4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que alface é palavra pertencente ao gênero feminino (a alface, e não o alface).
Alface é um substantivo feminino, logo, diz-se a alface. A dúvida acerca do gênero dessa palavra surge, sobretudo, porque ela termina em “e”, não possuindo vogal final que marque o feminino (a) ou o masculino (o).
O correto é O DÓ, porque a palavra é masculina, e não feminina. Se tem uma palavra que confunde a gente é esta: DÓ. Isso porque sempre falamos A DÓ em vez de O DÓ. Exemplo: “Tenho uma dó dele”.
Outra palavra em que as pessoas tropeçam na hora de determinar o gênero é a palavra DÓ. Nada de dizer que você tem MUITA DÓ dos cachorrinhos abandonados. A palavra DÓ é masculina. Diga, portanto, que você tem MUITO DÓ, UM DÓ IMENSO...
As duas formas estão corretas. O uso de feminino ou feminina dependerá do contexto da frase em que ocorre: Eu sou feminina. Eu sou uma mulher feminina.
...
Masculino é usado para caracterizar substantivos no masculino:sexo masculino;nome masculino;banheiro masculino;calçado masculino.
26 curiosidades que você vai gostar
1) São considerados de gênero feminino os nomes de mulheres e as suas funções. Exemplos: Lia, Maria, Luzia, rainha, professora, vendedora. 2) Nomes de animais do sexo feminino. Exemplos: vaca, pata, galinha.
[ Gramática ] Diz-se de ou género das palavras que indicam fêmea ou das que se consideram não masculinas (ex.: género feminino; estes adjetivos estão no feminino: maravilhosa, poderosa, vencedora).
Devemos utilizar o substantivo masculino dó sempre que quisermos referir um sentimento de pena e compaixão que se sente por alguém, por alguma coisa ou por si mesmo, bem como um sentimento de grande tristeza, pesar e luto. Dó significa também a primeira nota musical da escala natural em modo maior.
Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Exemplos: a escola, o cachorro.
Não têm gênero fixo: são masculinos quando se referem ao homem e femininos quando indicam a mulher. Por isso, são denominados comuns de dois gêneros. Para indicar o gênero deles, é preciso usar um artigo ou, então, um adjetivo.
De acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a palavra couve é gramaticalmente classificada como substantivo feminino. Portanto, o correto é a couve.
4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que omelete é palavra que tanto pode ser usada no masculino como no feminino (a omelete ou o omelete).
Muito dó ou Muita dó ?
A primeira forma é a correta. Apesar de muita gente achar que a palavra “dó” é feminina, ela é masculina. Exemplo: “Sentimos muito dó pelas perdas do desastre”. Também suscitam esse tipo de confusão palavras como “alface” e “marmitex” (ambas femininas).
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Substantivo feminino, o nome dessa hortaliça vem do árabe al-khass e, antes de chegar à forma portuguesa atual, passou por "alfaça" e "alfaçe".
[ Gramática ] Diz-se de ou género das palavras que indicam macho ou das que se consideram não femininas nem neutras (ex.: género masculino; estes adjetivos estão no masculino: maravilhoso, valentão, vencedor).
O gênero serve para classificar palavras em femininas ou masculinas e é muito importante entender bem como flexionar o gênero durantes suas construções gramaticais porque isso as muda fundamentalmente.
Significado de Dó
substantivo masculino Pena; sentimento de piedade, de compaixão em relação a algo, alguém ou a si próprio: ela tinha dó de todo mundo.
A energia de ter pena é a dor que você sente quando vê o sofrimento de alguém. Essa energia é receptiva e passiva. Ao ver um cachorro machucado na rua, por exemplo, em vez de cuidar dele, você tem somente dó. Portanto, é a sua dor que lhe incomoda e isso não lhe motiva a um outro estado vibratório.
A derme ou cório é uma das camadas da pele, formada por tecido conjuntivo e localizada abaixo da epiderme e acima da hipoderme. Assim, é a camada intermediária e mais espessa da pele. A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo.
Bode – cabra.boi – vaca.carneiro – ovelha.cavaleiro – amazona.cavalheiro – dama.cavalo – égua.genro – nora.homem – mulher.
São substantivos femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a gata, a mulher, a pessoa, a criança. Há, contudo, uma distinção a ser feita entre: substantivos biformes e uniformes. Substantivos biformes são os que apresentam uma forma para o masculino e outra para o feminino: menino, menina.
Na língua portuguesa, há dois gêneros: masculino e feminino.É masculino o substantivo que admite o artigo "o".É feminino o substantivo que admite o artigo "a".
A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.
Como conseguir livros de direito de graça?
O que significa a palavra maestria?
Como ganhar dinheiro com Clickworker?
Como ganhar espaço no banheiro pequeno?
Como ganhar amostra grátis de fraldas Geriatricas?
Como ganhar amplitude de movimento do cotovelo?
Como conseguir o histórico do MSN?
Como acessar a pasta SysWOW64?
Porque não ganho mais dinheiro no TikTok?
O que é coeficiente de rugosidade de Manning?
Como conseguir lições do herói?
Como assistir filmes de outros países Amazon Prime?
Como votar várias vezes na enquete do Instagram?
Como conseguir dinheiro no amor doce University Life?
Como ganhar dinheiro Cassino GTA V?
Como ter acesso ao CadSUS web?
Como ganhar muito dinheiro no Black Flag?