A Tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas, foi descoberta em 1909 sob circunstâncias peculiares: o autor da descoberta, Carlos Chagas, havia sido enviado a um povoado em Minas Gerais para dirigir uma campanha antimalárica quando tomou conhecimento de um inseto hematófago - o vetor da infecção ...
É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi.
A Doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que é a aguda e a crônica....Na fase aguda, os principais sintomas são:
A espécie foi descrita em 1909 pelo médico brasileiro Carlos Chagas, como Trypanosoma cruzi. O epíteto específico homenageia o médico epidemiologista Oswaldo Cruz.
E essa é a grande dificuldade: não temos um teste de cura; o anticorpo pode ser detectado por 20 ou 30 anos. Essa limitação afeta também o desenvolvimento de novos tratamentos, pois não podemos medir a efetividade na fase crônica de longa duração. Mas, na fase aguda, a chance de cura é de praticamente 100%.
Na verdade, o protozoário que causa a doença é eliminado pelo Barbeiro em suas fezes. Quando a pessoa que leva uma picada do inseto coça esse local, pode levar as fezes eliminadas pelo inseto para a região da ferida. Assim, o protozoário acaba entrando na corrente sanguínea da pessoa, causando a doença de chagas.
A associação entre os estudos epidemiológicos e os fatores sociais, econômicos, culturais e demográficos, delineada em toda a segunda metade do século XIX e início do século XX, que buscava explicar os padrões populacionais de distribuição das doenças, entrou em declínio, permitindo a hegemonia das teorias de unicausalidade.
Pesquisa é a construção de um conhecimento novo, a construção de novas técnicas, a criação ou exploração de novas realidades. Para Demo (2000, p. 33), "Na condição de princípio científico, pesquisa apresenta-se como a instrumentação teórico- metodológica para construir conhecimento".
Gil (2002, p. 42) acrescenta que algumas pesquisas descritivas vão além da simples identificação da existência de relações entre variáveis, e pretendem determinar a natureza dessa relação. Nesse caso, tem-se uma pesquisa descritiva que se aproxima da explicativa.
A pesquisa pode ser utilizada para: Gerar e adquirir novos conhecimentos sobre si mesmo ou sobre o mundo em que vive. Obter e/ou sistematizar a realidade empírica (conhecimento empírico). Responder a questionamentos (explicar e/ou descrever). Resolver problemas. Atender às necessidades de mercado.
Como subir de elo no lol na JG?
Qual o custo para se montar um pet shop?
Como fazer um pequeno jardim no muro?
Como somar a quantidade de células no Excel?
Como colocar letra em vermelho no WhatsApp?
Como montar um plano de estudo para PF?
Como sublinhar uma frase em mensagem no WhatsApp?
Como montar um cronograma de estudos para concurso PM?
Como fazer um gráfico tipo pizza LibreOffice?
Como sublinhar nome científico?
Como sublimar caneca de chopp acrilico?
Como elaborar um plano de contas contábil?
Como diminuir ou aumentar o tom de uma música?
Como fazer plano anual de acordo com a Bncc?
Como elaborar um plano de aula para o ensino superior?
Como subir de nível rápido no fortnite Capítulo 2 Temporada 5?