O glucagon é um dos hormônios responsáveis pela homeostase da glicose. Ele promove a liberação da glicose no sangue quando o nível detectado está abaixo do normal.
A ação da insulina é antagônica à ação do glucagon.
Entretanto, quando os níveis de glicose caem, entra em ação o glucagon, que garante a liberação da glicose que está armazenada no corpo. A insulina garante a redução dos níveis de glicose, enquanto o glucagon garante o aumento de glicose no organismo.
O pâncreas é uma glândula composta por dois tipos de tecido: os ácinos e as ilhotas de Langerhans. As ilhotas são constituídas por vários tipos celulares. Dentre elas destaca-se as células alfa, que são responsáveis pela produção do glucagon, e as células beta, que produzem a insulina.
É produzido pelo pâncreas, uma glândula mista produtora do suco pancreático, em sua porção exócrina, e do glucagon e da insulina, em sua porção endócrina.
O pâncreas é uma glândula mista, uma vez que possui duas funções extremamente importantes para o organismo. Uma porção exócrina sintetiza o suco pancreático e outra porção endócrina sintetiza a insulina e o glucagon, que atuam de forma antagônica.
20 curiosidades que você vai gostar
O que a insulina faz? A insulina exerce um papel central na regulação da homeostase da glicose¹, ou seja, no controle do nível de glicose no sangue. Além disso, ela reduz a produção de glicose pelo fígado e aumenta a captação desse hormônio nos tecidos adiposo e muscular².
Para casos como esse, a única solução disponível no país é o transplante de pâncreas, o órgão produtor de insulina, realizado regularmente no Brasil desde meados da década de 90.
Normalmente, a insulina é produzida pelo pâncreas para levar a glicose da corrente sanguínea para dentro das células, onde ela é quebrada para produzir energia.
A insulina, descoberta em 1921 pelo médico russo Nicolae Paulescu (1869-1931), é um hormônio produzido nas células β das ilhotas pancreáticas, ou ilhotas de Langerhans, presentes no pâncreas. Essa estrutura é uma glândula mista, cuja parte endócrina produz a insulina, e a exócrina produz o suco pancreático.
Glucagon ajuda a quebrar carboidratos e gorduras
Alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos são a melhor maneira de aumentar os níveis de glucagon. Peixe, carne, frutos do mar, tofu e nozes são algumas das opções.
A concentração de glicose no sangue constitui o fator mais potente que controla a secreção de glucagon. O efeito do nível da glicemia sobre a secreção do glucagon é exatamente oposto ao efeito da glicose sobre a secreção da insulina.
É na porção endócrina do pâncreas que esses hormônios se encontram, em estruturas chamadas Ilhotas pancreáticas ou Ilhotas de Langerhans.
Como saber se o bebê está com hipoglicemia?
Como conservar queijo por mais tempo na geladeira?
Como solicitar Parcelamento Simples Nacional 2021?
Qual o significado do nome Manassés na Bíblia?
Pode colocar água sanitária em roupa?
Quantas horas estudar programação por dia?
Como emitir guia de custas TJMG?
Quando é o aniversário de Piracanjuba?
Onde fica o parlamento alemão?
Pode usar querosene no lugar de aguarrás?
Como não pagar a primeira multa de trânsito?
Qual a diferença entre intenção e desejo?
Quantos km por litro faz o Jetta 2.0 TSI 2012?
Como gerar o evento R 2055 referente às aquisições de produtor rural na EFD Reinf?