A elevação da tensão de geração reduz a corrente elétrica que circula nas linhas de transmissão que transportam os blocos de potência gerada, reduzindo dessa forma, as perdas elétricas que fazem parte de qualquer sistema de transporte da energia.
De acordo com a expressão, temos que quanto maior for o valor da corrente elétrica que queremos transportar, maior será a perda de energia através da dissipação de energia nos fios. Por isso, é mais vantajoso transportar em tensões muito altas, com correntes mais baixas.
Outros benefícios ao se transmitir energia em alta tensão (baixa corrente): menor queda de tensão (menor produto R.I) e menor vibração (menor corrente significa menos carga pela seção por segundo). ... Um curto entre fases é muito mais fácil, pois quanto maior é a tensão, mais próximo do limiar da rigidez dielétrica do ar.
- Menor risco de apagões. - Redução de perdas na transmissão de energia. - Possibilidade de conectar correntes de diferentes frequências. - Redução de custos.
Transmissão de energia elétrica é o processo de transportar energia entre dois pontos. O transporte é realizado por linhas de transmissão de alta potência, geralmente usando corrente alternada, que de uma forma mais simples conecta uma usina ao consumidor.
32 curiosidades que você vai gostar
Sendo assim o sistema VSC-HVDC funciona aplicando uma corrente direta de alta tensão (HVDC) que é amplamente reconhecida como o meio mais eficaz para transmitir energia por longas distâncias quando o uso de CA se torna menos eficiente ou econômico.
Alta tensão é um termo em eletricidade utilizado para identificar as considerações de segurança de sistema de geração, distribuição e utilização de energia elétrica baseado no valor de tensão elétrica utilizado.
Os transformadores são usados para elevar ou abaixar a tensão elétrica.
As tensões de transmissão usualmente adotadas no Brasil, em corrente alternada, podem variar de 138 kV até 765 kV incluindo neste intervalo as tensões de 230 kV, 345 kV, 440 kV e 500 kV. Os sistemas de subtransmissão contam com níveis mais baixos de tensão, tais como 34,5 kV, 69 ou 88 kV e 138 kV.
A elevação da tensão de geração reduz a corrente elétrica que circula nas linhas de transmissão que transportam os blocos de potência gerada, reduzindo dessa forma, as perdas elétricas que fazem parte de qualquer sistema de transporte da energia.
Quando a eletricidade chega às cidades, ela passa pelos transformadores de tensão nas subestações que diminuem a voltagem. A partir daí, a energia elétrica segue pela rede de distribuição, onde os fios instalados nos postes levam a energia até a sua rua.
As tensões usuais de transmissão adotadas no Brasil, em corrente alternada, podem variar de 138 kV até 765 kV incluindo neste intervalo as tensões de 230 kV, 345 kV, 440 kV e 500 kV.
Nelas, a queda d água movimenta um gerador que cria um campo magnético, fazendo surgir uma corrente elétrica alternada. Da usina, a energia vai para subestações de transmissão, onde passa por um transformador que irá aumentar sua voltagem de 6.600 volts para 345 mil volts.
No Brasil, há vários níveis de tensões: 115 Volts, 127 Volts, 220 Volts, 254 Volts, 240 volts, 230 volts, 380 Volts e 440 Volts.
Um transformador funciona do seguinte modo: ao aplicar uma tensão alternada no enrolamento primário surgirá uma corrente, também alternada, que percorrerá todo o enrolamento.
Ele faz a transferência de energia elétrica de um circuito para outro, utilizando condutores ou bobinas que permitem o fluxo de corrente elétrica. Eles tomam a entrada de alta tensão das linhas de energia elétrica, reduzem-na e distribuem a tensão reduzida para residências e empresas.
O funcionamento dos transformadores é baseado em um fenômeno físico conhecido como indução eletromagnética, descoberto por Michael Faraday e descrito por meio da lei de Faraday-Neumann-Lenz. A passagem da corrente elétrica através do enrolamento principal de um transformador dá origem a um campo magnético oscilante.
Pesquisadores de diversas instituições, ao longo de décadas, atestam que a proximidade da vida humana com linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão pode causar tumores, depressão, aborto espontâneo, esclerose lateral amiotrófica, mal de Alzheimer e problemas de coração, por exemplo.
As linhas de transmissão no Brasil são classificadas de acordo com o seu nível de tensão de operação.
...
São eles:A1 – Tensão de fornecimento igual ou superior a 230 kV.A2 – Tensão de fornecimento entre 88 kV e 138 kV.A3 – Tensão de fornecimento de 69 kV.
Linhas de Transmissão
São torres altas de tensão que levam a energia elétrica por longas distâncias. Para reduzir as perdas de energia durante o caminho, ela é transmitida com uma grande voltagem.
Os sistemas de corrente contínua em alta tensão (CCAT ou em inglês HVDC) são uma alternativa para a transmissão de grandes blocos de energia (acima de 1500 MW) a longas distâncias (acima de 1000 km).
High Voltage. Na alternativa para transmissão de grandes quantidades de energia elétrica em longas distâncias, o uso da transmissão por meio de corrente contínua é uma solução muito atraente, tendo como vantagem mais controle e estabilidade do sistema elétrico.
O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de alta tensão (superior a 69 kV e inferior a 230 kV), média tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV) e baixa tensão (igual ou inferior a 1 kV).
No entanto, estudos de longa data indicam que voltagens superiores a 50 volts em pessoas não molhadas e superiores a 12 volts em pessoas imersas na água (piscinas ou mar, por exemplo), podem ser muito perigosas e até fatais.
Como ocorreu a administração portuguesa na região das minas?
O que provocou a divisão política da África?
Como foi a ocupação e demografia da região Norte?
Como foi que surgiu o Dia do Amigo?
Como ser credenciado no Inmetro?
Como foi descoberto o antibiótico penicilina?
Como foi feita a escultura do pensador?
Quando foi feita a primeira espada?
O que dar de comer para filhote de Chow Chow?
Como surgiu a teoria da Química Orgânica?
Como foi feito a centopéia humana?
Como ocorreu a regionalização do mundo no período da Guerra Fria?
Como que cuida de cachorrinho?