– Os dois pontos substituem uma conjunção adversativa, causal, consecutiva ou conclusiva».
Quando a frase começa pela enumeração, os dois pontos colocam-se depois dela. Nesse caso, os dois pontos podem, sem erro, substituir-se pela vírgula, podendo pois escrever-se: A miséria, o descrédito, os vícios, tais são, quase sempre, os resultados da ociosidade.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.
Diferença entre Dois Pontos e Ponto e Vírgula
Assim, o ponto é virgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos, indicam uma pausa mais breve no discurso utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.
Há um espaço (e apenas um) depois da pontuação (ponto, ponto-e-vírgula, vírgula, dois pontos), a não ser na pontuação empregada nos numerais. Não há espaço depois do parêntese que abre nem antes do parêntese que fecha. Não confundir hífen (-) com vírgula inglesa (–) nem com travessão (—).
23 curiosidades que você vai gostar
Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.
No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.
O ponto final ( . ), ou simplesmente ponto, é um sinal gráfico que como o próprio nome indica, é utilizado no final de frases declarativas ou imperativas (afirmativas ou negativas), marcando uma pausa mais longa.
Sinal de pontuação que indica interrupção da lógica do pensamento. As reticências marcam a interrupção da continuidade textual motivada pelo próprio desejo do autor e são representadas graficamente na língua escrita como três pontos seguidos “...”.
Pontuação Ponto ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. ... Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: ... Reticências ( ... ) a) indicar dúvidas ou hesitação do falante. ... Parênteses ( ( ) ) ... Ponto de Exclamação ( ! ) ... Ponto de Interrogação ( ? ) ... Vírgula ( , ) ... Ponto e vírgula ( ; )
A repetição de dois sinais de dois pontos na mesma frase é ou tem sido possível, pelo menos, em textos literários, embora se trate de um uso muito marginal que a maioria dos prontuários, das gramáticas de referência ou dos guias gramaticais não chega a mencionar1.
Como Usar "Por Exemplo" em uma FraseComece com "por exemplo" se o seu exemplo precisará de uma frase inteira.Use "por exemplo" no meio de uma frase ou lista.Coloque o "por exemplo" no final para melhorar a leitura.Coloque o "por exemplo" entre vírgulas.Omita a vírgula entre parênteses.
Reticências indicam dúvida, hesitação ou reflexão do interlocutor. Por isso, não é recomendada na redação do Enem e vestibulares.
será "?!" ou "!?" Quando há exclamação e interrogação ao mesmo tempo, é mais usual escrever o ponto de exclamação antes do de interrogação (!?).
Quando (e como) usar aspas em um texto?1 Para abrir e fechar citações. ... 2 Quando exprimir ironia ou destacar uma palavra ou expressão usada fora do contexto habitual. ... 3 Quando há palavras ou expressões populares, gírias, neologismos ou arcaísmos. ... 4 Para marcar estrangeirismo (quando não há opção de itálico).
O ponto final encerra uma oração declarativa ou imperativa. O ponto final é um sinal de pontuação usado para fazer uma grande pausa no enunciado, indicando que a ideia desse enunciado foi exposta completamente e que ele está finalizado.
Ponto de exclamação (!): indica espanto, admiração, surpresa. Ponto de interrogação (?): indica dúvida, pergunta. Ponto e vírgula (;): pausa moderada na leitura. Dois pontos (:): introduzem diálogo, exemplificação, explicação.
Os três pontinhos se chamam reticências e são usados, num texto, para indicar interrupção do pensamento (por ficar, em regra, facilmente subentendido o que não foi dito), ou omissão intencional de coisa que se devia ou podia dizer, mas apenas se sugere, ou que, em certos casos, indica insinuação, segunda intenção, ...
São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).
Significado de Exemplo
substantivo masculino O que se consegue imitar; aquilo que deve ser imitado, copiado: dar bom exemplo aos filhos.
1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia.
1 por exemplo, como, tal como, a título de exemplo, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia, exemplificando, exemplificativamente.
Após o uso da vírgula, deve haver, obrigatoriamente, um espaço, seja em textos digitais seja em textos manuscritos. O espaço é necessário entre as palavras que são separadas por uma pausa, representada pela vírgula.
Como permitir repost de Story?
Como personalizar no PowerPoint?
Como fazer uma dieta para perder peso em uma semana?
Como escrever uma mensagem em código binário?
Como incluir a redução de jornada no eSocial?
Como passar Defrag no Windows 7?
Como usar o diafragma na fala?
O que é um desfragmentador de disco?
Como ler e falar corretamente?
Como usar o desentupidor Diabo Verde?
Como tirar as linhas de grade no LibreOffice?
Para que serve o Desodor no microondas?