A interferência das plantas daninhas reduz a produtividade e qualidade dos frutos. ... O grau de competição que uma planta sofre depende da cultura (espécie, variedade/cultivar, densidade e espaçamento de plantio) e da população de plantas daninhas (espécie, densidade, distribuição e duração do período de competição).
A competição é, sem dúvida, a forma mais conhecida de interferência direta das plantas daninhas nas culturas agrícolas. Os recursos que mais freqüentemente são passíveis de competição são os nutrientes minerais essenciais, a luz, a água e o espaço.
A presença de plantas daninhas nas lavouras pode, igualmente, encarecer as práticas culturais, inclusive dificultar ou mesmo inviabilizar a colheita, e ainda provocar, maior desgaste nas colheitadeiras, além de contaminar os grãos com a presença de sementes de algumas plantas tóxicas, fato que inviabilizaria o seu uso ...
Conforme proposto por Pitelli & Durigan (1984), o período em que a cultura pode permanecer em convivência com uma comunidade de plantas daninhas sem haver interferência negativa em sua produção final é denominado de PAI (Período Anterior à Interferência), e o período a partir do plantio em que a cultura deve permanecer ...
Interferência das plantas daninhas O grau de interferência imposto pelas plantas daninhas às culturas é determinado pelas espécies que ocorrem na área, pela distribuição espacial da comunidade infestante, pelo período de convivência entre as plantas daninhas e a cultura, e pelo ambiente.
A alelopatia é definida como qualquer efeito direto ou indireto, benéfico ou maléfico que uma planta realiza sobre outra, através da liberação de substâncias secundárias no ambiente.
Você sabia que as plantas daninhas podem interferir direta e indiretamente nas culturas de interesse econômico. Diretamente elas interferem por meio da competição por água, luz, nutrientes e espaço.
Competição entre plantas daninhas e plantas cultivadas
Além disso, elas podem causar alelopatia e danos indiretos, como o aumento do custo de produção, dificuldade na colheita e diminuição da qualidade do produto. Na maioria dos casos, as plantas daninhas são hospedeiras e podem, ainda, ser resistentes a algumas pragas e doenças.
As plantas daninhas que emergem antes ou concomitantemente com a cebola causam maiores perdas na produção do que aquelas que emergem tardiamente. ... Essas também podem reduzir a produção de cebola por serem hospedeiras de pragas e patógenos da cultura.
As plantas daninhas podem ser distribuídas pelo vento, água, máquinas e implementos, matéria orgânica, animais e por meio do plantio de mudas com torrão e lotes de sementes de hortaliças que contenham misturas de sementes de plantas daninhas.
A rotação adequada de culturas é importante para o manejo de plantas daninhas, pois as práticas culturais provocam mudanças na população de plantas, havendo a cada ano uma nova relação de interferência entre as diferentes espécies.
Com a introdução da mosca-branca, que utiliza as plantas daninhas como hospedeiros, fonte de alimento e reprodução, a incidência de viroses na cultura tem crescido muito, reforçando a necessidade de adotar programas de manejo integrado de plantas daninhas.
O preparo do solo e a irrigação estimulam a germinação e desenvolvimento das plantas daninhas ( Figura 1, fases C-E).
Como copiar uma parte da tela do PC?
Como identificar um jeans de qualidade?
Como recortar parte de uma imagem no Corel Draw?
Qual recurso contra sentença parcialmente procedente?
Como recortar uma imagem na tela?
Como receber aposentadoria de pessoa doente?
Como saber o número do Cadastro Único?
Como juntar várias fotos em um PDF iPhone?
Como recorrer multa de trânsito na pandemia?
O que é o arco de uma circunferência?
Quando um processo é julgado improcedente cabe recurso?
Qual é o dígito da agência Itaú?
Como saber o modelo do farol do meu carro?
Quantos são os eixos de simetria de uma região quadrada?