O hífen é um sinal diacrítico de pontuação usado para ligar os elementos de palavras compostas (couve‐flor; ex‐presidente) e para unir pronomes átonos a verbos (ofereceram‐me; vê‐lo‐ei).
A função básica do hífen é criar novas palavras sejam compostas ou derivadas.
Prefixos são palavras/termos colocados no INÍCIO de outras palavras afim de mudar o sentido da mesma. Prefixo é a parte que vem antes do radical, essa é fácil, já que “pre-alguma coisa” é bem recorrente em nosso vocabulário.
Assim como já foi explicado, o prefixo é classificado como um afixo que faz a formação de uma determinada palavra através de um morfema que é colocado na frente do radical. O prefixo muda o significado da palavra, mas tende a manter a mesma classe gramatical. Basicamente, os prefixos que usamos na língua portuguesa tem origem latina ou grega.
Pela pronúncia da palavras, em Portugal é sempre possível distinguir se o prefixo está ou não fundido com o elemento seguinte. Por exemplo, pré-ocupação (com hífen) tem prosódia diferente de preocupação (sem hífen). Penso que no Brasil também haverá alguma diferença.
Prefixos e falsos prefixos são elementos que não existem isoladamente como palavra da Língua Portuguesa. Eis alguns exemplos: ab, ad, aero, agro, além ...
Porque quem usa finasterida não pode doar sangue?
Quem morre em Nasce Uma Estrela?
Como colocar espaçamento de 1 5 no Word no celular?
Por que não pode assoprar a vela?
O que significa Barão em feminino?
Pode colocar carne congelada no airfryer?
O que é o registro Y540 da ECF?
Quais tipos de papel para decoração?
O que diz o artigo 227 da CLT?
Quantas repetições para resistência?
O que é dissolução de sociedade?
Qual o significado da Capela Sistina?
Quando ir para o hospital com pressão alta?