Existem os marrons, pretos e os amarelos que são os mais comuns. A cor da pedra é determinada pela substância de que ela é composta. As pedras ou cálculos pretos em geral são decorrentes de alguma alteração no sangue. Cálculo biliar preto é uma pedra na vesícula cuja a coloração é negra.
Fezes pálidas e urina escura
A cor amarronzada das fezes é conferida pela bilirrubina, um pigmento presente na bile. Assim, quando a vesícula não consegue liberar essa substância para o intestino devido à presença das pedras, as fezes tendem a ficar mais claras.
Urina escura
Assim, é comum que pessoas com pedra na vesícula urinem um líquido de coloração escura. Isso acontece porque a bilirrubina é um corante natural, tingindo a urina de marrom.
Cor amarelada nos olhos e pele
A icterícia é outro sintoma que pode indicar pedra na vesícula. Na verdade, assim como a urina escura, ela decorre na maioria das vezes da passagem de uma pedra para fora da vesícula. Isso impede a drenagem de bile para o intestino.
Quais os tipos de pedras na vesícula? Os cálculos mais comuns (80%) são os chamados de cálculos amarelos, formados por colesterol. Existem os cálculos pretos, formados por pigmentos biliares e os marrons, também formados por pigmentos biliares, mas na via biliar e não na vesícula.
33 curiosidades que você vai gostar
A colecistite crônica é uma inflamação da vesícula biliar que dura mais tempo. Ela é o resultado de cálculos biliares e de crises prévias de colecistite aguda e é caracterizada por crises repetidas de dor (cólica biliar), que ocorrem quando os cálculos biliares bloqueiam, temporariamente, o ducto cístico.
Segundo a literatura médica cerca de 5% dos pacientes que possuem cálculo na vesícula biliar podem ser acometidos por uma patologia chamada de coledocolitíase (figura 1), que é quando um ou mais cálculos deslocam-se do interior da vesícula e vão se alojar no canal do fígado, este canal é chamado de colédoco ou via ...
Sintomas de vesícula inflamadaDor aguda no lado direito do abdome.Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC.Sensação de náuseas.Vômitos frequentes.Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)Emagrecimento.
Dificilmente ele sairá da Vesícula biliar através do ducto cístico e colédoco até causar uma obstrução no pâncreas. Entretanto ele ocasionará outros problemas como processos inflamatórios na vesícula, risco aumentado de câncer local, obstruções com perfurações com o estômago ou intestino.
"O rompimento da vesícula biliar assemelha-se ao apendicite, pondo o paciente em risco de morte devido à possibilidade de infecção generalizada”, explicou o cirurgião da Santa Casa de Maceió, Renato Rezende.
Normalmente não. Quadros de fezes escurecidas podem ser devido inflamação e sangramento do estômago.
A urina laranja pode surgir devido à ingestão exagerada de alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, mamão ou abóbora, ou de medicamentos como Fenazopiridina ou Rifampicina.
Por outro lado, a vesícula causa dor abdominal que vai lá para as costas com enjôo, vômitos e inabilidade em tolerar comer batatinha frita e comidas gordurosas. Por isso que é importante essa análise do que realmente o paciente tem porque não, a vesícula não provoca refluxo.
Além disso, pessoas que tenham removido a vesícula biliar, também podem ter as diarreia verde, porque como a bile produzida no fígado não é armazenada na vesícula biliar, vai passando para o intestino, conferindo assim uma coloração verde às fezes.
As fezes verdes são mais comuns quando o intestino está funcionando muito rápido e não tem tempo suficiente para digerir corretamente os sais biliares, como acontece durante situações de estresse, diarreia por infecções bacterianas ou em crises do intestino irritável, por exemplo.
Fezes verdadeiramente cinza significa que não tem bile nas fezes e daí ela fica estranha, meio argila. Só que se a bile não consegue sair nem do fígado, nem da vesícula é porque algo está obstruindo o canal do fígado. Daí pode ser desde uma pedrinha no canal até um câncer de pâncreas.
Isso pode acontecer principalmente quando se alimenta de comidas com gordura. O ideal é que retire a vesícula biliar cirurgicamente e, provavelmente, esses sintomas terminarão.
Os cálculos da vesícula biliar podem passar anos ou até mesmo a vida toda sem causar nenhum problema. 3) Pancreatite - Quando os calculos migram para o colédoco podem obstruir o ducto do pancrear e causar pancreatite (que pode ser muito grave).
“Ao mesmo tempo, parte da bile circula pelo sangue, causando icterícia, condição que deixa a pele com uma forte coloração amarelada”, relata Artifon. A obstrução pode acontecer ainda em casos de tumores da papila maior do duodeno, onde passa a bile a caminho do intestino.
O ideal é considerar a cirurgia com o seu médico. Os perigos da pedra na vesícula são infecção (inflamação) que pode necessitar de cirurgia de urgência, ou em casos de pequenas pedras a migração para o intestino pode causar eventos graves como pancreatite ou colangite.
O tratamento para pedra na vesícula pode ser feito com dieta adequada, uso de remédios, ondas de choque ou cirurgia, e vai depender dos sintomas apresentados, do tamanho das pedras e de outros fatores como idade, peso e outras doenças existentes, como diabetes e colesterol alto.
Para aliviar a dor, faça uma fomentação quente durante 15 minutos na área da vesícula biliar, seguido por uma fricção com gelo. Repita este processo 3 vezes. Isto irá reduzir o inchaço, a inflamação e a dor. Se você puder evitar, não opere sua vesícula biliar.
Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.
Para auxiliar na eliminação da pedra na vesícula é importante beber bastante água, mantendo o hábito de tomar 100 ml de água a cada hora, para que chegue aos 2 litros ao longo do dia. Isto pode facilitar o movimento da pedra dentro da vesícula e ajudar que seja eliminada pelo intestino.
O canal que leva a bile da vesícula para o intestino passa dentro do pâncreas e se junta com o canal principal que drena o suco pancreático. Quando o cálculo obstrui esses ductos, o suco pancreático fica retido e acaba agredindo o próprio pâncreas.
Que foi o último rei de Israel?
Quais são os cinco setores principais do agronegócio?
Como consultar contrato financiamento Bradesco?
Quais os principais problemas da Amarok?
Qual a diferença entre tautomeria e isomeria de função?
Pode tomar vários remédios ao mesmo tempo?
Como fazer a secagem do tabaco?
Como funciona a soma de atestados?
Quanto tempo para aprender a tocar piano?
Qual é a atual relação do Irã quanto ao TNP?
O que são conectores em inglês?
Quanto custa uma cirurgia plástica na barriga?
Qual a diferença de ato termo e prazo processual?
Quais crimes os nazistas praticavam contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial?