4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que alface é palavra pertencente ao gênero feminino (a alface, e não o alface).
Alface é um substantivo feminino, logo, diz-se a alface. A dúvida acerca do gênero dessa palavra surge, sobretudo, porque ela termina em “e”, não possuindo vogal final que marque o feminino (a) ou o masculino (o).
O correto é O DÓ, porque a palavra é masculina, e não feminina. Se tem uma palavra que confunde a gente é esta: DÓ. Isso porque sempre falamos A DÓ em vez de O DÓ. Exemplo: “Tenho uma dó dele”.
Outra palavra em que as pessoas tropeçam na hora de determinar o gênero é a palavra DÓ. Nada de dizer que você tem MUITA DÓ dos cachorrinhos abandonados. A palavra DÓ é masculina. Diga, portanto, que você tem MUITO DÓ, UM DÓ IMENSO...
As duas formas estão corretas. O uso de feminino ou feminina dependerá do contexto da frase em que ocorre: Eu sou feminina. Eu sou uma mulher feminina.
...
Masculino é usado para caracterizar substantivos no masculino:sexo masculino;nome masculino;banheiro masculino;calçado masculino.
26 curiosidades que você vai gostar
1) São considerados de gênero feminino os nomes de mulheres e as suas funções. Exemplos: Lia, Maria, Luzia, rainha, professora, vendedora. 2) Nomes de animais do sexo feminino. Exemplos: vaca, pata, galinha.
[ Gramática ] Diz-se de ou género das palavras que indicam fêmea ou das que se consideram não masculinas (ex.: género feminino; estes adjetivos estão no feminino: maravilhosa, poderosa, vencedora).
Devemos utilizar o substantivo masculino dó sempre que quisermos referir um sentimento de pena e compaixão que se sente por alguém, por alguma coisa ou por si mesmo, bem como um sentimento de grande tristeza, pesar e luto. Dó significa também a primeira nota musical da escala natural em modo maior.
Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Exemplos: a escola, o cachorro.
Não têm gênero fixo: são masculinos quando se referem ao homem e femininos quando indicam a mulher. Por isso, são denominados comuns de dois gêneros. Para indicar o gênero deles, é preciso usar um artigo ou, então, um adjetivo.
De acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a palavra couve é gramaticalmente classificada como substantivo feminino. Portanto, o correto é a couve.
4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que omelete é palavra que tanto pode ser usada no masculino como no feminino (a omelete ou o omelete).
Muito dó ou Muita dó ?
A primeira forma é a correta. Apesar de muita gente achar que a palavra “dó” é feminina, ela é masculina. Exemplo: “Sentimos muito dó pelas perdas do desastre”. Também suscitam esse tipo de confusão palavras como “alface” e “marmitex” (ambas femininas).
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Substantivo feminino, o nome dessa hortaliça vem do árabe al-khass e, antes de chegar à forma portuguesa atual, passou por "alfaça" e "alfaçe".
[ Gramática ] Diz-se de ou género das palavras que indicam macho ou das que se consideram não femininas nem neutras (ex.: género masculino; estes adjetivos estão no masculino: maravilhoso, valentão, vencedor).
O gênero serve para classificar palavras em femininas ou masculinas e é muito importante entender bem como flexionar o gênero durantes suas construções gramaticais porque isso as muda fundamentalmente.
Significado de Dó
substantivo masculino Pena; sentimento de piedade, de compaixão em relação a algo, alguém ou a si próprio: ela tinha dó de todo mundo.
A energia de ter pena é a dor que você sente quando vê o sofrimento de alguém. Essa energia é receptiva e passiva. Ao ver um cachorro machucado na rua, por exemplo, em vez de cuidar dele, você tem somente dó. Portanto, é a sua dor que lhe incomoda e isso não lhe motiva a um outro estado vibratório.
A derme ou cório é uma das camadas da pele, formada por tecido conjuntivo e localizada abaixo da epiderme e acima da hipoderme. Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele. A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo.
Bode – cabra.boi – vaca.carneiro – ovelha.cavaleiro – amazona.cavalheiro – dama.cavalo – égua.genro – nora.homem – mulher.
São substantivos femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a gata, a mulher, a pessoa, a criança. Há, contudo, uma distinção a ser feita entre: substantivos biformes e uniformes. Substantivos biformes são os que apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino: menino, menina.
Na língua portuguesa, há dois gêneros: masculino e feminino.É masculino o substantivo que admite o artigo "o".É feminino o substantivo que admite o artigo "a".
A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.
O que é bom para deixar o piso branco?
Como se escreve o nome filme de terror?
Qual é a diferença entre torque e momento?
Como reconhecer legalmente um filho?
Como emitir nada consta Estadual Alagoas?
O que fazia gol D Roger ser tão forte?
Porque o cinema é importante para a cultura?
Como bloquear uma célula em VBA?
Quais são as características da madeira de acácia?
O que fazer quando o bebê está com torcicolo?
Qual remédio que não contém dipirona?
Quando começa a pagar o IPTU de 2022?
Quando foi o debut do NCT Dream?
Como passar roupa para não amassar?
Qual foi o maior bebê do mundo?