Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar. Seu elemento é a água, sua cor é o amarelo e seu dia é o sábado.
Oxum é a orixá das águas, principalmente, as águas calmas e, devido a isso, essa divindade está muito ligada às emoções. Sua cor é o amarelo e ouro que demonstra toda a riqueza e abundância que Oxum traz consigo.
Os Sacerdotes de casas Jeje-nagos usam o girassol em banhos para abertura de caminhos, para defumações, para enfeitarem o Peji (altar sagrado), nas magias de Oxum e ainda nas oferendas para Oxumarê, pois eles acreditam que as sementes do girassol, representam os ovos da grande serpente arco-íris.
YEYÉ ONIRA – Oxum guerreira . YOPONDÁ - é também uma Oxum guerreira, casada com odé i Iboalama, mãe de Logun Edé . Yeye Pondá é a verdadeira Oxum ijexá. Vive no mato com o marido, leva uma espada e veste-se de amarelo ouro.
Divindade calma veste-se sempre de cores claras, de preferência amarelas que é a sua cor consagrada; porém, dependendo da qualidade, òsun guerreira pode vestir-se de cor de rosa, òsun velha de branco e azul claro; òsun Ijimu, por exemplo, usa uma saia azul claro, òja e adé cor de rosa.
18 curiosidades que você vai gostar
Tipo de Oxum e suas 16 qualidadesOxum Abalô: é uma velha Oxum, de culto antigo;Oxum Ijimu: outro tipo de Oxum anciã;Oxum Abotô: também uma velha Oxum de culto antigo;Oxum Apara / Opara: a mais jovem das Oxum. ... Oxum Ajagura / Ajijara: outra Oxum guerreira com espada;Oxum Oke: jovem guerreira, ligada a Oxóssi;
Sábado – cores das velas dos Orixás
Orixás : Oxum, Iemanjá e Nanã ( as Iabás/ Iyabás). Cores: Amarelo, Azul claro e Lilás ou Roxo.
No candomblé, cada um dos orixás (divindades da religião iorubá) simboliza um elemento da natureza e possui uma cor de preferência. O amarelo seria a cor de Oxum, orixá feminino que representa a riqueza, a beleza e a fertilidade, explica o sociólogo Reginaldo Prandi.
Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira.
Os Exus da linha de OxumToquinho da Calunga.Caverinha.Calunguinha.Porteirinha.Corisco.Quebra Osso.Poeirinha.Covinha.
2) Banho de Oxum para o amor
2 rosas amarelas; 1 vela amarela de mel; 1 pires.
As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.
Oxum – A senhora das águas doces recebe suas oferendas no sábado. Seu dia do ano é 8 de dezembro ou 12 de outubro. Iansã – O dia semanal dessa orixá também é o sábado, mas por conta do seu relacionamento com Xangô, também pode ser a quarta-feira. Sua data no ano é 4 de dezembro.
Saudação: Ora Yê iê, ô! – significa: Olha por nós, Mãezinha! Saudação – Ora yeyê ó!
Faça seus pedidos a Pombagira Cigana da Estrada em nome de Oxum Opará.
Seus números para sorte: 7 e 14. Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos.
Cores: Amarelo e azul-claros que simbolizam a juventude e alegria, e atraem saúde e prosperidade. Características do Orixá: Oxum Opará é vaidosa, sensível e irrequieta.
Os filhos de Oxum Òpàrà são versáteis e elegantes. As energias da senhora dos encantos influenciaram nesta semana na gentileza e espontaneidade. No trabalho, o momento é para aproveitar a influência de Oxum Òpàrá na gentileza e usá-la para cativar os colegas e a chefia a seu favor.
A partir da projeção do Trono do Amor surgem os orixás Oxum e Oxumaré. Oxum atua na vida dos seres estimulando os sentimentos de amor, fraternidade e união. Enquanto Oxumaré, simboliza a renovação. Conheça as características que possuem cada um desses orixás.
Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho (na umbanda), o azul, o branco e o verde (no candomblé). No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica.
Considerado o "Rei da justiça", Xangô é detentor dos trovões, das tempestades e do fogo. Suas cores são o vermelho e o branco. O dia dele é a quarta-feira. Iansã é a rainha das tempestades, ventanias, raios e morte.
Ela é protetora daqueles que possuem algum tipo de relação com o mar, dos próprios seres humanos até a fauna e a flora. E não é só isso: Iemanjá também possui ligação com a maternidade. Por causa de sua conexão extremamente forte com o mar, foi designada à cor azul-claro.
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
Oração para Oxum
Oh! mamãe Oxum, proteja-me, faça que o amor seja constante em minha vida, e que eu possa amar toda a criação de Olorum. Proteja-me de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar de sua doçura e que eu consiga tudo o que desejo: a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada.
Vela azul: cor que acalma, tranquiliza e atrai equilíbrio emocional. A cor azul claro está muito ligada ao Astral e Boas Energias do Universo. Tons de azul mais vivo melhoram a autoestima, atraem alegria interior e paz na casa.
Qual a região mais velha do Brasil?
Qual o papel do tecido adiposo na obesidade?
Como acelerar o Google chrome 2020?
O que é bom para hidratar o cabelo?
É possível perder peso na menopausa?
O que colocar no número do endereço quando não tem?
Quais as vogais e as consoantes?
Quais são os benefícios do movimento?
Quais são os tipos de radiação beta?
Como criar respostas automáticas?
O que é paralisia cerebral e qual a sua principal causa?
Quem tem dívida com a Receita Federal pode vender imóvel?