletariado), seja nas diversas interpretações que Marx faz da interrelação direta entre os fatores sociais de consciência (como cultura, religião e política) e os da ...
É evidente que a argumentação de Malthus não levava em consideração que o aumento da oferta de alimentos poderia minimizar os efeitos deletérios das pressões de demanda decorrentes do aumento da renda dos pobres.
Qual alternativa apresenta corretamente uma crítica à teoria de Malthus: A) A defesa da diminuição de programas assistencialistas para desincentivar a natalidade. B) A realização de pesquisas que defendiam a adoção de medicamentos contraceptivos.
A teoria malthusiana defende que, mediante ao crescimento acelerado da população mundial, haveria um problema de escassez de alimentos, visto que a perspectiva do crescimento da oferta de alimentos era inferior ao que se previa para população.
15 curiosidades que você vai gostar
A Teoria Neomalthusiana defende o controle do crescimento populacional para conter o avanço da miséria nos países subdesenvolvidos. A Teoria Neomalthusiana ou Neomalthusianismo é uma teoria demográfica desenvolvida a partir da reelaboração das ideias do pensador inglês Thomas Malthus (1736-1834).
Segundo postulado de Malthus
Enquanto a população cresceria de maneira geométrica, a oferta de alimentos só ocorreria em progressão aritmética: 2,4,6,8,10. Ou seja, não haveria alimentos para todos. A principal consequência seria a fome. Além da escassa oferta de alimentos, Malthus considerava o limite territorial.
Os reformistas foram os principais críticos à Teoria Neomalthusiana. Para os reformistas, o aumento das taxas de natalidade era resultado do subdesenvolvimento, e não a causa. De acordo com essa teoria, a pobreza existia porque havia deficit na educação, saúde e saneamento básico.
Malthus (1766-1834) defendia a tese de que a população crescia em patamares superiores aos da produção de alimentos, o que causaria graves convulsões sociais em razão do excesso de pessoas no mundo.
Qual deve ser o tamanho da fonte de um título?
Quais os alimentos que entopem as veias do coração?
Qual a faca certa para cortar carne?
Qual é a melhor temporada de Jojo?
Quantos anos Madara tinha na 4 guerra ninja?
Tem que saber química para fazer Medicina?
Onde fica o hotel do filme simplesmente acontece?
Quais escritores e obras fazem parte do realismo no Brasil?
Qual é o país mais rica do mundo?
Qual o melhor remédio para tendinite?
Qual a extensão do túnel da Imigrantes?