A linguagem é o maior recurso que o ser humano possui para alcançar tudo quanto mais deseja na vida. Por isso cada pessoa depende da linguagem para viver em sociedade, pois ela é a base da cultura e dificilmente haveria civilização se não fosse o emprego da linguagem e o poder das palavras.
A linguagem humaniza o homem. Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional.
A linguagem é um dos principais instrumentos na formação do mundo cultural porque nos permite transcender nossa experiência. No momento em que damos nome a qualquer objeto da natureza, nós o individuamos, o diferenciamos do resto que o cerca; ele passa a existir para a nossa consciência.
A linguagem, segundo estudiosos, é uma função inata que permite ao indivíduo simbolizar o seu pensamento e decodificar o pensamento do outro. ... O pensamento precede a linguagem, que também é considerada outra forma de pensamento. A etapa das imagens mentais precede a primeira palavra da criança.
A linguagem constitui o sujeito, pois é por meio dela que ele interage com o mundo, construindo simbolicamente os significados do mundo e de si mesmo. Esta construção não é estática, acontece por meio de processos sucessivos que não se fixam inteiramente, ao contrário, estão sempre em movimento.
20 curiosidades que você vai gostar
Em suma, a linguagem é um instrumento fundamental, pois serve como meio de comunicação e re-organização do pensamento, da memória, da atenção, da percepção, enfim, de todo o processo de constituição da consciência.
A relação entre língua e sociedade apresenta influência mútua, pois através da linguagem se participa das relações sociais de poder e as mudanças na estrutura social são decorrentes da dinâmica dessas relações. ... Assim, não se pode negar a relação de influências mútuas entre língua e sociedade.
A forma linguística de um falante tem relação com a posição social que ele ocupa na sociedade, sendo que a língua não se desenvolve a parte da estrutu- ração social, por isso ela é um indicativo da posição social do falante ou da importância do grupo social do qual pertence o falante, daí não haver dúvida da relação ...
A língua enquanto fator social é constitutiva de cada ser humano. A linguagem atribui a cada indivíduo, bemcomo a sua comunidade linguística, um modo particular e peculiar de perceber o mundo e seu entorno. A linguagem éinclusive influenciada por vários processos socioculturais e históricos.
Como usar parafina para se bronzear?
Como podemos utilizar a bússola para nos orientarmos em lugares desconhecidos?
O que fazer para reaproveitar os alimentos?
Como usar panela de pedra pela primeira vez?
Para que serve pedra olho de boi?
Qual a diferença entre mim e me exemplos?
O que podemos reciclar com a madeira?
Como podemos praticar a competição e a cooperação nos jogos?
Como podemos prevenir incêndio DDS?
O que pode ser feito em área de preservação ambiental?
Como usar a paleta iluminador da Ruby Rose?
Como usar a paleta de contorno da Ruby Rose?
Quantos títulos da NBA tem Michael Jordan?
Como podemos perceber inclusões Citoplasmáticas das células bacterianas?