Convergente: placas que se movimentam na direção umas das outras. Com isso, elas colidem e geram eventos terrestres, como tremores e alterações no relevo, como o surgimento de montanhas; Divergente: placas que se afastam uma das outras, como as placas dos continentes africano e sul-americano.
Os movimentos das placas tectônicas podem ser classificados em: 1) divergentes, quando há o afastamento entre as placas (deslocamento em sentido contrário), como o que ocorre com a placa Africana e Sul-americana; 2) convergentes, quando há o choque entre as placas (movimento no mesmo sentido), como entre a Placa ...
Ao se movimentarem, as placas podem se chocar, o que corresponde ao movimento conhecido como convergente; podem se afastar umas das outras, conhecido como movimento divergente; e podem também deslizar umas nas outras, conhecido como movimento conservativo (ou transformante).
No movimento convergente, as placas aproximam-se e chocam-se umas contra as outras. Quando o movimento convergente ocorre entre uma placa oceânica e uma placa continental, a primeira retorna ao manto, enquanto a segunda enruga-se, formando dobras.
Os movimentos divergentes, como o próprio nome sugere, representam as áreas de afastamento entre duas placas tectônicas e a consequente formação de fraturas nessas localidades, onde também o magma solidifica-se e renova a composição dessa crosta.
43 curiosidades que você vai gostar
As placas divergentes são placas que se deslocam afastando-se uma da outra. A litosfera está dividida em sete grandes placas e outras mais pequenas. As placas deslocam-se cada uma com direção diferente da sua placa adjacente. As placas divergentes tanto se encontram nas zonas oceânicas como nas continentais.
Um de vários exemplos de limite de placas divergentes é o encontro entre a placa Sul-americana e a placa Africana no meio do Oceano Atlântico.
Dizemos que um corpo que descreve uma trajetória circular possui movimento circular uniforme quando sua velocidade angular é constante. Agora, no movimento circular, definimos a velocidade tangencial como sendo a velocidade instantânea do ponto considerado nesse movimento.
Ocorre quando duas placas se chocam e a borda de uma fica debaixo da outra até chegar ao manto.
Quanto aos movimentos das placas tectônicas, elas podem ser convergentes, divergentes, pendulares e transumantes. O Brasil está situado na placa sul-americana, a qual está divergindo da placa africana. Entre a placa africana e a placa sul-americana existe a cadeia montanhosa submarina chamada dorsal gondwanica.
A convergência de placas ocorre quando duas placas se deslocam na direção uma da outra, acabando por colidir. As colisões podem ocorrer entre uma placa oceânica e uma placa continental, entre duas placas oceânicas, entre duas continentais, e entre uma placa mista e uma placa continental.
O manto em convecção gera movimento das placas tectônicas, que pode ser de 3 tipos: convergentes, divergentes ou transformantes. Dependendo do envolvimento de placas oceânicas ou continentais, causam diversas consequências como terremotos, subducção, tsunamis, formação de falhas ou surgimento de cadeias montanhosas.
Encontro de placas tectônicas. Existem três tipos de encontro de placas tectônicas, são eles: encontro divergente, convergente e transformante (Figura 2). Estes encontros podem gerar montanhas, vulcões, terremotos e tsunamis.
Limites entre placas tectônicas: limites divergentes, convergentes e transformantes. ... Este movimento se dá através das correntes magmáticas nas camadas mais internas da Terra (correntes de convecção), que acabam alterando a posição dos imensos blocos de rocha que flutuam sobre o magma, as chamadas placas tectônicas.
Na teoria de placa tectônica, limite transformante, é um tipo de limite entre placas tectónicas, em que estas deslizam e roçam uma pela outra, ao longo de uma falha transformante, não havendo geralmente nem destruição nem criação de crosta.
Zona limite das placas litosféricas onde não ocorre nem a formação nem a destruição de litosfera. O movimento relativo das duas placas litosféricas faz com que estas deslizem uma em relação à outra. Os limites conservativos localizam-se em falhas transformantes.
As placas tectônicas podem ser de três tipos: Placas oceânicas: tipos encontrados no assoalho oceânico. Placas continentais: tipos encontrados sob os continentes. Placas oceânicas e continentais: tipos encontrados tanto sob os continentes como também no assoalho oceânico.
Forças tangenciais têm a mesma direção da velocidade de um corpo (podendo ter sentido contrário). Elas alteram o módulo dessa velocidade, fazendo com que o corpo fique mais lento ou mais veloz. No entanto, essas forças não alteram a direção da velocidade.
A velocidade tangencial ou periférica tem como característica a mudança de trajetória a cada instante, porém o seu módulo permanece constante. Um exemplo é o movimento circular da Terra em volta do Sol. A velocidade escalar (ou velocidade linear) descreve a rapidez com que uma partícula percorre determinada trajetória.
Como a velocidade tangencial aumenta à medida que o raio aumenta, é maior em uma roda maior, mesmo que esteja girando na mesma velocidade que uma roda menor. ... No movimento circular, a distância percorrida é a circunferência da roda, medida em rotações por segundo, ou quantas vezes o círculo gira em um segundo.
Limites Divergentes
Esse movimento acontece quando as placas se afastam uma das outras gerando uma nova crosta oceânica. Por isso, quando ocorre a movimentação das correntes convectivas ascendentes, o magma, que fica no interior do Planeta Terra, atravessa as fissuras indo em direção à superfície.
Os limites divergentes são representados pelas dorsais meso-oceânicas, onde as placas se afastam horizontalmente uma da outra, com formação de nova crosta oceânica. O principal exemplo deste limite é o Oceano Atlântico, com a Dorsal Meso-Atlântica.
As placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre. Elas sustentam os continentes e os oceanos e são conduzidas pelas correntes de convecção, resultado do calor irradiado do magma incandescente da Terra, que está em constante movimento.
Quando as placas têm a mesma densidade, elas fazem o movimento das placas convergentes 2, ou seja, chocam-se e se comprimem. O Himalaia, por exemplo, é resultado do choque entre as placas Euro-Asiática e Indiana.
As principais placas tectônicas são:→ Placa do Pacífico. ... → Placa de Nazca. ... → Placa Sul-Americana. ... → Placa Norte-Americana. ... → Placa Africana. ... → Placa Antártica. ... → Placa Indo-Australiana. ... → Placa Euroasiática Ocidental.
Como limpar o Cabecote da Canon g3110?
O que é a serpentina da geladeira?
Como limpar eletrodos adesivos?
Como limpar compressor do Ar-condicionado?
Como tirar o limo da borracha da máquina de lavar?
Como se obtém plasma rico em plaquetas?
Como ganhar muitas curtidas no Instagram rápido?
O que dá estabilidade ao joelho?
Como ganhar dinheiro real com Coin Master?
Como obter número de contribuinte?
Como pedir feijão no jogo Farm Heroes saga?
O que fazer para conseguir fazer flexão?
Como fazer dinheiro com jogos?
Como conseguir maestria 7 mais rápido?
Como ganhar emblemas Mobile Legends?
Como ganhar dinheiro com venda de coxinhas?
Como ganhar espaço num quarto pequeno?
Como ganhar dinheiro com lives no TikTok?