Ela resulta num processo de assimilação e identificação, ou seja, quando o ser humano se identifica com tal grupo fazendo parte dele. Durante a vida desenvolvemos diversas relações sociais que são fundamentais para a evolução da sociedade e dos seres humanos.
Mais do que isso, relacionamentos nos conferem posições sociais dentro de um grupo e contribuem para a manutenção de uma autoestima saudável. Esse senso de propósito – estar conectado a algo maior – é apontado por analistas como essencial para nossa saúde.
O termo relações sociais denomina o conjunto amplo de interações que os indivíduos estabelecem no convívio em sociedade. Como conceito, ele é explorado por diferentes campos de estudo, como a sociologia, história e psicologia.
As relações humanas são a base para o nosso desenvolvimento humano. É por meio do contato com as pessoas que estão ao nosso redor que fortalecemos a nossa inteligência emocional.
As relações sociais, que fundam os processos individuais, são caracterizadas por tensões e equilíbrios. Estão vinculadas tanto à solidariedade quanto à coação. O homem constrói sua individualidade de forma contraditória, pois, ao se singularizar, ele é apoiado e constrangido.
30 curiosidades que você vai gostar
Por meio das interações sociais ao longo da vida aprendemos a linguagem, significados simbólicos, regras sociais, crenças, valores e até mesmo sentimentos. Ao fazermos parte de grupos sociais internalizamos determinados comportamentos adquiridos por meio dos contatos sociais.
Os grupos sociais são formados a partir de relações estáveis entre indivíduos que possuem interesses e objetivos em comum. Ao longo de nossas vidas, fazemos parte dos mais diferentes grupos de pessoas, seja por escolha própria, seja por circunstâncias que independem de nossa vontade.
As relações humanas no trabalho ocorrem de maneira ininterrupta, a partir da interação entre duas ou mais pessoas. Essa habilidade é essencial para obter um clima organizacional produtivo e harmonioso porque gera empatia, colaboração e o alinhamento de objetivos.
Tipos de Relações Sociais
Informais: relações duradouras e desenvolvidas por meio do afeto entre as pessoas que interagem e, portanto, é realizada por meio de uma linguagem mais coloquial, por exemplo, as relações familiares e de amizade.
Quanto tempo o Pozato Uni fica no organismo?
Como saber se o computador está reconhecendo o HD?
Como saber se o kefir fermentou?
Como saber se vc é uma pessoa calma?
Quais são os sintomas de quem tem problema no coração?
Como colocar guarda corpo na escada?
Como mudar a segurança para WPA2 ães?
Quando desconfiar de uma pinta?
Como saber se um Jordan é original?
Como saber se a placa do iPhone está com defeito?
Como saber o órgão emissor do RG SESP?
Como fazer uma faculdade depois dos 40?
Quanto tempo para o empréstimo cair na conta?
Como saber onde foi emitido o RG?