O silício foi descoberto em 1824, pelo químico sueco Jöns Jacob Berzelius, por meio do aquecimento de tetrafluoreto de silício com potássio. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O silício é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre (27,7%), ficando atrás somente do oxigênio.
Em escala industrial, o silício é produzido pela reação do óxido com coque. Mas, para obter um silício ultrapuro, realiza-se a decomposição do silano (SiH4) ou de tetrahaletos de silício a altas temperaturas.
A configuração eletrônica na camada mais externa de um átomo de silício é a mesma de um átomo de carbono – ambos têm quatro elétrons de ligação. Consequentemente, ambos os elementos são tetravalentes (cada átomo se liga a até quatro outros átomos) e compartilham algumas propriedades químicas.
14
Silício/Número atômico
Semimetal
Grupo do carbonoElemento do 3º Período
Silício/Série química
A principal razão para o silício ser a estrela de chips na indústria é a sua caracterização como semicondutor. Apesar de serem observados desde o século XIX, os semicondutores são a base da eletrônica moderna, sendo essenciais para a possibilidade de criação de máquinas internamente mais simples e eficientes.
família 4A
O Silício, conhecido por ser utilizado em circuitos integrados (chips), é um elemento químico (semimetal) da família 4A, mesma do Carbono, relativamente inerte. É sólido, quebradiço, pardo na forma amorfa e cinza-escuro com brilho metálico na forma cristalina.
Ouvir: Silício. Origem, propriedades e aplicações do silício O silício é o elemento de número atômico 14, do terceiro período da família do carbono e, devido a isso, ele possui várias propriedades parecidas com o carbono.
Apenas os compostos de silício podem ser encontrados na natureza. O silício é o segundo elemento mais abundante da crosta terrestre; 26 a 28% da crosta terrestre é composta de silício. Em abundância na crosta terrestre o silício fica atrás apenas do oxigênio, que compõe quase a metade de toda a crosta.
Na água do mar, a sua concentração é relativamente baixa, com apenas 3 mg de silício por litro. Pode-se encontrar no espaço um átomo de silício para cada 30 000 átomos de hidrogênio. O silício é um componente essencial da grande maioria das rochas que formam a crosta terrestre.
Das variedades de silicone, os mais utilizados atualmente são os diclo-dimetil-silano ou dicloro-diefenil-silano. Para entender como ocorrem seus processos de formação a partir do silício, leia o texto “ Silicone - constituição e aplicações ”.
Como funciona o INSS para o empregador?
Como uma formiga mata um elefante?
Como uma cristã deve se vestir?
Quanto tempo para analisar a contestação do auxílio emergencial?
Como faço para fazer fórmulas no Excel?
Quando falamos em enfermagem na clínica médica deve pensar em quais cuidado?
Quais as características de um sinal senoidal?
Como uma imagem pode contribuir para a construção de um texto?
Como telemarketing ganha dinheiro?
Como a lesão na coluna pode produzir tal dificuldade?
Qual é a diferença entre competição e interferência de plantas daninhas?
Como o cérebro controla os movimentos?
Como ocorre a remuneração na publicidade e propaganda?
Como uma paróquia se torna santuário?
O que é carteira de identidade profissional?