A linguagem do humanismo é racional, histórica, política e teatral. Está baseada, sobretudo, na valorização do ser humano e no universo psicológico das personagens. Lembre-se que o humanismo representa um momento de transição entre o trovadorismo e o classicismo.
Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas. Com o distanciamento das questões religiosas, nesse período foi possível realizar novas formas de estudo acerca da arte, ciência e política.
Movimento que valoriza o Homem acima de todas as coisas
Um movimento que foi do século XV e pegou o início do século XVI. As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.
O que é Humanismo:
O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse. Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo.
Poesia humanista: possuía as mesmas características das cantigas trovadorescas, mas houve uma separação entre a música e a poesia, que passou a ser feita para ser declamada nos palácios e ficou conhecida como poesia palaciana.
21 curiosidades que você vai gostar
A poesia palaciana era tida como essência que norteava a linguagem do humanismo. Feita por nobres para nobres e fidalgos portugueses, falava do amor de forma sensual e sem tanta idealização da mulher. Eram poesias musicais, porém não eram cantadas como na época do trovadorismo.
Foi durante o humanismo que o texto poético começa a se separar dela e adquirir sua independência. No trovadorismo, as principais produções poéticas foram as cantigas líricas (Amor e Amigo) e as cantigas satíricas (Escárnio e de Maldizer).
O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como principais características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.
O humanismo estabelece que valores como amor, respeito e honestidade devem ser desenvolvidos através de experiências individuais e mundanas. Assim, a corrente humanista rejeita a ideia de que forças externas devam ditar a moralidade dos atos humanos, bem como desconsidera qualquer conceito religioso sobre o tema.
É característica fundamental do Humanismo a valorização do corpo humano. Isso pode ser observado, no contexto dos séculos XV e XVI, nas: a) estruturas das catedrais góticas. b) obras dos artesãos das corporações de ofício.
A filosofia humanista inspira-se nos princípios siloístas, pelos quais os seres humanos devem ser libertos perante o mundo, com a intenção e a capacidade para atuar sobre o seu próprio destino e tem como lema principal "Nada a subjugar o Ser Humano e nenhum Ser Humano subjugado por outro".
Vertentes do humanismo
Geralmente são humanistas os deístas, panteístas, agnósticos, ignósticos ou ainda ateus.
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
O humanismo, a imprensa e as línguas
O ideal humanista de expansão de todo o conhecimento foi impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa em c. 1455 por Johannes Gutenberg em Mogúncia. A publicação e divulgação de textos acelerou, com um enorme crescimento do número de livros em circulação.
As características do renascimento apontam que o movimento tinha caráter filosófico, artístico e literário simultaneamente. A valorização do humanismo, da razão, do antropocentrismo e do conhecimento científico são marcas do movimento. É também o berço de pensadores como John Locke e René Descartes.
Principais autores e obras do HumanismoFrancesco Petrarca (1304-1374) ... Dante Alighieri (1265-1321) ... Giovanni Bocaccio (1313-1375) ... Erasmo de Roterdã (1466-1536) ... Michel de Montaigne (1533-1592) ... Fernão Lopes (1390-1460) ... Gil Vicente (1465-1536) ... Trecho da obra “Triunfo da Morte” de Francesco Petrarca.
De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.
Considerado o maior repositório da produção literária do humanismo português, o Cancioneiro Geral reúne ao menos mil poemas escritos entre 1449 e 1516 por 300 poetas.
Afonso V, rei de Portugal, a poesia se desvinculou do canto e da dança e passou a ser elaborada com um grau de formalidade que lhe concedia ritmo, musicalidade e métrica bem acentuados. Recebe o nome de poesia palaciana, pois os textos eram criados e declamados nos palácios, a fim de entreter a nobreza.
Na literatura, ele representou o período de transição (escola literária) entre o Trovadorismo e o Classicismo, bem como da Idade Média para a Idade Moderna. Em um sentido amplo, Humanismo significa valorizar o ser humano a condição humana acima de tudo. A finalidade das coisas torna-se o homem.
Designação que se atribui usualmente à poesia legada pelo Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, dado o seu local de produção: a corte.
Ela surge durante o século XV, em meio ao reinado de D. Afonso V, rei de Portugal. O entretenimento à nobreza era o principal objetivo das poesias palacianas. Declamada ou lida individualmente, esse tipo de poesia se diferenciava exatamente nisso do trovadorismo.
Com temática variada, a poesia palaciana abrange composições religiosas, satíricas, didáticas, heroicas e líricas. Em vários estilos, a poesia palaciana tinha quase como regra o uso de um mote, que era um tema ou motivo apresentado.
O humanismo foi uma tendência que surgiu no renascimento, ele rejeita a noção medieval de que o homem é considerado inferior por ser um pecador. O Humanismo foi uma das questões que marcaram profundamente o Renascimento.
As 5 principais características da psicologia humanistaSem julgamento. ... Empatia. ... Não Patológico. ... Concentre-se no "eu" ... É existencial.
Qual ação do Bradesco comprar?
Que tipo de função relaciona a velocidade e o tempo?
Quais as infecções causadas por Pseudomonas aeruginosa?
É possível levar medicamentos em voos internacionais?
Quem tem cidadania italiana pode morar em Londres?
Qual a multa mais cara de moto?
O que acontece se explodir um vulcão?
Quais são os meios de defesa do executado?
Qual nome da novela das 21h da Globo?
Qual a diferença entre orientador pedagógico e orientador educacional?
Qual a cor preferida do signo de peixes?
Tem algum problema morder o comprimido?
Em qual contexto surgiu a Teoria Neomalthusiana?
Qual o prazo para recurso extraordinário na Justiça do Trabalho?
O que diz a teoria de Darwin e Lamarck?
Quando falta um dia na semana perde o domingo?