No método socrático, a ironia é responsável pela tomada de consciência da própria ignorância e a maiêutica (parto da ideia) é a busca pelo conceito, ou pela verdade. Assim, a frase "só sei que nada sei" representa uma sabedoria semelhante à alcançada após o primeiro movimento do método socrático (a ironia).
Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor. ... Neste diálogo com os habitantes de Atenas, Sócrates afirmou não saber nada de nobre e nada de bom.
O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.
Conhecido por ter uma visão mais humana em suas filosofias, Sócrates, sem dúvidas, foi o maior nome da Filosofia clássica junto de Platão e Aristóteles. Além disso, Sócrates apresentou grande importância para o entendimento da política, ética, moral, conhecimento humano, entre outros temas relevantes.
A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho. ... Sócrates concebia o homem como um composto de dois princípios, alma (ou espírito) e corpo.
22 curiosidades que você vai gostar
Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.
Valendo-se da Ironia e da Maiêutica – princípios fundamentais em todo o pensamento socrático – estimulava seus interlocutores a exporem e defenderem suas opiniões para então despojá-los de toda ilusão de saber e extrair o conhecimento verdadeiro.
Graças a Sócrates, a dialética e a maiêutica se firmaram como bases do método filosófico. Saber dialogar no processo de busca da verdade, eis a síntese que edificou o saber ocidental. O filósofo buscava a verdade, algo negado em muitos “ambientes instruídos” e conceito desacreditado por autoinitulados “pensadores”.
O método socrático. É justamente em oposição à argumentação retórica dos sofistas que Sócrates desenvolve a dialética socrática, com o objetivo de mostrar um caminho racional para que os homens pudessem alcançar um conhecimento verdadeiro. Para ele, a discussão não visa vencer ou persuadir.
É possível se aposentar duas vezes?
Como o triptofano ajuda no sono?
É bom lavar o cabelo de quanto em quanto tempo?
Qual é a cidade mais quente do Canadá?
Como se escreve 900 em ordinal?
Em que Obra Paulo Freire discute a educação brasileira?
Qual a diferença de tarefa e função?
Quantos dias de descanso entre um treino e outro?
Quais as alterações no sistema cardiovascular proporcionadas pelos exercícios físicos?
Qual o santo das causas financeiras?
Quais as características da placa de identificação do veículo de experiência?
Para quem ligar em caso de abelhas?