O hífen é um sinal diacrítico de pontuação usado para ligar os elementos de palavras compostas (couve‐flor; ex‐presidente) e para unir pronomes átonos a verbos (ofereceram‐me; vê‐lo‐ei).
A função básica do hífen é criar novas palavras sejam compostas ou derivadas.
Prefixos são palavras/termos colocados no INÍCIO de outras palavras afim de mudar o sentido da mesma. Prefixo é a parte que vem antes do radical, essa é fácil, já que “pre-alguma coisa” é bem recorrente em nosso vocabulário.
Assim como já foi explicado, o prefixo é classificado como um afixo que faz a formação de uma determinada palavra através de um morfema que é colocado na frente do radical. O prefixo muda o significado da palavra, mas tende a manter a mesma classe gramatical. Basicamente, os prefixos que usamos na língua portuguesa tem origem latina ou grega.
Pela pronúncia da palavras, em Portugal é sempre possível distinguir se o prefixo está ou não fundido com o elemento seguinte. Por exemplo, pré-ocupação (com hífen) tem prosódia diferente de preocupação (sem hífen). Penso que no Brasil também haverá alguma diferença.
Prefixos e falsos prefixos são elementos que não existem isoladamente como palavra da Língua Portuguesa. Eis alguns exemplos: ab, ad, aero, agro, além ...
Como usar o termômetro de aquário?
É possível selecionar células intercaladas no Excel?
Como selecionar todas as colunas do Excel?
Como funciona o serviço de cloud computing?
Como selecionar várias fotos no iCloud para baixar?
Como se faz para ser um herói?
Quais são os tipos de bandagens?
Quem tem luzes no cabelo pode fazer selagem?
Como selar madeira compensado?
Como selecionar cor de uma imagem?
Como selecionar todos os arquivos no Sony Vegas?
Porque o transporte hidroviário é considerado como o meio de menor custo?