Acredita-se que elas evoluíram de roupas íntimas tudo-em-um feitas de flanela vermelha que eram populares entre operários no século 19. Essas vestimentas, conhecidas como “union suit“, foram patenteadas em 1868 em Nova York e eram baseadas em roupas íntimas parecidas, populares entre mulheres na era Vitoriana.
As primeiras “camisetas”
Essa peça tão comum surgiu primeiramente no guarda-roupa masculino, lá pelo século 20. Naquela época, a camiseta possuía golas mais largas, mangas mais curtas e, acredite, era usada apenas como roupa íntima!
Os historiadores ainda cogitam o Egito como berço da camisa social. Mas a peça nem mangas teria. Era uma blusa reta, com costuras do lado e apenas uma abertura para passar pela cabeça.
Século 18:
Nesse período foram inventadas máquinas para a produção de malhas e cortes de camisetas, principalmente de algodão. Vale-se ressaltar que no Brasil a industrialização têxtil só deu seus primeiros passos em meados do século 19.
Conta a história que na antiguidade os romanos usavam uma túnica dupla, chamada camisia, que é o que podemos considerar a ancestral das nossas camisetas. A camisia era feita em linho e sempre branca, quase como uma roupa íntima e tinha como objetivo proteger as túnicas da transpiração.
26 curiosidades que você vai gostar
Lembre-se que as camisas são formais e possuem botões e gola, já as camisetas são as tradicionais T-shirts (pelo seu formato em “T”) e são mais utilizadas em ocasiões informais.
Era considerada uma roupa para usar de baixo da roupa em si. Uma espécie de lingerie, que só poderia aparecer sob o decote do vestido. Por volta de 1880, a camisa branca foi começando a ser usada como peça única por alguns trabalhadores, tanto homens como mulheres.
A necessidade levou à criação das t-shirts, que eram confeccionadas de algodão, sem muito custo, e enviadas para a guerra. Ao ser trazida para o solo americano, o corte, que era feito em formato de T, ganhou o nome inglês de t-shirt. Por isso ainda usamos esse nome gringo.
[ Vestuário ] Camisola de algodão, sem colarinho, geralmente de mangas curtas, em forma de T. Plural: t-shirts.
A regata surgiu ainda na Antiguidade. Era feita de linho e usada por romanos para conter a transpiração por baixo das túnicas, ela era uma espécie de “roupa de baixo” para evitar que a peça de cima sujasse.
Contudo, existem algumas teorias sobre a invenção da peça. Sendo assim, uma delas afirma que a peça foi criada em 1925, em uma fábrica de roupas esportivas nos Estados Unidos chamada Champion. Já outra diz que na verdade o moletom foi criada no ano seguinte, em 1926 pela empresa americana Russel Corp.
A evidência mais antiga de roupa confeccionada em fibra vegetal data de 6.500 a.C. e foi encontrada na caverna Nahal Nemar, em Israel: um saco de linho não tecido, emaranhado com agulha e contendo botões de pedra, que provavelmente indicaria ser um chapéu cerimonial.
As blusas no geral, são inteiras e têm mangas e gola. É um termo genérico usado para peças sem muitos detalhes, fechamentos ou adornos. Ao contrário das blusas, as camisas possuem fechos na frente. O formato tradicional abrange modelos com mangas curtas ou compridas, fechamento com botões e colarinho ou gola.
A palavra t-shirt vem do inglês e significa camiseta, são consideradas t-shirt aquelas camisetas que tem estampas, frases e as camisetas básicas.
Qual é a diferença de t-shirt para baby look? ▪️T-shirt é uma blusa de mangas curtas ou sem mangas e seu modelo é mais soltinho no corpo. ▪️A baby look é uma blusa mais justa que as demais, de comprimento menor e sua manguinha é pouca coisa mais curta que a T-shirt .
A maior característica das t-shirts é a sua versatilidade. Elas combinam com todos os estilos pessoais, compondo desde looks totalmente casuais com jeans, até versões mais sofisticadas quando usadas com peças de alfaiataria.
Assim como uma boa calça, as camisetas também são peças essenciais no guarda roupa do homem com estilo. Seja lisa ou estampada, combinando com uma bermuda ou calça masculina, as T-Shirts Wöllner são fiéis companheiras para o dia-a-dia e ocasiões mais despojadas.
camiseta f [BR]
Segundo a consultora de moda e imagem Karla Alves, quando uma mulher escolhe vestir a camisa branca, ela pretende passar com o seu visual sinônimos de sofisticação, elegância, responsabilidade e também um pouco de tradicionalismo.
Para alguns caras, a camisa branca é parte integrante de sua carreira, como uma ótima escolha para o escritório, por exemplo, já que isso fará com que eles pareçam inteligentes e profissionais. Porém, também é ótima para eventos sociais, já que ela criará um visual casual que é perfeito para eventos mais descontraídos.
Muitas pessoas também se enganam com as Polos. Seria camisa polo ou camiseta polo? O correto seria camisa Polo, ou simplesmente Polo, de uma maneira mais informal. As camisas Polo possuem uma utilização mais flexível e seriam um meio termo entre ambientes mais formais e informais.
?️Baby Look é uma blusa mais justa que as demais, com as mangas mais curtas e de comprimento menor também. ?️T - Shirt tem o modelo mais soltinho no corpo, as mangas pouca coisa maior que baby look e de comprimento maior. ? Peças brancas somente no modelo de T - shirt, tecido 96% poliéster e 4% elastano.
Camisa: em geral, peça de roupa aberta por diante com botons de tecido leve. Casaco: em geral, peça de poupa aberta por diante usada sobre outras peças de roupa, sobretodo camisas. Camisola: em geral, qualquer peça de roupa vestida pola cabeça que cobre o tronco, designadamente as de lá e algodom usadas sobre T-shirts.