O hormônio tireoestimulante (TSH) é produzido pela hipófise e tem como finalidade estimular a tireoide a produzir os hormônios T3 e T4. Quando os valores de TSH se encontra aumentado no sangue, significa que a concentração de T3 e T4 no sangue está baixa.
Produzido na hipófise, o TSH estimula a tireoide a produzir os hormônios T3 e T4 e a sua alteração é um importante indicativo de que o metabolismo não está em harmonia.
TSH Alto. O TSH com valores elevados pode indicar o funcionamento desregulado da hipófise e a queda na produção de hormônios tireoidianos. Neste caso, o exame deve apresentar valores acima de 5,60 UI/mL, podendo sugerir hipotireoidismo.
TSH baixo. O TSH reduz quando há um aumento significativo na produção dos hormônios da tireoide (T3 e T4), inibindo a produção de TSH pela hipófise. Essa alteração sugere o diagnóstico de hipertireoidismo.
Inibe a liberação do hormônio do crescimento, inibe as secreções gástricas, inibe o glucagon e também reduz o fluxo sanguíneo esplâncnico, sem alterar significativamente a pressão arterial sistêmica.
A tiroxina é composta pela união de aminoácidos iodados. A sua função é estimular o metabolismo basal das células através de vários mecanismos. Dentre eles, temos: Aumento do número e tamanho das mitocôndrias, o que disponibiliza mais ATP para as células.
Ela é responsável pela produção de dois importantes hormônios: a TIROXINA (T4) e a TRIIODOTIRONINA (T3) que têm participação importante na regulação dos órgãos, acelerando ou reduzindo a função desses conforme a necessidade.
Para avaliar o funcionamento da tireoide, os médicos normalmente solicitam exames que medem os níveis de hormônios TSH, T3 e T4 no sangue e exames de imagem (especialmente quando é detectado um ou mais nódulos).
Causado por uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide, o hipotireoidismo pode provocar fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão.
Valores normais de TSH: 0,4 to 4,5 mU/L. Valores normais de T4 livre: 0.7–1.8 ng/dl.
No corpo, desempenha uma função importante: induzir a produção de outros hormônios essenciais para o corpo, o T3 e o T4. Devido ao papel dele no organismo, o TSH tem relação com o hipertireoidismo e o hipotireoidismo. Se não estiver presente em um nível adequado, esses problemas podem surgir.
Os hábitos alimentares devem acompanhar essa evolução e o peso deverá normalizar. Teste os níveis de TSH anualmente. Converse com o seu médico para marcar exames anuais para acompanhar os níveis do hormônio estimulante da tireoide. É importante que os exames sejam feitos pelo menos uma vez por ano para garantir que o tratamento esteja funcionando.
Não há qualquer tipo de cuidado especial para fazer o exame de TSH. Pergunte ao seu médico ou médica quais medicamentos você deve interromper para fazer o teste - não pare qualquer medicação sem conversar antes com o médico ou médica.
Os riscos envolvidos na realização do exame de TSH são extremamente raros. No máximo, pode haver um hematoma no local em que o sangue foi retirado. Em alguns casos, a veia pode ficar inchada após a amostra de sangue ser recolhida (flebite), mas isso pode ser revertido fazendo uma compressa várias vezes ao dia.
Qual é o nome do santo das causas impossíveis?
Como fazer uma chamada de API?
Qual a quantidade de bolo para 200 pessoas?
Qual a partícula radioativa mais perigosa?
Quais os sintomas do histoplasmose?
Por que a posição das estrelas muda?
Qual a importância do uso sustentável?
Quem fez cirurgia de tireoide pode comer ovo?
Como identificar o assédio moral no ambiente de trabalho?
Precisa passar condicionador depois da ampola Pantene?
Quais são as zonas em que se divide uma fieira?
Quais são os tipos de sílabas?
O que acontece se tomar 5 comprimidos de clonazepam?
Qual a diferença entre infecção e inflamação no dente?