Enquanto termo a epidemiologia foi primeiramente utilizada no século XVI na Espanha em um título de um trabalho sobre a peste sendo somente recuperado anos mais tarde em 1802 por Juan Villalba na obra Epidemiologia espanhola, que descrevia todas as epidemias conhecidas até o momento.
Hipócrates (anos 400 a.C.), um sábio grego, que viveu há cerca de 2.500 anos, é considerado o pai da medicina e da epidemiologia.
No final do século passado, vários países da Europa e os Estados Unidos iniciaram a aplicação do método epidemiológico na investigação da ocorrência de doenças na comunidade. Nesse período, a maioria dos investigadores concentrou-se no estudo de doenças infecciosas agudas.
No Brasil, a epidemiologia tem se desenvolvido sob forte influência das concepções de determinação social das doenças, originárias das profícuas tradições da pesquisa médico-social européia do século XIX e que, na América Latina, tiveram intenso desenvolvimento a partir da década de 1970, evidentemente atualizado à ...
ETIMOLOGIA der do voc comp de epidemia+o+gr lógos+ia1, como fr épidémiologie.
Desta maneira, Pereira (2006) subdivide o conhecimento em epidemiologia em três pilares: Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Estatística.
Considerado o pai da epidemiologia moderna, o médico britânico descobriu, em meados do século 19, como e por que aumentavam os casos de cólera em Londres, derrubando a teoria miasmática aceita até então.
Em 1975, através da Lei Federal nº 6.259/75, foi criado o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica. A lei explicita a organização das ações de Vigilância Epidemiológica no país.
História da epidemiologia: Hipócrates cunhou os termos endêmico e epidemia. Hoje essas palavras adquiriram novo significado e são largamente usadas na biologia e medicina. Todavia, desconhece-se ao certo quem empregou pela primeira vez o termo “epidemiologia”
Noções básicas da epidemiologia 139 estabelecer medidas preventivas; \\u0017 auxiliar o planejamento e desenvolvimento dos serviços de saúde; \\u0017 gerar dados para a administração e avaliação de serviços de saúde; \\u0017 estabelecer critérios para a Vigilância em Saúde.
O termo epidemiologia agora é amplamente aplicado para abranger a descrição e a causa não apenas de doenças epidêmicas, mas também de doenças em geral. Até mesmo de muitas outras doenças relacionadas à saúde, como pressão alta, depressão e obesidade.
O objetivo geral da epidemiologia é reduzir os problemas de saúde na população. Na prática, ela estuda principalmente a ausência de saúde sob as formas de doenças e agravos. Aplicações da Epidemiologia
Como tirar relatório do relógio de ponto Control ID?
Quanto custa a passagem de avião para Suriname?
Como publicar um site SharePoint?
Como adicionar um artigo no Google Acadêmico?
Como publicar um artigo científico em um congresso?
Como pular linha na bio do Instagram pelo iPhone?
Quais os horários de ônibus para Atibaia?
Como fazer um orçamento por E-mail?
Como reativar o kefir congelado de leite?
Como publicar frases na internet?
Como postar no Instagram frases?
O que causa uma descarga de adrenalina?
Como restaurar o Google Chrome no celular?