Qual é a diferença entre lei ordinária e lei complementar?

Pergunta de Adriana Eduarda Faria em 31-05-2022
(57 votos)

A diferença é a seguinte: LEI COMPLEMENTAR: exigida em matérias específicas da Constituição. LEI ORDINÁRIA: exigida de modo residual, nos casos em que não houver a expressa exigência de lei complementar.

O que é uma lei ordinária?

Trata de assuntos diversos da área penal, civil, tributária, administrativa e da maior parte das normas jurídicas do país, regulando quase todas as matérias de competência da União, com sanção do presidente da República. O projeto de lei ordinária é aprovado por maioria simples.


Qual a diferença entre lei ordinária e lei complementar?

No tocante ao aspecto formal, a diferença entre lei ordinária e lei complementar está no quórum de provação do projeto de lei. ... Enquanto a lei complementar é aprovada pela maioria absoluta dos membros de cada casa, a lei ordinária é aprovada pela maioria simples.

O que caracteriza formalmente uma lei ordinária?

5 LEI ORDINÁRIA

É uma norma infraconstitucional, que tem competência material residual, ou seja, o que a Constituição Federal não determinou que seja tratado por norma jurídica específica, será tratado por uma lei ordinária.

Quando é lei complementar?

Em direito, lei complementar é uma lei que tem, como propósito, complementar e explicar algo à constituição. A lei complementar diferencia-se da lei ordinária desde o quorum para sua formação. A lei ordinária exige apenas maioria simples de votos para ser aceita; enquanto a lei complementar exige maioria absoluta.

AGU Explica - Lei Ordinária x Lei Complementar


29 curiosidades que você vai gostar

O que é uma lei complementar?

A lei complementar fixa normas para a cooperação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, conforme a Constituição. ... O quórum para aprovação de projeto de lei complementar é maioria absoluta das duas Casas do Congresso (41 senadores e 257 deputados).

O que é uma lei complementar municipal?

LEI COMPLEMENTAR - São leis que têm por objetivo detalhar matérias já previstas na Lei Orgânica. Precisa para sua aprovação da maioria absoluta de votos, ou seja, metade mais um de todos os vereadores que compõem a Casa.

Como identificar uma lei ordinária?

LEI ORDINÁRIA: aprovada por maioria simples (artigo 47 da CF/88). Exemplificando, imaginemos que seja necessária a aprovação das espécies normativas no Senado Federal, que possui o total de 81 Senadores.

O que é uma lei ordinária exemplos?

Um bom exemplo de lei ordinária é a lei n o 10.741, de 1 o de outubro de 2003, a qual dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Outro exemplo é a lei n º 8.069, de 13 de julho de 1990, a qual trata do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).



Outras questões

Como se define um relacionamento?

Como encurtar URL no Google?

Como acelerar a fase Anagena do cabelo?

O que é ser tutor de ensino a distância?

Qual era o peso da couraça de Golias?

Quantos dias úteis 2021?

Quem tem psicose pode trabalhar?

O que significa SRL?

Quais outras funções importantes os jardins botânicos desempenham na sociedade?

Quem é Ingra Soares?

Qual EP O Tanjiro morre?

Como superar críticas e ofensas?

Qual é a estimativa da população mundial em 2050?

O que é bom para clarear virilhas e axilas?

É obrigatório dar seta?

Tem tubarão em Fernando de Noronha?

Vai ter o Homem-Aranha 4?

Tem remédio para fibroma?

O que são feridas no corpo?

O que é recalque e quais os principais tipos de recalque?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com