Diferença entre redundância e pleonasmo O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.
A redundância ou tautologia, também chamada de “pleonasmo vicioso”, é um vício de linguagem. Ocorre, portanto, devido à desatenção do enunciador. Desse modo, diferentemente do pleonasmo de reforço ou estilístico, a redundância não possui uma intenção expressiva, e seu uso é condenado pela norma culta.
O que é uma redundância:
A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".
Exemplos: subir para cima: o verbo “subir” já indica ir para cima, elevar-se. descer para baixo: o verbo “descer” já denota mover de cima para baixo, declinar. entrar para dentro: o verbo “entrar” já indica passar para dentro.
Quais são os tipos de redundância?Duplicação de dados. ... Duplicação de sistemas. ... Duplicação de redes. ... Duplicação do data center. ... Duplicação de infraestrutura física. ... Aumenta a disponibilidade dos serviços. ... Não interrompe a geração de receitas. ... Reduz as paralisações das operações.
15 curiosidades que você vai gostar
Redundância de redes envolve a contratação de pelo menos dois serviços de internet de operadoras diferentes. Na falha ou indisponibilidade de uma, a outra garante a conexão, mantendo a rede ativa. A duplicação também melhora a qualidade do serviço, evitando congestionamento, pois divide o consumo de banda larga.
Conforme falamos, redundância significa adicionar componentes ou funções críticas à infraestrutura de TI para garantir total ininterruptibilidade quando um dispositivo ou componente principal falha. Esse termo foi criado porque o objetivo é manter o tempo de inatividade de todo o sistema zerado.
Existem dois tipos de pleonasmo: o literário e o vicioso. São tipos diferentes a depender da intenção de quem enuncia o discurso e da maneira como isso é feito.
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
Como migrar CEI para CNO passo a passo?
Como se escreve a palavra extraoficial?
Como fazer uma reclamação na Anatel?
Quais os melhores exercícios para a diástase?
Como saber o local da prova do Encceja 2021?
Qual o número para comprar pacote de internet da TIM?
Como fechar uma aba do navegador?
Como funciona o pagamento GetNinjas?
Como faço para fazer uma limpeza espiritual?
Precisa de receita para comprar benzetacil?
Como fazer edição de vídeo no Movie Maker?
Como colocar uma conta em DDA?
É possível engravidar com a trompa obstruida?