A maioria das vítimas de trauma necessitará de algum tipo de imobilização e a totalidade necessitará de transporte. O objetivo da imobilização é a condução das vítimas à assistência especializada sem causar danos adicionais, principalmente no que diz respeito à coluna vertebral.
A imobilização deve tentar manter a parte afectada, normalmente um membro, na mesma posição em que se encontra, não se devendo tentar recolocar os segmentos ósseos em caso de fractura com deslocação.
Existem diferentes tipos de tala de imobilização. Essa proteção é utilizada em casos de acidentes, lesões, doenças ou problemas específicos, como a artrose, e também no pós-operatório de algumas cirurgias. O intuito é manter uma determinada parte do corpo imóvel, a fim de garantir a cicatrização dos tecidos.
De acordo com Defino (1999), o atendimento do paciente no local do acidente é de grande importância para a sua avaliação inicial, reconhecimento de suas lesões e prevenção de lesões adicionais durante o seu resgate e transporte para o local onde deverá receber o atendimento definitivo.
Imobilizando a Coluna Cervical
A finalidade principal e específica do colar cervical é proteger a coluna cervical de compressão. Quando instalado de forma eficiente ele se apoia sobre o peito, a coluna torácica posterior, a clavícula e o músculo trapézio.
31 curiosidades que você vai gostar
OBJETIVOS: Efetuar a correta colocação de um colar cervical de tamanho adequado. INDICAÇÕES: Quando o mecanismo de lesão sugere traumatismo da coluna cervical (consultar página 15). CONTRAINDICAÇÕES: Trauma penetrante com eventual objeto empalado e/ou hematoma expansivo, no pescoço ou zonas adjacentes.
A imobilização foi implantada a fim de reduzir o risco de deterioração neurológica ou complicação da lesão durante o transporte da vítima e sua avaliação.
O objetivo da imobilização é a condução das vítimas à assistência especializada sem causar danos adicionais, principalmente no que diz respeito à coluna vertebral. É importante que a vítima tenha sua cabeça e coluna cervical imobilizadas manualmente até que elas estejam fixadas em dispositivo próprio.
Os princípios básicos das imobilizações são:
– Imobilizar antes de movimentar a vítima. – Cortar a roupa que estiver sobre a parte afetada, caso não seja possível visualizar a lesão.
Extricação é um termo muito utilizado em resgate, salvamento e medicina pré-hospitalar em geral. Extricar significa: "retirar uma vítima de um local do qual ela não pode, ou não deve sair por seus próprios meios". Rolar uma vítima para a prancha longa, instalar um KED ou um colar cervical são manobras de extricação.
Em caso de fratura exposta, deve-se cobrir o ferimento, de preferência com gaze esterilizada ou um pano limpo.
...
Quando suspeitar de fraturaDor intensa;Inchaço ou deformação;Formação de uma área arroxeada;Sons de crepitação ao movimentar ou incapacidade de movimentar o membro;Encurtamento do membro afetado.
A tala gessada é utilizada para a mesma finalidade que o gesso rodado, portanto tem a função de imobilizar regiões das extremidades dos membros. Porém, é mais indicada para fraturas simples, em que não há um rompimento do osso.
O que fazer: Assim como na fratura, a entorse do punho é bastante desconfortável e, por isso, é recomendado que a pessoa vá ao ortopedista para que seja feito exame de imagem para confirmar a entorse e, assim, ser indicado o melhor tratamento, que normalmente é feito com imobilização do pulso e repouso.
Conceito: Conceitualmente, para imobilizar uma fratura basta imobilizar o local fraturado juntamente com as articulações proximais e distais ao trauma.
O objetivo da imobilização é a condução das vítimas à assistência especializada sem causar danos adicionais, principalmente no que diz respeito à coluna vertebral. É importante que a vítima tenha sua cabeça e coluna cervical imobilizadas manualmente até que elas estejam fixadas em dispositivo próprio.
Imobilização membro superior com lenços. Um socorrista ajusta sob tração mas comodamente o braço a uma tala de madeira almofadada, lateralmente, com o antebraço fletido para a frente do corpo. O outro socorrista aplicará as ligaduras, imobilizando o braço contra a tala e depois contra o tórax, apoiando o antebraço.
Confecciona, aplica e retira aparelhos gessados, tais como: talas gessadas (goteiras, calhas) e enfaixamentos com uso de material convencional e sintético. Prepara e executa trações cutâneas, auxiliando o médico na instalação de trações esqueléticas e nas manobras de redução manual de fraturas e luxações.
Técnicas de Imobilização do Judô Um dos objetivos da luta é imobilizar o adversário. Ossaekomi-waza são as técnicas de imobilização. Dependendo do tempo da imobilização, o judoca que imobiliza recebe pontos (ippon para 20s, wazari para o período entre 15 e 20s e yuko para o período entre 10 e 15s).
Os cinco elos da cadeia representam os seguintes passos: 1ª Elo – prevenção da PCR; 2ª Elo - Ressuscitação cardiopulmonar (RCP) precoce de alta qualidade por pessoas presentes no local; 3º Elo - Rápido acionamento do Serviço Médico de Emergência (SME); 4º Elo - O Suporte Avançado de Vida: rápida estabilização e ...
Segurança (Security) → Segurança do socorrista, paramentação, posicionamento da viatura, sinalização, isolamento, segurança da vítima e curiosos, 3. Situação (Situation) → O que aconteceu, qual o mecanismo do trauma (cinemática), quantas vítimas e quais a idade, é necessário pedir reforço. 1.
A imobilização vai prevenir a piora do edema local e reduzir a dor ou, pelo menos, prevenir que piore muito, dependendo do dano”, afirma o ortopedista Rodrigo Medeiros.
A vítima deve ser estabilizada e imobilizada antes do transporte, preferivelmente por equipe especializada para não provocar lesões adicionais ao paciente. Os movimentos devem ser sempre em conjunto com o outro socorrista.
Nesse sentido, ter conhecimento sobre primeiros socorros pode salvar vidas. ... Algo muito simples, como o ato de se engasgar ou ter um desmaio, pode colocar uma vida em risco, e, por isso, o atendimento adequado é tão importante.
O que é resiliência e como desenvolver?
Como prender uma rede sem parede?
Como faz para ter um parto normal?
Como funciona a carretilha Digital?
Quanto custa para cavar uma cisterna?
Qual chá tomar para infecção intestinal?
Como é o funcionamento de um smartphone?
Como saber se estou mentindo para mim mesma?
Como usar a churrasqueira a gás?
Como saber se um aluno está matriculado em uma faculdade?
Como entrar no Cadastro Único?
Quando usar um nobreak senoidal?
Como identificar a fase latente?
O que acontece na audiência de instrução e julgamento criminal?