Constelação, para relembrar, são as áreas celestiais divididas geograficamente em 88 regiões. Dessa forma, cada área possui um conjunto de estrelas que formam, por meio de linhas imaginárias, imagens. No caso do Cruzeiro do Sul, a imagem representada possui o formato de cruz.
Para encontrar o Cruzeiro do Sul você pode recorrer a duas estrelas da constelação do Centauro, muito brilhantes, conhecidas como guardiãs da cruz. Elas estão sempre próximas do Cruzeiro do Sul, como se estivessem guardando a cruz e apontando sua direção: Alfa do Centauro e Beta do Centauro.
O Cruzeiro também pode ser usado para encontrar a posição exata do Pólo Sul. Basta prolongar quatro vezes e meia a linha imaginária formada por seu eixo maior e em seguida idealizar uma vertical até o horizonte. O pólo acha-se na direção desse ponto.
De acordo com a previsão, o sistema estelar binário KIC 9832227, localizado na constelação de Cygnus, vai se fundir e explodir em uma “nova vermelha”. Com o fenômeno, sua luminosidade vai ser multiplicada 10 mil vezes e, assim, vai ser possível ver o fenômeno sem qualquer equipamento especial.
Ao alto, o céu azul e as estrelas do Cruzeiro do Sul, douradas. Na parte superior, uma faixa dourada com o nome do Município. O Escudo significa a proteção do povo de Cruzeiro do Sul aos Poderes Constituídos. A corôa de 13 (treze) pontas em prata, significa a cidade, cabeça da administração.
31 curiosidades que você vai gostar
A constelação Cruzeiro do Sul, neste caso, é formada por cinco estrelas conhecidas, principalmente, pela intensidade do brilho. São elas: Estrela de Magalhães, Mimosa, Pálida, Rubídea e Intrometida.
Centauro é formada pelas estrelas que estão em volta do Cruzeiro do Sul, exceto aquelas ao sul da cruz, que compõem a constelação de Mosca. A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol.
Na tradição cristã, as estrelas são associadas às três mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição. Também representam os Três Reis Magos – Gaspar, Melquior e Baltasar -, que estariam a caminho de Belém no nascimento do messias.
A posição de uma estrela em relação a outra nos parece fixa. No entanto, as estrelas estão se movendo, geralmente em grande velocidade. Em razão da imensa distância entre as estrelas e nós, só é possível perceber essa movimentação com o uso de instrumentos apropriados ou no decorrer de séculos.
O Cruzeiro do Sul. No Brasil o Cruzeiro do Sul é a mais conhecida das 88 constelações em que dividimos as estrelas vistas da Terra. ... O Cruzeiro do Sul encontra-se bem próximo do Pólo Sul Celeste, o que faz com que ele só seja visto do hemisfério sul ou de regiões do hemisfério norte bem próximas do equador terrestre.
Se estiveres no hemisfério sul, deves procurar a constelação Cruzeiro do sul. Ela tem a forma de cruz, e o braço maior da cruz aponta na direção sul. Podes localizar um objeto celeste a partir das suas coordenadas celestes horizontais: altura e azimute.
Dentre as principais constelações do hemisfério sul, destacamos a Constelação de Órion e a do Cruzeiro do Sul, que é a menor de todas, mas não menos importante, já que tem quatro das suas principais estrelas de primeira magnitude e aparece bem brilhante no céu noturno.
A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás e, consequentemente, o oeste encontra-se na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.
O Cruzeiro do Sul é a constelação mais conhecida, sua visualização só é possível no hemisfério sul ou em regiões do hemisfério norte próximas à linha do Equador. ... Esse braço mais extenso serve também para identificar o Polo Sul, situado a uma distância de 3,5 vezes a longitude da própria constelação.
A estrela polar pode sim ser vista em todas as regiões acima da linha do equador, porém no caso do Brasil, como a extremidade norte está poucos graus acima do Equador, isso significa que ela só pode ser vista poucos graus acima do horizonte, o que nem sempre é possível devido à topografia de cada local.
A orientação durante a noite é feita com a ajuda de outras estrelas. A constelação do Cruzeiro do Sul pode ser o nosso ponto de referência para a orientação durante a noite. O Cruzeiro do Sul é composto de quatro estrelas maiores e de uma menor, formando uma cruz.
Apesar da constelação e dos objetos em seu interior serem os mesmos e praticamente imóveis, a constelação não é vista da mesma maneira nos dois hemisférios e à medida que nos afastamos da região equatorial os objetos em seu interior mudam de posição.
Embora as estrelas pareçam estar fixas no céu, elas na verdade se movem no espaço com velocidades altas, da ordem de dezenas ou centenas de km/s. ... Somente algumas estrelas possuem movimentos próprios maiores do que 1" ao ano. Assim, a forma das constelações que as estrelas delineam no céu pouco se altera com o tempo.
Outra percepção interessante é que, se olhamos no sentido norte ou sul, as estrelas parecem caminhar em círculos. Isso ocorre, porque a Terra gira em torno do seu eixo norte-sul (por isso chamado eixo de rotação da Terra).
Mesmo que não dê mais para vê-las, dá para matar a saudade conhecendo um pouco mais sobre elas. O fato mais curioso de todos é que, na verdade, seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitak, nomes árabes que significam, respectivamente, o “Cinto”, a “Pérola /Pedra Preciosa” e a “Corda”.
Para encontrar Órion, o observador pode procurar no céu um conjunto de três estrelas próximas de brilho parecido e enfileiradas, conhecidas como “Três Marias” (seus nomes verdadeiros são: Alnilam, Alnitak e Mintaka). Estas fazem parte de Órion, sendo seu cinto ou cinturão.
Como identificá-las no céu? Uma boa forma de identificá-las é buscar por três estrelas que estejam lado a lado, como se formassem uma pequena linha. As Três Marias aparentam estar no centro da constelação de Orion e estão alinhadas. Ao lado desta constelação, estão as constelações do Cão Maior e do Cão Menor.
Sírio, também chamada de Sirius, α Canis Majoris é a estrela mais brilhante do céu noturno visível a olho nu, com uma magnitude aparente de −1,46.
Trata-se do pontinho abaixo da Pálida, ao lado direito do centro do Cruzeiro. Magalhães ou Acrux (Alpha crucis): também chamada de Estrela de Magalhães, compõe o eixo do Cruzeiro e aponta para o sul. Ela é a estrela mais brilhantes de todas.
Alfa, Beta, Gama e Delta do Cruzeiro, as quatro principais estrelas dessa constelação, são de primeira magnitude. A elas se junta, Epsilon do Cruzeiro, de terceira magnitude, mais conhecida como Intrusa ou Intrometida.
Que tipo de adubo devo usar na quaresmeira?
O que foi a confissão de fé de westminster?
Como apagar todas as mensagens não lidas do Gmail de uma vez?
Quanto custa uma cirurgia de apendicite?
O que dar de dias dos namorados?
O primeiro dente cai com quantos anos?
O que são bactérias aeróbicas?
O que é um tradutor juramentado?
O que pode ser dor nas costas do lado esquerdo?
Como desativar as atualizações do windows 7?
O que não deve comer quem tem gastrite?