Também é chamado de relé de sobrecarga, ou mesmo de relé bimetálico, sua função é atuar desligando o motor antes que o limite de deterioração seja atingido. ... Instalar o relé sem utilizar os contatos auxiliares não protegerá o seu motor.
Teste de um relé de estado sólido Ajustando o multímetro no modo “teste de diodo” coloque as pontas de prova nos termina A1(+) e A2(-). O dispositivo irá aplicar uma tensão mínima para a condução do semicondutor, se o componente estiver danificado, o multímetro exibirá 0 ou uma indicação de circuito aberto.
Os relés devem ser dimensionados de forma que contenham em sua faixa de ajuste a corrente nominal (In) que circula pelo trecho onde está ligado. IMPORTANTE: 1) O relé NÃO deve ser dimensionado com In situado no extremo superior da faixa de ajuste. Pois se o motor tiver um FS>1, o relé não permitirá tal corrente.
O relé térmico consegue desligar o circuito, mas não religar. Já o disjuntor motor desliga em caso de falha, mas a partir dele também é possível ligar o circuito de forma manual.
Relé que funciona para desarmar um disjuntor, contator ou equipamento para permitir o desarme imediato através de outros dispositivos ou evitar o religamento imediato de um interruptor de circuito se tiver que ser aberto automaticamente, mesmo se o seu circuito de fechamento permanecer fechado.
A sobrecarga acontece quando um motor é exigido além do seu torque nominal. Essa situação faz com que a corrente elétrica de operação seja maior do que o normal, causando sobreaquecimento.
Já os principais botões do relé térmico são:
Outra vantagem do relé de sobrecarga é que ele compensa as variações de temperatura do ambiente, portanto não necessitando nenhum ajuste adicional. O componente ainda possui um certo tempo de resposta, evitando assim que ele desarme o circuito na partida de um motor elétrico, que demanda uma corrente muito grande.
Para dimensionar o relé de sobrecarga, é preciso conhecer qual a corrente nominal do circuito. Se você não sabe como calcular a corrente nominal, leia este artigo AQUI.
O relé térmico de sobrecarga é um dispositivo de proteção contra sobrecargas elétricas. Esse relé é intercalado nas fases do motor para detectar a intensidade de corrente solicitada pelo motor. Como funciona o relé térmico de sobrecarga? 1 Como funciona o relé térmico de sobrecarga?
De forma geral o funcionamento dos relés é bem simples, pois quando uma corrente circula pela bobina, ela gera um campo eletromagnético que acaba atraindo uma série de contatos, estes contato fecham ou abrem os circuitos.
Como os microorganismos chegam até a água?
Como é que se joga o jogo da memória?
Como se livrar de um amor impossível?
Como os pais podem ajudar os filhos nessa pandemia?
Como trabalhar com uma pessoa insuportável?
Qual a classificação funcional dos neurônios?
O que colocar no Guarda-roupa contra traça?
Como fazer uma convocação de reunião?
Como acabar com as pulgas no colchão?
Como calcular volume de madeira em pé?
O que leva um país a se torna um paraíso fiscal?
Como devo orar para afastar inveja?
Como os pais podem auxiliar na aprendizagem de seus filhos?
Como medir a malha de uma tela?
Como quebrar um ciclo vicioso?