O termo 4x4 é a referência para carros com tração nas quatro rodas. Os mais modernos têm isso como uma alternativa. Ou seja, normalmente ele traciona apenas duas rodas, sendo 4x2 (traseiras ou dianteiras), mas com a seleção do motorista, o carro pode passar a tracionar as quatro rodas integralmente.
Agora, se você planeja usar um 4X2 para terrenos acidentados, a tração traseira é a escolha certa. Já os 4X4 possuem tração nas quatro rodas. É o veículo mais versátil e garante total controle e segurança, seja para o uso diário ou trilhas com terrenos irregulares.
Características de um 4×2
São veículos que possuem tração apenas em duas das suas quatro rodas e esta pode ser no eixo dianteiro ou traseiro.
Indica quantas rodas têm capacidade de tração. A sigla 4x2 indica que o veículo tem 4 rodas, mas apenas duas tracionam. O sistema 4x2 pode ser com tração dianteira (FWD, Front Wheel Drive) ou traseira (RWD, Rear Wheel Drive).
Quando se fala 4x2 refere-se a veículos que possuem tração em apenas um eixo. Por exemplo: carros de tração dianteira têm a força transferida para o asfalto apenas pelas rodas dianteiras, enquanto os de tração traseira o fazem via as rodas do eixo traseiro.
26 curiosidades que você vai gostar
Normalmente, a tração atua apenas nas rodas dianteiras. Quando o sistema de estabilidade eletrônico percebe o seu escorregamento, um sistema eletro-hidráulico acopla automaticamente as rodas traseira. Isso garante melhor mobilidade ao CR-V.
A tração 4×4 deve ser usada para superar obstáculos e precisa ser desativada assim que não for mais necessária – isso é uma dica geral. Mas, é importante consultar as recomendações do fabricante, que podem ser encontradas no manual.
Se a trilha for de areia, antes de qualquer coisa deve-se reduzir a calibragem dos pneus, de acordo com os nível indicado no manual. Evitar trocas de marchas desnecessárias, atentar à tábua de marés, transitar em velocidades mais altas de forma constante, "mas sempre priorizando a segurança", reforçou o especialista.
Mudança em movimento ou “Shift on the Fly” – Este tipo de sistema permite a mudança manual de tração 4×2 para 4x$ Hi sem precisar de uma parada. A maioria dos sistemas tem um limite de velocidade em que você pode envolver o sistema, normalmente abaixo de 90 km/h.
Quando a Zika chamou a atenção das autoridades?
Como descobrir a empresa que sujou meu nome?
Quais são os sintomas da falta de vitamina C?
Como saber se estou cadastrada no CNPq?
Como encontrar um livro antigo?
Como usar o iFood no Consumer?
Como instalar o DVR na televisão?
Como lavar frutas e verduras na pandemia?
Como interagir com os clientes no Instagram?
Como tirar cola do cabelo de bebê?