IDR é o dispositivo que acusa a fuga de corrente e desarma o circuito, seja por uma instalação mal feita, desgastes do cabo ou até mesmo uma pessoa levando um choque. O uso do IDR não dispensa o uso do disjuntor, já que ele não faz a função dos disjuntores.
As principais diferenças entre esses dispositivos elétricos DPS se difere dos outros dois por ser focado na prevenção de curtos provenientes de descargas elétricas atmosféricas. Porém possui a função de disjuntor assim como o DDR.
Como funciona o IDR Para funcionar, o IDR precisa monitorar a corrente que passa na fase e retorna pelo neutro, verificando se as duas são iguais. Se as correntes nos condutores forem diferentes, é um indicio que houve assim uma fuga de corrente.
Para as instalações residencias, a corrente recomendada usual é de 30mA para corrente elétrica máxima de fuga.
O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.
Disjuntor termomagnético: Utilizado em instalações residenciais e comerciais, o disjuntor termomagnético protege contra curto-circuito e sobrecarga. DR é um dispositivo que identifica fugas de corrente. Essas fugas podem ocorrer por um fio solto em uma máquina ou encostando em uma carcaça metálica.
O diferencial residual (DR) é um dispositivo de proteção elétrica industrial que tem como principal objetivo garantir proteção contra choques elétricos. Sua utilização é necessária porque o disjuntor termomagnético (DTM) não tem a capacidade de identificar correntes elétricas mínimas, na ordem de centésimos de ampères.
Como acabamos de ver, o IDR causa muita confusão quanto ao nome, pois tanto podem ser encontrados no mercado como DR tanto como IDR, mas duvido que após esse post você ainda tenha dúvidas quanto a isso. Agora que isso ficou claro, iremos entender qual é a função de um IDR na instalação e quando ele dever ser utilizado.
IDR é a sigla para Interruptor Diferencial Residual, DR é a sigla para Diferencial Residual, o que demonstra que DR é outra maneira de nomear o IDR. DDR é a sigla para Disjuntor Diferencial Residual. O IDR se diferencia o DDR, pois ele não funciona como disjuntor, o que é o caso do DDR. IDR atua somente em casos de corrente de fuga, não ...
Estas falhas podem ser por desgastes dos condutores ou um trabalho mal feito como em emendas, por exemplo. O IDR possui o que chamamos de polos, por onde são conectados os cabos que se deseja monitorar. A quantidade de polos do IDR pode variar de acordo com o modelo, que pode ser tetrapolar, bipolar e etc. Interruptor Diferencial Residual.
A NBR-5410 no item 5.1.2.2 fala sobre a obrigatoriedade do uso de IDRs em: Em circuitos que sirvam de ponto de utilização situados em locais que contenham chuveiro ou banheira; Em circuitos que alimentem tomadas situadas em áreas externas à edificação;