Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiências diretas. Externalização: Articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão. Combinação: Sistematizar a aplicar o conhecimento explícito e a informação. Internalização: Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática.
Esses processos são: socialização (tácito para tácito); externalização (tácito para explícito); combinação (explícito para explícito); internalização (explícito para tácito).
O processo de criação do conhecimento se dá a partir do momento em que existe interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. Essa interação tem por consequência quatro modos de conversão do conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.
Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.
É um processo de combinação de diferentes conhecimentos explícitos que pode levar a novos conhecimentos. Um exemplo desse tipo de conversão é o ensino, por exemplo, onde o aluno de pós-graduação utiliza-se de conhecimentos existentes combinados para criar um novo conhecimento.
19 curiosidades que você vai gostar
2.4 Os Quatro Processos de Conversão do Conhecimento
O processo de socialização busca converter o conhecimento tácito em conhecimento tácito, como modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas, através do compartilhamento de experiências, utilizando-se da observação, da imitação e da prática.
A gestão estratégica do conhecimento é a integração dos processos existentes (ferramentas tradicionais) às ferramentas estratégicas abordadas a seguir, levando em conta a cultura organizacional preparada e favorável ao sucesso do processo, tendo o negócio da empresa como foco principal.
O conhecimento filosófico também pode ser compreendido como estando para além do pensamento teológico e o científico. O conhecimento teológico consiste no modo de pensar e procurar o saber fundamentado nos princípios da fé, organizados em torno de uma doutrina religiosa.
Uma revisão de literatura de temas relacionados as principais teorias do conhecimento é apresentada com ênfase no inatismo, na metafísica, no racionalismo, no empirismo, criticismo e fenomenologia.
As várias formas de conhecimento apresentadas neste capítulo são: conhecimento religioso, conhecimento filosófico, conhecimento do senso comum e conhecimento científico. A diferença é que cada una estuda um tipo de conhecimento específico.
Existem quatro modos de conversão de conhecimento: Socialização, onde o conhecimento é transferido de modo tácito para tácito; Externalização, onde o conhecimento é transferido de modo tácito para explícito; Combinação, onde o conhecimento é transferido de modo explícito para explícito; e Internalização, onde o ...
Para converter o conhecimento tácito em conhecimento explícito de forma eficiente e eficaz usamos seqüencialmente a metáfora, analogia e modelo. A metáfora é uma forma de perceber ou entender intuitivamente uma coisa imaginando outra coisa simbolicamente.
A espiral do conhecimento mostra como se dá a criação do conhecimento mediante a interação dinâmica entre conhecimento tácito e conhecimento explícito nos quatro quadrantes do conhecimento apresentados. ... Trata-se de um tipo de conhecimento muito pessoal e difícil de comunicar ou compartilhar com outras pessoas.
Na metodologia da gestão de conhecimento existe o conhecido processo de conhecimento, essas etapas são necessárias para a formulação de uma eficaz preparação e disseminação do GC na sua empresa. São cinco etapas: O mapeamento, a captura/criação, o armazenamento, a aplicação/transferência e a evolução/transformação.
Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiências diretas. Externalização: Articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão. Combinação: Sistematizar a aplicar o conhecimento explícito e a informação. Internalização: Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática.
A Figura 1 mostra a Espiral do Conhecimento que ilustra os quatro processos de conversão do conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização. No caso da Matsushita, a “Socialização” se dá quando Tanaka aprende os segredos tácitos do padeiro do Osaka International Hotel.
Enquanto tema filosófico, a teoria do conhecimento surgiu nos escritos de Platão, que se questionava sobre a forma de obter o conhecimento verdadeiro. Ele foi seguido por Aristóteles, Agostinho e diversos outros filósofos que seguiram a linha metafísica da teoria do conhecimento.
Deste modo, a Teoria do Conhecimento e/ou Epistemologia é a área da Filosofia que se preocupa em estudar quais as condições e possibilidades em que ocorre o conhecimento, isto é, em que grau e em que nível se processa o conhecimento de acordo com os diferentes pressupostos epistemológicos presentes nas diversas ...
A teoria do conhecimento, ou gnosiologia, é uma área da filosofia voltada para a compreensão da origem, natureza e a forma que tornam possível o ato de conhecer pelos seres humanos. Como disciplina da filosofia, a teoria do conhecimento surgiu na Idade Moderna, tendo como fundador o filósofo inglês John Locke.
Tipos de ConhecimentoConhecimento científico. Engloba todas as informações e fatos que foram comprovados com base em um método composto por análises e testes científicos. ... Conhecimento teológico (religioso) ... Conhecimento empírico. ... Conhecimento filosófico. ... Conhecimento tácito.
O conhecimento surge a partir da necessidade do homem em compreender a realidade. É resultado da interação com o meio em que vive. Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.
O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. É um conhecimento metódico que tem como objetivo encontrar explicações válidas para os diversos problemas propostos.
Ele é o elemento central da estratégia, e deve ser singular, ou seja, diferenciado da concorrência, pois busca uma vantagem competitiva sustentável. ... O ambiente onde a empresa e seu modelo de negócios estão inseridos também é fundamental para análise do cenário durante o planejamento estratégico.
Por isso, os 3 principais tipos de planejamento estratégico são:O operacional;O tático;E o estratégico.
A gestão de conhecimento, quando bem aplicada, consegue fazer a intermediação do que será transmitido e o conhecimento adquirido pelo colaborador. Todo esse processo é de grande importância para a empresa que começa a entender o colaborador como capital intelectual.
Qual é a cidade melhor para se viver no Brasil?
Como fazer bactericida caseiro?
Pode jogar banho de arruda na cabeça?
Que tipo de ligação encontramos?
Como funciona audiência de depoimento especial?
Por que certas coisas têm cheiro e outras não?
Porque carros com GNV explodem?
Como os homens se vestem em Israel?
Como se escreve 6 dezenas e 2 unidades em algarismo?
O que significa Extraordinariedade?
Quais são os documentos mais importantes?
Quais são os ditados populares do folclore?
Quando o dono morre o cachorro sente?
Quais os componente curriculares?