Qual é a autoridade coatora no mandado de segurança?

Pergunta de Débora Cunha em 30-05-2022
(73 votos)

"Considera-se autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prática." Em lição clássica, Hely Lopes Meirelles verbera que o impetrado é a pessoa física - autoridade superior - que pratica ou ordena a prática do ato e tem poderes para corrigir a ilegalidade2.

Quem é a autoridade coatora em mandado de segurança?

Em sede de mandado de segurança, é a pessoa a que se atribui a violação do direito, e no âmbito do habeas corpus, é a pessoa responsável pela violência ou coação ilegal à liberdade de locomoção do paciente.


Quem é o réu no mandado de segurança?

Apresentadas diferentes correntes doutrinárias a respeito de quem deve ser considerado réu no mandado de segurança, sustenta-se que, na verdade, apenas a pessoa jurídica à qual vinculada a autoridade é parte-ré nessa ação.

Para quem é dirigido o mandado de segurança?

Em resumo, se há ordem direta e específica da autoridade hierarquicamente superior para a prática do ato, é contra esta que deve ser endereçado o mandado de segurança; diferentemente, se a autoridade inferior pratica o ato por simples recomendação da autoridade superior, aquela é a autoridade coatora.

Como indicar autoridade coatora?

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ratificou entendimento de que, nos casos em que se discute, em mandado de segurança, qual seria a autoridade coatora, deve-se indicar o presidente do órgão ou entidade administrativa e não o executor material da determinação que se pretende atacar.

Mandado de Segurança - parte 23 - autoridade coatora


32 curiosidades que você vai gostar

O que o juiz deverá fazer se o autor indicar incorretamente a autoridade coatora na petição inicial do mandado de segurança?

Conseqüentemente, o Juiz, ao deparar-se, em sede de mandado de segurança, com a errônea indicação da autoridade coatora, deve determinar a emenda da inicial ou, na hipótese de erro escusável, corrigi-lo de ofício, e não extinguir o processo sem julgamento do mérito" (REsp 865.391/BA, Rel.

O que é uma autoridade coatora?

Assim temos que autoridade coatora ou autoridade impetrada, na lei revogada, era qualquer autoridade que praticasse ato abusivo ou ilegal, ou ainda que ameaçasse lesar direito líquido e certo do impetrante; é o que restava disciplinado no artigo Primeiro da Lei 1.533/51: Art.

Quem é competente para julgar mandado de segurança?

O Tribunal de Justiça de Estado será competente no âmbito cível para julgar Mandado de Segurança impetrado em face de Governador de Estado, Tribunal de Contas do Estado e contra o próprio Tribunal de Justiça, conforme consta no próprio texto constitucional, in verbis : Art. 102.

Quem deve figurar no polo passivo do mandado de segurança?

No polo passivo do mandado de segurança, está a pessoa jurídica a que se encontra vinculada a autoridade coatora. Essa é a tendência atual da jurisprudência e da doutrina. Segundo o art.



Outras questões

Como pedir proteção para Maria Padilha das almas?

Como Wanda ganhou poderes?

Quais os cuidados que devemos ter com o mega hair?

Como usar bicarbonato nas axilas para mau cheiro?

Qual cor de acessorio combina com vestido nude?

Quanto dá pra ganhar no TikTok por dia?

São cláusulas pétreas?

Como resolver foliculite depois da depilação?

O que é onomatopeia resposta?

Quem é o Jon Snow no Eternos?

Como é definida a vigilância sanitária?

Como transferir todos os Contatos do iPhone para o Gmail?

O que significa 2 lbs em kg?

O que é o teste da pisada?

Como fazer transferência de bens em vida?

Como escrever um argumento de autoridade?

Como da cantadas em homens?

Como solicitar a baixa de uma ART de obra ou serviço não concluído paralisado?

Qual o tratamento para cranioestenose?

Para que serve o vácuo no centro cirúrgico?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com