Os compositores mais famosos do estilo são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss. O estilo foi depois reinterpretado por compositores como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel.
A partir do século XIX, a valsa ganha popularidade entre os compositores e muitos deles passam a fazer música neste estilo. É o caso de Tchaikovsky, Chopin, Ravel, entre outros. Mas o compositor mais expoente no estilo das valsas é, sem dúvida, Johann Strauss Filho.
Mas, foi a partir do século XX, que a valsa ganhou força e passou a adquirir uma característica mais brasileira, principalmente nas mãos de compositores populares e de choro, como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, entre outros.
História Hoje: Há 193 anos, nascia Johann Strauss, compositor da valsa Danúbio Azul.
Johann Strauss (filho) (1825-1899) foi um importante músico, compositor e regente austríaco. É o autor da famosa obra clássica, a valsa “Danúbio Azul”. Recebeu a glorificação popular com o título de “O Rei da Valsa”.
40 curiosidades que você vai gostar
O maior compositor de Valsas, considerado o “rei das valsas” foi o vienense Johann Strauss II. Dentre suas obras primas, destaca-se o Danúbio Azul. Outros músicos de renome internacional, como Weber, Chopin, Ravel e Brahms têm Valsas em seus repertórios.
Antes de se tornar a valsa vienense do concerto de Ano Novo e até mesmo o hino não oficial da Áustria, o “Danúbio Azul” foi uma obra encomendada, a primeira composição vocal escrita por Johann Strauss Jr. Sua estreia ocorreu em Viena no dia 15 de fevereiro de 1867.
Há 155 anos, o austríaco Johann Strauss II compôs a valsa que se tornou a mais famosa do mundo: Danúbio Azul. Por sua popularidade, se tornou uma espécie de hino não-oficial da Áustria. No Brasil, a composição embala as festas de 15 anos.
Valsas BrasileirasO Baile Da Saudade.Tardes Em Lindóia.Rapaziada Do Braz.Rosa.Boa Noite, Amor.Serenata.Branca.Bodas De Prata.
Mesmo sendo muito popular, essa dança era considerada vulgar e inapropriada para damas de família, tanto que foi proibida na França pelo Rei Louis XIII (1610–1613).
Na Itália Renascentista surgia o balé clássico, que também se desenvolveu na Inglaterra, Rússia e França. Já o século XIX foi marcado pelo surgimento da Contradança, que posteriormente se transformou em quadrilha, da Valsa, Polca, Scottish. No século XX, surgiram o Tango, One Step e tantas outras.
No século XVI, La Volta já era conhecida e dançada por toda a Europa Ocidental e até mesmo pela rainha Elizabeth Primeira da Inglaterra, fato que popularizou ainda mais a dança e contribuiu para sua divulgação entre a aristocracia. Já a segunda hipótese remonta à região que hoje constitui a Áustria e a Alemanha.
Danúbio azul é uma peça para orquestra que acabou mais identificada com a Áustria do que o próprio hino nacional do país. A valsa tornou-se tão popular que, tanto na Alemanha quanto no Brasil, consagrou-se chamá-la abreviadamente.
O que é a Valsa:
A palavra valsa tem origem na palavra alemã waltzen, que traduzida quer dizer “dar voltas”.
A história das valsas vienenses
A dança tão característica que define a valsa tem um de seus primeiros registros nas festas populares da Áustria. Porém, sua aceitação mais ampla por parte da sociedade se deu no início do século XIV, mais precisamente em 1814, durante o Congresso de Viena.
É caracterizada por um passo, um deslizamento e outro passo — no tempo 3/4 (três por quatro). A valsa, com seus pares que giram abraçados, inicialmente chocou a sociedade formal. No século XIX, contudo, ela se tornou a dança de salão preferida e manteve sua popularidade no século XX. Casais dançando valsa em Viena.
São ambas danças clássicas, com compasso ternário, progressivas e por isso dançadas em torno da pista de dança. A grande diferença destas duas danças está na velocidade da música, sendo a Valsa Vienense mais rápida do que a Inglesa (também se define esta dança com valsa lenta).
Strauss é considerado ¨o rei da valsa¨.
A dança de salão chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores portugueses, ainda no século XVI, e mais tarde, pelos imigrantes de outros países da Europa que vieram para o país. Sofrendo muitas influências culturais com os povos indígenas e africanos, surgindo novas danças (ELLMERICH,.
A valsa peruana o valsa crioula é um gênero musical originario da cidade de Lima, capital do Peru, e que desenvolveu-se na grão parte da costa peruana nos séculos XIX e XX.
A origem do samba está associada à mistura de elementos musicais herdados da África e da Europa que se deu na cidade do Rio de Janeiro no século XIX.
No final do século XVIII, na Áustria e no Império Alemão, surge a valsa. Inicialmente, a dança causa escândalo, pois é a primeira vez que os casais dançam abraçados e de frente para o outro. Este ritmo vai se espalhar por toda Europa e chega ao Brasil com a vinda da corte portuguesa.
O que é atmosfera e quais os seus benefícios?
Qual o Partido Comunista do Brasil?
Quem liderou os sertanejos na Guerra do Contestado?
O que é Estado Moderno na sociologia?
O que é sociedade em sociologia?
O que é a competência territorial?
O que significa cílios brancos?
Quanto custa para manter uma usina hidrelétrica?
Qual tecla atualiza o notebook?
Em que temporada a Polly morre?
Quantas doses de tríplice viral?
Quais são os orixás mais velhos?
O que são os princípios fundamentais?
Pode passar escritura por valor menor que o venal?