Qual é a diferença entre coisa julgada formal e coisa julgada material?

Pergunta de William Simão Barros de Araújo em 30-05-2022
(26 votos)

A coisa julgada formal é uma qualidade comum a todas as decisões, de mérito ou não. Já a coisa julgada material é a impossibilidade de alteração da decisão judicial dentro do mesmo processo ou em qualquer outro, tendo em vista que os seus efeitos se irradiam para além do processo no qual foi decidida a questão.

Qual diferença entre coisa julgada formal e coisa julgada material?

Coisa julgada formal é fenômeno jurídico que reconhece a irrecorribilidade de uma sentença, de mérito ou não, num determinado processo. Coisa julgada material é o fenômeno jurídico que torna imutável uma sentença de mérito naquele ou em qualquer outro processo (com exceção do uso da Ação Rescisória).


O que é a coisa julgada material?

Denomina-se coisa julgada material a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso. Art. 503. A decisão que julgar total ou parcialmente o mérito tem força de lei nos limites da questão principal expressamente decidida.

O que é coisa julgada formal e material no processo penal?

A coisa julgada formal, segundo ele refere-se a uma decisão incontestável no mesmo processo, com efeito conclusivo, sendo que o caso material, definitivamente resolve a causa, impedindo que seu objeto seja reanalisada em outro processo[15].

Quando ocorre a coisa julgada material?

A coisa julgada vale como ato de autoridade estatal. A chamada coisa julgada material ocorre no momento em que da decisão de uma lide, não mais cabem recursos.

Coisa julgada material e coisa julgada formal (segundo o novo CPC)


29 curiosidades que você vai gostar

Qual a parte da sentença que faz coisa julgada material?

Somente a parte dispositiva da sentença é alcançada pela coisa julgada material. Os fundamentos de fato e de direito em que se baseou a sentença não são atingidos pela coisa julgada e podem ser reapreciados em outra ação (art. 469 do CPC).

Faz coisa julgada material a sentença que?

Coisa Julgada Material – Denomina-se coisa julgada material a eficácia, que torna imutável e indiscutível a sentença, não mais sujeita a recurso ordinário ou extraordinário. ... Todas as sentenças fazem coisa julgada formal, mesmo que não tenham decidido à disputa existente entre as partes.

O que faz coisa julgada no processo penal?

A coisa julgada (material) é essa autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso (CPC, art. 502). Além das sentenças condenatórias e absolutórias, fazem coisa julgada as decisões que absolvem o réu sumariamente (CPP, art.

O que não faz coisa julgada material?

Inexistência de Coisa Julgada Material – art. 504 do NCPC – Não fazem coisa julgada: I – os motivos, ainda que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentença; II – a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentença.



Outras questões

Quanto ganha quem investe em ações?

Como pegar bike Itaú com vem?

Quais postos aceitam o abastece aí?

Onde pegar minha cesta básica?

Quais são os gatilhos mentais?

Como fazer Etiquetas Pimaco online?

O que é coberto pelo FGC?

Como se livrar da balanopostite?

Para que são utilizados os experimentos?

Como pegar a bicicleta Pokémon Fire Red?

O que é um gerador elétrico e como funciona?

Quais são as etapas da radioterapia?

Como pegar The Division grátis?

Como funciona Gas pedal?

Como conseguir segunda via de histórico escolar MG?

Como pegar o CDI online?

Como requerer o julgamento antecipado da lide?

Como pegar Obsidian sem a picareta de diamante?

Qual a mensalidade da Estácio?

O que significa o que significa PN?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com