O silício foi descoberto em 1824, pelo químico sueco Jöns Jacob Berzelius, por meio do aquecimento de tetrafluoreto de silício com potássio. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O silício é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre (27,7%), ficando atrás somente do oxigênio.
Em escala industrial, o silício é produzido pela reação do óxido com coque. Mas, para obter um silício ultrapuro, realiza-se a decomposição do silano (SiH4) ou de tetrahaletos de silício a altas temperaturas.
A configuração eletrônica na camada mais externa de um átomo de silício é a mesma de um átomo de carbono – ambos têm quatro elétrons de ligação. Consequentemente, ambos os elementos são tetravalentes (cada átomo se liga a até quatro outros átomos) e compartilham algumas propriedades químicas.
14
Silício/Número atômico
Semimetal
Grupo do carbonoElemento do 3º Período
Silício/Série química
A principal razão para o silício ser a estrela de chips na indústria é a sua caracterização como semicondutor. Apesar de serem observados desde o século XIX, os semicondutores são a base da eletrônica moderna, sendo essenciais para a possibilidade de criação de máquinas internamente mais simples e eficientes.
família 4A
O Silício, conhecido por ser utilizado em circuitos integrados (chips), é um elemento químico (semimetal) da família 4A, mesma do Carbono, relativamente inerte. É sólido, quebradiço, pardo na forma amorfa e cinza-escuro com brilho metálico na forma cristalina.
Ouvir: Silício. Origem, propriedades e aplicações do silício O silício é o elemento de número atômico 14, do terceiro período da família do carbono e, devido a isso, ele possui várias propriedades parecidas com o carbono.
Apenas os compostos de silício podem ser encontrados na natureza. O silício é o segundo elemento mais abundante da crosta terrestre; 26 a 28% da crosta terrestre é composta de silício. Em abundância na crosta terrestre o silício fica atrás apenas do oxigênio, que compõe quase a metade de toda a crosta.
Na água do mar, a sua concentração é relativamente baixa, com apenas 3 mg de silício por litro. Pode-se encontrar no espaço um átomo de silício para cada 30 000 átomos de hidrogênio. O silício é um componente essencial da grande maioria das rochas que formam a crosta terrestre.
Das variedades de silicone, os mais utilizados atualmente são os diclo-dimetil-silano ou dicloro-diefenil-silano. Para entender como ocorrem seus processos de formação a partir do silício, leia o texto “ Silicone - constituição e aplicações ”.
Quanto tempo leva para um frango virar um galo?
Como saber se a planta está com falta ou excesso de água?
Como instalar ISO do Office 2019?
Como avisar a empresa que vou casar?
O que fazer quando a menstruação não pára de descer?
Como pagar licenciamento 2021 lotérica?
O que fazer quando está com arritmia?
Como evitar a puberdade precoce?
Por que o ouvir de verdade é um passo importante para a vitória Pública?
Qual a melhor forma de parar a menstruação?
Como instalar Windows 10 64 bits grátis?
Qual é a característica de um sistema isolado?