História da Literatura Ocidental é uma obra de crítica literária editada ora em quatro volumes, ora em dez, do austro-brasileiro Otto Maria Carpeaux no princípio da década de 1940 e lançada em 1959.
Muitos autores consideram que a tradição literária ocidental começou com os poemas épicos como a ilíada e Odisseia, atribuídos a Homero, que ainda são grandes figuras no cânone literário por suas descrições e tratamento de temas como guerra e paz, honra e desgraça, amor e ódio.
A literatura ocidental surgiu na Grécia Antiga por meio das primeiras dramaturgias e e poemas épicos, onde os gregos criavam peças e aventuras com base nas tragédias e aventuras de sua mitologia.
Os 13 maiores escritores de todos os tempos
A ILÍADA E A ODISSEIA - DOIS PILARES DA CIVILIZAÇÃO GREGA E LEGADO PARA A POSTERIDADE.
Dom Quixote Com "Dom Quixote", o espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616) fundou o moderno romance ocidental. Seu personagem principal, o fidalgo que enlouqueceu por ler muitos romances de cavalaria e saiu em busca de aventuras, virou sinônimo de quimera, sonho ou obsessão. O livro provocou uma revolução nas formas de narrativa.
A literatura grega teve um papel fundamental na história da literatura ocidental.
Muitos estudiosos consideram que a tradição literária ocidental começou com os poemas épicos da Ilíada, que conta a história da Guerra de Troia, e a Odisseia, que conta a história do retorno para casa de Ulisses, um dos heróis gregos da Guerra de Troia.
A história da literatura procura entender todas as modificações que a produção literária passou ao longo da evolução da sociedade. Para este estudo, a análise e compreensão dos textos literários são muito importantes, pois nos ajudam a entender melhor o contexto histórico em que o texto foi escrito.
Certos tempos primários podem ser considerados como os primeiros passos da literatura. Exemplos muitos antigos são Epopeia de Gilgamexe, datada de aproximadamente 2 000 a.C., e o Livro dos mortos, escrito em Papiro aproximadamente no ano 1600 a.C., mais provavelmente na data do século XVII a.C. .
No sentido restrito da escrita (literatura vem do latim "littera", que quer dizer "letras"), a literatura só se torna possível com a escrita, embora não tenha surgido com ela. A literatura e a escrita, embora tenham conexões entre si, não são sinônimos.
Quantos litros de leite por dia?
Em que ano o papa João Paulo morreu?
Qual a diferença entre OSC e ONG?
Quantos frigoríficos têm a JBS?
Para que serve nebulização com álcool?
O que acontece quando o sangue fica fino?
Como aumentar a resolução de uma imagem para 300 DPI?
Qual é a diferença entre dispensa e inexigibilidade?
Qual é a sílaba tônica de país?
O que é parasitas no corpo humano?
Como se despedir por mensagem?
O que significa o artigo 333 do Código Penal?
É possível a apresentação de documentos novos após a inicial e a contestação?
Por que Brasília foi construída em formato de avião?