A meningite meningocócica, também chamada de doença meningocócica, é uma das formas mais graves da meningite bacteriana e pode levar à morte em menos de 24 horas.
Principais sintomas
Assim, sempre que existir suspeita de que alguém possa estar infetado com meningite, é recomendado ir ao hospital para fazer um exame de sangue ou das secreções, para despistar a doença e iniciar o tratamento com antibióticos na veia, como Amoxicilina, evitando o desenvolvimento da meningite bacteriana.
O período de incubação ocorre entre 1 a 10 dias, mas em geral não ultrapassa os 4 dias.
A meningite pode ser causada por diferentes bactérias, vírus e até fungos. Saiba como você pode pegar a doença, os métodos de prevenção e os seus sinais. A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo.
Perda da audição e visão, problemas com memória, concentração, coordenação motora, equilíbrio, aprendizado e fala, epilepsia e paralisia cerebral são possíveis complicações da meningite.
A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.
Além da avaliação dos sintomas apresentados pelo paciente, um exame laboratorial é realizado por meio da coleta por punção lombar para confirmar o diagnóstico. Nele, é coletada uma pequena amostra do líquor, ou líquido céfalo-raquidiano, do canal vertebral.
O período de incubação da meningite é de 2 a 10 dias e evolui em 3 etapas tais como: nasofaríngea, septicêmica e meningítica. A criança com meningite tem febre, rigidez na nuca, fortes dores de cabeça, vômito, mal estar, calafrios, dores musculares, confusão mental e etc.
Na meningite bacteriana, geralmente, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta). Já na meningite viral a transmissão é fecal-oral.
Sintomas e complicações da meningite 1 Dor de cabeça e na nuca 2 Rigidez no pescoço 3 Febre 4 Vômito 5 Confusão mental 6 Gangrena de pés, pernas, braços e mãos 7 Paralisia 8 Surdez More ...
Como dissemos, também é bom se proteger dos outros agentes infecciosos. E ficar de olho em locais com surtos de meningite. Principalmente nesses lugares, evite ambientes fechados, com grande número de pessoas. Como a doença evolui rapidamente, os médicos se baseiam nos sintomas para iniciar o tratamento.
Contatos casuais ou breves dificilmente vão passar a meningite pra frente. Agora, ambientes fechados e cheios de gente contribuem para a transmissão e potenciais surtos. O tratamento depende do tipo de micro-organismo que gerou a meningite e, principalmente, do estado do paciente. Mas é certo que um atendimento rápido ajuda bastante.
A meningite meningocócica é altamente contagiosa. Podem ocorrer pequenas epidemias de meningite meningocócica entre pessoas que vivem nas proximidades, como ocorre em quartéis militares e dormitórios estudantis. A Neisseria meningitidis se torna menos comum com a idade.
Quais os sintomas do estômago doente?
Qual é a Constituição vigente no Brasil?
O que diz a Súmula 358 do STJ?
Qual placa de vídeo para rodar Free Fire?
Quanto maior a pressão intracraniana PIC maior será a pressão de perfusão cerebral PPC?
Qual a importância do Dia do meio ambiente para a sociedade?
Como declarar imóvel vendido em 2021?
Tem como sair dos melhores amigos de alguém?
Quantas vezes o algarismo 1 aparece de 1 a 100?
Quais exames o enfermeiro deve solicitar na primeira consulta de Pré-natal?
Quem pode se considerar rico no Brasil?
Tem diferença entre tecnólogo e bacharel?
Quais as cinco categorias de técnicas de seleção de pessoal?
Qual a função do papel toalha?
O que significa ter um coração manso e humilde?
Como montar um projeto de leitura na educação infantil?