As armaduras de bemóis seguem a seqüência dos sustenidos na ordem inversa, ou seja: si, mi, lá, ré, sol, dó e fá.
Já com os bemóis, é ainda mais simples, devemos olhar o penúltimo bemol que irá indicar a Tonalidade Maior. Por exemplo temos 2 bemóis na Armadura de Clave (Sib e Mib). O penúltimo bemol é o Si bemol, portanto a música estará na tonalidade de Si bemol Maior, ou do seu relativo menor (VI°) que é Sol menor.
O primeiro acidente que ingressa por este ciclo de quintas é o fá sustenido. A seguir dó#, sol#, ré#, lá#, mi# e si#. A escala de dó sustenido maior e lá sustenido menor possui os 7 acidentes assim ordenados.
Dessa maneira, entre as notas naturais que conhecemos (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si) existem os acidentes musicais, que são os sustenidos e os bemóis. ... Assim, se consideramos determinada nota (como o Sol ou G), o sustenido é o som mais próximo a essa nota na direção dos agudos (no caso, formando o Sol sustenido ou G#).
Já vimos que as notas naturais dó, ré, mi, fá, sol, lá e si são chamadas assim (naturais) porque não possuem acidentes, ou seja, não estão marcadas com sustenidos nem bemóis.
Escalas musicais são sequências ordenadas de notas. Por exemplo: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó… repetindo esse ciclo. Nessa escala, começou-se com a nota dó e foi-se seguindo uma sequência bem definida de intervalos até o retorno para a nota dó novamente.
Lá maior (abreviatura no sistema europeu Lá M e no sistema americano A) é a tonalidade que consiste na escala maior de lá, e contém as notas lá, si, dó sustenido, ré, mi, fá sustenido, sol sustenido e lá. ...
As escalas que vão a subir são chamadas “ ascendentes “, e as escalas que vão a descer são chamadas “ descendentes “. Quando escrevemos uma escala musical descendente, o padrão de tons e semitons é reverso, então em vez de termos T-T-S-T-T-T-S, temos S-T-T-T-S-T-T. Aqui está um exemplo da escala de Fá maior descendente.
Na música, a primeira e última notas de qualquer escala são chamadas “ tónica “. As outras notas podem ser referidas por um número. Em dó maior, a segunda nota da escala é o Ré, então dizemos que Ré é o segundo grau da escala de Dó maior. Utilizamos sempre a escala ascendente para numerar os graus da escala.
Quando escrevemos uma escala utilizamos o nome das notas APENAS UMA VEZ, expeto para a primeira e ultima notas que têm o mesmo nome. Em Sol maior começámos e acabámos na nota Sol, então já utilizámos este nome para a nota e ainda não tínhamos a nota Fá, então utilizamos a nota Fá sustenido ao invés do Sol bemol.
As escalas musicais podem ser escritas a subir ou a descer. As escalas que vão a subir são chamadas “ ascendentes “, e as escalas que vão a descer são chamadas “ descendentes “.
Quantos litros de veneno por hectare?
Como controlar a tireoide que emagrece?
Como fazer uma auto regressão?
Qual o valor do curso de armas não letais?
São características exclusivas do pulmão esquerdo?
Qual produto usar para proteger o cabelo do secador?
Quantos Watts o iPhone suporta?
Quando ocorre a retroação da lei?
Como fazer uma conclusão de um slide?
Quem inventou o bloco de concreto?
Qual a diferença entre ordem de compra e pedido de compra?
Qual é a principal ideia dos objetos de aprendizagem?
Qual a resistência do polipropileno?
Quais são os tipos de pesquisa de mercado?
Quais são as atividades recreativas?