Quando o assunto é arquitetura, a ABNT tem como função servir de referência para profissionais desenvolverem projetos com regras unificadas. Uma norma de desenho técnico serve, por exemplo, para padronizar contratos, enquanto outra visa normalizar algum projeto da área.
A norma geral do desenho técnico é a ABNT/NBR 10647. Ela determina as nomenclaturas utilizadas nesse trabalho, os tipos de desenhos, o grau de elaboração, o grau de especificação, o material utilizado e as técnicas de execução (à mão livre ou no computador).
As normas técnicas são documentos criados para estabelecer um conjunto de regras sobre um determinado assunto ou atividade.
Uma norma técnica (ou padrão) é um documento, produzido por um órgão oficial acreditado para tal, que estabelece regras, diretrizes, ou características acerca de um material, produto, processo ou serviço.
7 Tipos de normas técnicas (ABNT, 2003)
Ex.: norma de base, normas de terminologia, norma de produtos, normas de ensaio, normas de segurança, norma de serviço, norma de interface.
16 curiosidades que você vai gostar
I- Os elementos básicos do desenho são o ponto, a reta, o plano e o volume.
Esta Norma define os termos empregados em desenho técnico. Para os efeitos desta Norma são adotadas as defini- ções de 2.1 a 2.6.
A NBR 8196 foi elaborada e publicada em 1999, substitui a NBR 8196 de 1992 e teve como base a ISO 5455 de 1979. Esta norma descreve as condições de emprego de escalas e suas designações em desenhos técnicos.
Para os efeitos desta Norma aplicam-se as definições da NBR 10647. 4.1 A designação completa de uma escala deve consistir na palavra “ESCALA”, seguida da indicação da relação: a) ESCALA 1:1, para escala natural; b) ESCALA X:1, para escala de ampliação (X > 1); c) ESCALA 1:X, para escala de redução (X > 1).
Esta Norma padroniza as características dimensionais das folhas em branco e pré-impressas a serem aplicadas em todos os desenhos técnicos.
Os elementos de cotagem incluem a linha auxiliar, linha de cota, limite da linha de cota e a cota. Os vários elementos da cotagem são mostrados nas Figuras 3 e 4. As linhas auxiliares e cotas são desenhadas como linhas estreitas contínuas, conforme NBR 8403, mostrado nas Figuras 3 e 4.
Esta Norma fixa a forma de representação aplicada em desenho técnico. O símbolo deste método é representado na Figura 1. O símbolo deste método é representado na Figura 2. O desenho técnico é representado na cor preta.
DESENHO PROJETIVO – são os desenhos resultantes de projeções do objeto em um ou mais planos de projeção e correspondem às vistas ortográficas e às perspectivas. DESENHO NÃO-PROJETIVO – na maioria dos casos corresponde a desenhos resultantes dos cálculos algébricos e compreendem os desenhos de gráficos, diagramas etc.
A folha para o desenho deve conter (ver Figuras 1 e 2): a) espaço para desenho; b) espaço para texto; e, c) espaço para legenda. vertical. à esquerda, no espaço para desenho. em consideração o dobramento das cópias do padrão de desenho, conforme formato A4.
Os elementos visuais são os elementos básicos da linguagem visual, aquilo que vemos. Mas eles precisam estar dentro de um contexto para ganhar seu significado. Entre os vários elementos estão a cor, o ponto, a linha, a forma, o plano e a textura.
Tipos de desenho técnicoDesenho técnico mecânico;Desenho técnico de estruturas;Desenho arquitetônico;Desenho de máquinas;Desenho eletrônico/elétrico;Desenho técnico de tubulações;Desenho técnico de moda, etc.
Em Desenho Técnico, existem vários tipos de linhas que devem ser utilizadas. Algumas delas são: linha cheia, linha tracejada, linha traço-ponto e linha traço-dois pontos. A linha cheia é utilizada para contornos visíveis da peça, como a base de um quadrado ou o contorno de um cilindro.
Desenhos técnicos não projetivos são representações gráficas esquemáticas, que não seguem as projeções cilíndricas ortogonais. Diagramas, esquemas e fluxogramas são exemplos destes tipos de desenhos.
São elas:O esboço à mão livre, ou rough de memória ou de observação,o desenho geométrico,as projeções ortogonais do desenho técnico, advindas da Geometria Descritiva,as ilustrações em perspectiva,as normas técnicas, incluindo o dimensionamento (cotagem), que antecedem a fase de execução.
O desenho artístico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou. Já o desenho técnico, ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas.
Conceito de vistas ortográficas: São as projeções ortogonais nos planos horizontal, vertical e laterais de projeção.
No desenho técnico é possível representar até 6 vistas principais (ortogonais) de um objeto, porém na NBR 10067 recomenda que seja utilizado o menor número possível de vistas, o Page 5 1-7 mais comum é que sejam adotadas 3 (três) vistas principais.
No Brasil, a ABNT recomenda a representação no 1o diedro. Entretanto, alguns países, como por exemplo os Estados Unidos e o Canadá, representam seus desenhos técnicos no 3o diedro.
De um modo global e dado que nem sempre os elementos a cotar são rectilíneas definem-se dois tipos fundamentais de cotagem: Linear: linhas de cota rectilínea. Angular: linhas de cota não rectilíneas.
Cotas básicas são aquelas que indicam o comprimento, a largura e a altura do objeto.
Qual é a natureza jurídica do cartório?
Como descobrir o Pantone de uma cor no Corel?
O que fazer quando o parafuso não sai do notebook?
Como saber o passo de uma corrente?
Como tirar uma boa foto para WhatsApp?
Qual é o propósito de Deus para a minha vida?
Como aumentar o valor do meu auxílio acidente?
Como tirar uma boa foto no celular?
Como calcular o preço teto de uma ação?
O que não pode em uma foto 3x4?
Como tirar uma curtida de alguém do Facebook?
Como saber o perfil da empresa no SPED Fiscal?
Como capturar toda a página da web?
Quais são os princípios da gestão escolar?
Como colocar batente de porta no esquadro?