Joseph Aspdin, químico inglês, criou o concreto em 1824. O conceito se baseia na mistura de cimento, argila e pedras que, após a secagem da massa, se torna sólida.
A alvenaria estrutural tem suas origens na Pré-História. ... As primeiras alvenarias, em pedra ou em tijolo cerâmico seco ao sol, apresentavam grandes espessuras em suas obras mais imponentes, face ao desconhecimento das características resistentes dos materiais e de procedimentos racionais de cálculo.
O que motivou a invenção foi que os tijolos artesanais de barro deixavam as obras com pouca sustentação, por isso, para garantir a segurança de obras como escolas, hospitais e creche começaram a usar utilizado o bloco de concreto. Aqui no Brasil o produto começou a ser utilizado no final da década de 60.
A história do concreto moderno
A origem do concreto como conhecemos hoje começou no ano de 1756, quando John Smeaton o desenvolve através da mistura de agregado graúdo e cimento. Em 1793, ele construiu o Eddystone Lighthouse em Cornwall, na Inglaterra, já utilizando o cimento hidráulico.
Criado em 1824 pelo químico inglês Joseph Aspdin, esse concreto é uma mistura de cimento, pedras calcárias e argila que após secar é tão sólido quanto às pedras da ilha britânica de Portland.
27 curiosidades que você vai gostar
Um pouco da história dos blocos de concreto
Este material já existe há muito tempo, sendo inicialmente produzido em 1832, na Inglaterra. Eles vieram como uma iniciativa para fornecer mais segurança em hospitais, creches, escolas e casas.
Não é possível dizer com precisão quando ela surgiu, mas especialistas apontam que tudo começou no Oriente Médio, na Mesopotâmia, entre 8.000 a 4.000 a.C. Os primeiros materiais usados para a execução de alvenaria estrutural foram o adobe, o barro queimado, a argila seca ao sol e os blocos de arenito.
De forma interessante, a história do concreto tem as primeiras evidências em Roma, a aproximadamente 2000 anos atrás. Concreto era essencialmente utilizado em aquedutos e estradas em Roma. Diz-se que os romanos usavam uma matéria prima especial para seus concretos.
Origem do concreto
Os romanos perceberam que a mistura destes materiais resultava em uma espécie de aglomerante que endurecia após o contato com a água, a partir de então, as construções passaram a incorporar essa mistura, principalmente nas fundações, uma vez que o solo da região era extremamente arenoso.
No Brasil, pouco se sabe do início da utilização do concreto armado. ... Acredita-se que os primeiros cálculos de estruturas em concreto armado no país foram realizados por Carlos Euler e seu auxiliar Mario de Andrade Martins Costa em um projeto de uma ponte sobre o rio Maracanã, por volta de 1908.
Por ter dimensões mais precisas, o bloco de concreto oferece maior produtividade da mão de obra e economia no revestimento. Na alvenaria estrutural, vedação e estrutura funcionam como uma só. Cada bloco de cimento estrutural é organizado de forma a ser capaz de suportar todas as cargas da construção.
Tem como principais vantagens o conforto térmico e acústico para a casa, por outro lado, apresenta pontos que precisam de atenção. No mercado o valor do tijolo é mais barato que o bloco de concreto, o que não significa economia.
Blocos de ConcretoBloco de concreto estrutural. ... Canaleta de Concreto. ... Bloco de concreto de vedação. ... Bloco elétrico e hidráulico. ... Meio bloco de concreto e blocos compensadores. ... Bloco de concreto celular autoclavado. ... Bloco de concreto de amarração.
C e 323 a.C (na Grécia), a Muralha da China, construída entre 1368 e 1644. Já em 1950, surgiram as primeiras normas com procedimento de cálculos na Europa e América do Norte, acarretando um crescimento forte da alvenaria estrutural em todo mundo.
A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente. O sistema dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura.
Como o próprio nome já diz, os blocos são feitos de um concreto especialmente desenvolvido para esta finalidade. Na fábrica, o cimento, agregados, água e aditivos são dosados e misturados de forma controlada para garantir a resistência de bloco de concreto.
O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, sendo composto por uma mistura de cimento, agregados graúdos (pedras), agregados miúdos (areia), água, aditivos e adições (sílica ativa).
Sobre as funções do concreto na construção civil, podemos destacar duas que são fundamentais, a primeira delas está relacionada a sua utilização como elemento estrutural, o cimento armado ou concreto armado é a junção entre concreto e aço, a união e o comportamento solidário entre esses materiais dá vida a elementos ...
O concreto projetado foi utilizado no Brasil desde os anos 1950 em pequenos trabalhos de estabilização de taludes e reparo em estruturas de concreto. O sistema chamado “via úmida” surgiu no inicio dos anos 70. ... Página criada para discutir e divulgar a geotecnia brasileira.
Exemplos disso são a pedra, o barro, os metais e as fibras vegetais. Mas foi a madeira, provavelmente, o material mais utilizado no passado. Isso porque era encontrada em abundância em quase todas as regiões do planeta. Também, pois apresenta relativa facilidade de manuseio.
CONCRETO – do Latim concretus, particípio passado de concrescere, “crescer em conjunto, aumentar por processo de agregação”, formada por com-, “junto”, mais crescere, “aumentar, crescer”.
Alvenaria é um conceito da construção civil que designa o conjunto de pedras, tijolos ou blocos que reunidos formam paredes, muros ou alicerces de uma edificação. Não é preciso que os chamados elementos de alvenaria (tijolo, blocos e etc) estejam unidos por argamassa para que se caracterize uma obra de alvenaria.
Os mais conhecidos e utilizados são:Blocos de concreto estrutural.Blocos de concreto de vedação.Blocos de concreto celular autoclavados ou somente Bloco de concreto celular.Tijolo cerâmico.Tijolos de vidro.Blocos de solo-cimento.Blocos cerâmicos.Blocos de Silício-Calcário.
Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades unidas entre si ou não, por argamassa. Estas unidades podem ser blocos de cerâmica, de vidro, de concreto, pedras, tijolos etc. ... A alvenaria pode servir tanto como vedação ou como estrutura de uma edificação.
Estrago com água e perfuração
Em casos de inundações, a água pode penetrar na base dos blocos, gerando acumulo e estragando as paredes. Neste caso, torna-se necessário utilizar métodos de prevenção. Outro problema que acontece devido à porosidade do material são as perfurações.
Como tirar Risco da porta da geladeira branca?
Como excluir um projeto do Connect?
Como funciona o regime de caixa no Lucro Presumido?
Qual foi o primeiro hominídeo a fabricar instrumentos?
Qual o valor do salário de um professor de ensino religioso?
Como organizar as contas em um caderno?
O que é responsável pelos reflexos?
O que é preciso para ser curado por Deus?
Quais são as exceções ao princípio da legalidade?
Como os receptores podem ser classificados?
Como organizar as bolsas no armário?
Como organizar contas pagas em pastas?
Como deixar sua rotina mais produtiva?
Como guardar alimentos abertos no armário?
Como se dá o processo de formação das bacias sedimentares?