A melhor maneira de gerir os conflitos de gerações é, primeiramente, classificar os seus colaboradores e deixar evidente que cada geração possui características que acrescentam e beneficiam as organizações. Além disso, é necessário ter flexibilidade para aproveitar os benefícios dessa união.
Os principais conflitos pelos conflitos das gerações são motivados pelas características tão diferentes entre si. No ambiente de trabalho, por exemplo, é mais comum ter como gestor um funcionário da geração X, com vários anos de empresa e que já incorporou totalmente os valores e visão da mesma.
O desafio da gestão de pessoas realizada pelas lideranças nas organizações é administrar diferenças, percepções, buscar incentivos que propiciem satisfação de acordo com o perfil de cada geração, motivar cada colaborador de maneira assertiva, promover crescimento pessoal e profissional, solucionar conflitos e melhorar ...
Como lidar com as diferentes gerações no mercado de trabalho
Como lidar com o conflito de gerações
Assim, para lidar com conflito de gerações no ambiente de trabalho, é preciso criar a empatia entre elas e trabalhar tanto as competências técnicas quanto comportamentais dos profissionais. Em relação às competências técnicas, é preciso ficar atento para nivelá-las por meio de treinamento, se preciso for.
Pragmáticos e disciplinados, os indivíduos desta geração ocupam a maioria dos cargos de liderança nas empresas e são mais resistentes a mudanças do que os da geração Y e Z. ...
O chamado conflito de gerações é um problema causado pelo choque entre as visões de pessoas que nasceram em épocas distintas e têm sua relação com os relacionamentos, o trabalho e com a vida de forma geral, fortemente influenciada pelo contexto em que viveram.
Quando o assunto é lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho, a questão principal deve ser criar um canal aberto de diálogo para toda a equipe. Na maioria das vezes, a nova geração não vai se contentar em seguir as regras e tenderá a questionar e propor soluções próprias.
Confira algumas delas:
Para lidar com os conflitos geracionais, as organizações necessitam compreender os valores de cada uma delas e seus estilos de trabalho. Os baby boomers (BB) por exemplo, não gostam de ser gerenciados em detalhes, ao contrário da geração Y que prefere receber orientações específicas.
Diante dessa realidade, saber lidar e tirar proveito do que vem sendo chamado de conflito de gerações no ambiente de trabalho é uma das tarefas de um bom líder, já que essa nova realidade tende a permanecer daqui para frente devido a diversos fatores, como veremos a seguir.
Nas organizações, assim como em todos os lugares onde existem relacionamentos interpessoais, é muito provável que surjam conflitos entre pessoas e grupos. Sendo assim, os conflitos fazem parte do cotidiano corporativo e muitos desses ocorrem por divergência de opiniões e valores das gerações.
Sendo assim, os conflitos fazem parte do cotidiano corporativo e muitos desses ocorrem por divergência de opiniões e valores das gerações. Compreender o perfil de cada geração e trabalhar com a diversidade de cada uma delas torna-se um grande desafio para as organizações na administração de conflitos.
Quais são os procedimentos não invasivos?
Como funciona a drenagem na barriga?
Como se classificam as reações que resultam na corrosão de um metal?
Quais são os principais passos realizados durante uma venda?
Porque o Oceano Atlântico e mais salgado que o Pacífico?
O que é mais forte o Rivotril gotas ou comprimido?
Como rastrear uma transferência bancária Caixa?
Em que a religião católica acredita?
O que é um estudo de caso para TCC?
Qual tipo de cabelo é mais comum?
Pode tomar suco verde de um dia pro outro?
O que se pode fazer no outono?
Quais os cuidados de enfermagem na administração dos diuréticos?
Quando a pessoa te bloqueia aparece online?