A harmonia musical é a combinação de notas de maneira organizada, para gerar sons que se equilibram entre si. Trata-se de um conjunto de sons dispostos em ordem simultânea ou sobrepostos concebendo o conceito de verticalidade em música, ou seja, som sobre som.
As funções harmônicas são de: repouso (baseada na tônica), aproximação (baseada na dominante) e afastamento (baseada na subdominante), que permitem ao discurso tonal configurar uma relação temporal de perspectiva, ou seja, o ouvinte é levado a perceber o movimento musical em uma direção.
A harmonia ocorre sempre que duas ou mais notas de diferentes graus são tocadas ao mesmo tempo. A harmonia pode se referir ao arranjo dos graus individuais em um acorde, assim como a toda a estrutura de acordes em uma obra musical.
Estando muitas vezes relacionada com o universo da música, a harmonia musical indica a concordância ou combinação de vários sons simultâneos ou de acordes que são agradáveis ao ouvido. O estudo da harmonia é essencial para o estudo da composição e por isso, a harmonia também é a arte de compor os sons simultaneamente.
Física básica nos instrumentos musicais “Ao ouvir uma nota musical, nossos ouvidos, na realidade, captam as diversas frequências, ou harmônicos, emitidas.
As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves. São essas vibrações que definem cada uma das notas musicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si; assim, a velocidade da onda sonora determina a altura do som, por isso cada nota tem sua frequência (número de vibrações por segundo).
Chama-se harmonia à arte de combinar os sons e ao estudo das relações dos intervalos que existem entre eles, ou seja, a parte da música que produz as notas simultâneas, acordes e toda estrutura musical.
HARMONIA: seus estudos fazem parte de um vasto campo que pertence à Teoria Musical. De forma geral, podemos dizer que estudar harmonia significa entender a formação dos acordes, a relação entre os acordes, a relação entre acordes e escalas.
Cante ou vocalize ao tocar as raízes e as terças maiores no piano. Comece tocando uma nota, contando quatro semitons à frente e tocando essa outra nota. Cantar uma raiz com sua terça maior o ajudará a descobrir notas harmônicas de ouvido ao ouvir uma melodia qualquer.
Quando você toca um instrumento harmônico, como são o violão e o piano, por exemplo, você faz harmonia com os acordes no instrumento, uma vez que cada acorde é uma sobreposição de notas, e é por isso que os acordes fazem parte da harmonia.
Em música, a Harmonia é o campo que estuda as relações de encadeamento dos sons simultâneos . Tradicionalmente, obedece a uma série de normas que se originam nos processos composicionais efetivamente praticados pelos compositores da tradição europeia, entre o período do fim da Renascença ao fim do século XIX.
Artistas como Djavan, por exemplo, procuram manipular as funções harmônicas de acordo com a letra da música. Se a letra está falando algo ruim ou preocupante, a sensação é de acorde dominante. Quando o tema da letra se resolve e a música fica mais “feliz”, a harmonia acompanha essa evolução com a função tônica.
O conceito de Harmonia surge indubitavelmente com os gregos, especificamente em Pitágoras, mas também em Heráclito, Nicômaco e Platão, dentre outros.
Durante a Idade Média a Igreja Católica esteve bastante presente na sociedade europeia e ditava a conduta moral, social, política e artística. Naquela época, a música teve uma presença marcante nos cultos católicos.
Qual o lucro de uma esfiharia?
Como fazer um eletroímã com um prego?
Como vencer a Vegeta em Dragon Ball Kakarot?
Como cozinhar batata no microondas para maionese?
Como conseguir livro de graça?
Como limpar climatizador Symphony Polishop?
Como se elabora diário de campo?
Qual é a família da mulher maravilha?
Como ganhar descontos no McDonalds?
Como se chama a parte de dentro do cotovelo?
Como conseguir muito cashback?
Como chama a parte interna do ar condicionado?
Como aumentar o nível da Steam?
É verdade que MC Pedrinho está namorando?
Como ganhar dinheiro com o marketing de rede?