Um dos usos mais tradicionais do ouro é o de fabricação de moedas, entretanto atualmente tem larga aplicação também na confecção de jóias (anéis, relógios, colares) e medalhas olímpicas na forma de ligas, além de confecção de componentes eletrônicos.
Química. O ouro é um metal nobre, de elevada densidade e baixa dureza. Destaca-se também por sua boa condutividade elétrica, valor e inércia química. O ouro é um metal de coloração dourada, de aspecto brilhante, resistente à corrosão, dúctil e maleável.
O ouro era guardado como um sinal de poder e riqueza, e era utilizado nos negócios e para financiar guerras e pagar resgates. Antigamente, na Babilônia, as pessoas iam aos templos não apenas para adorar os seus deuses, mas também para guardar neles objetos de valor, como metais preciosos, joias ou cereais.
Em suma, é um metal que não corrói, é altamente maleável e dúctil, conduz eletricidade e é altamente resistente. Todos esses fatores fazem com que a sua valorização seja tamanha.
Um dos motivos é que o ouro é um bem finito, ou seja, não dá pra qualquer um sair fabricando. Isso significa que existe escassez, o que tende a gerar desejo e, portanto, valorização. Todo o ouro já extraído até hoje está por aí no mundo, cerca de 190 mil toneladas, de acordo com o World Gold Council.
20 curiosidades que você vai gostar
O grama do ouro no Brasil está cotado, hoje, em torno de R$ 308, valor 3,14% menor que os R$ 318 praticados em janeiro.
O ouro mais usado na confecção de jóias é o ouro 18 quilates, sua composição é de 75% em massa de Ouro e 23% corresponde à prata e cobre. O ouro puro é muito mole para ser usado na obtenção de objetos, por esse motivo é endurecido formando a liga metálica com a prata e o cobre.
Ouro é um elemento químico da Tabela Periódica representado pelo símbolo Au, cujo número atômico é 79 e pertence aos metais de transição. Trata-se de um dos primeiros metais que foram manipulados pelo homem, devido ao fato de ser encontrado puro na natureza.
Não se sabe ao certo como a mineração de ouro começou, mas os primeiros indícios são do fim da Pré-História, por volta de 5000 a.C. – foi o segundo metal conhecido depois do cobre.
Quais são as principais ideias de Aristóteles?
Qual a maior árvore existente?
O que e certidao de inteiro teor?
Quantos filhos o rei Davi teve com Bate-seba?
Qual a finalidade do desenho de cargos?
O que pode ser alegado na defesa preliminar?
Qual a taxa de juros considerada abusiva?
O que é um processo físico e químico?
Qual é a velocidade mais rápida que existe?
Por que a tangente de 90 não existe?
Como calcular depreciação em linha reta?
Pode passar selador de parede em madeira?
O que fazer para a couve não ficar amarga?
O que é uma pessoa de fala mansa?
Quais as demandas e razões para uma consultoria?
O que é necessário conter na receita médica?