A agricultura 4.0 consiste em um conjunto de tecnologias que buscam a otimização da produção e gestão agrícola em diferentes estágios, aprimorando o controle, o monitoramento e a forma de se trabalhar. Por meio de tecnologias integradas, como softwares e outros sistemas, a produção agrícola tem muito a ganhar.
A Agricultura 4.0 é um conjunto de tecnologias digitais de ponta, integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola.
Principais características da Agricultura 4.0
Gestão de dados do campo; Produção otimizada por novas ferramentas e técnicas precisas; Profissionalização do campo; Sustentabilidade e eficiência produtiva.
Segundo o Dicionário Aurélio, agricultura é o cultivo do solo, por meio de procedimentos, métodos e técnicas próprias, que buscam produzir alimentos para o consumo humano, como legumes, cereais, frutas e verduras, ou para serem usados como matérias-primas na indústria.
A agricultura digital ou agricultura 4.0 são um conjunto de tecnologias que auxiliam o produtor a acompanhar mais de perto as atividades rurais, como softwares e dispositivos responsáveis pela coleta e processamento de dados sobre a fazenda.
40 curiosidades que você vai gostar
Em contrapartida, a Agricultura 4.0 refere-se a ferramentas digitais e tecnológicas utilizadas para os processos de produtividade. São equipamentos digitais de ponta e que se conectam a softwares que atuam no processo de otimização do sistema de produção agrícola.
O “agronegócio 4.0” é um termo utilizado para representar as próximas grandes tendências do setor, que incluem um maior foco na agricultura de precisão, a Internet das Coisas (IoT) e o uso de Big Data para gerar uma maior eficiência no campo para responder ao aumento da população e à aceleração das mudanças climáticas.
A agropecuária consiste no conjunto de atividades primárias, estando diretamente associada ao cultivo de plantas (agricultura) e à criação de animais (pecuária) para o consumo humano ou para o fornecimento de matérias-primas na fabricação de roupas, medicamentos, biocombustíveis, produtos de beleza, entre outros.
A agricultura é um setor econômico que influencia de forma muito significativa no desenvolvimento do Brasil. – gerar matérias-primas para fabricar álcool, e combustível alternativo brasileiro, e para favorecer as indústrias.
681 o conceito de agronegócio como "a rede de negócios que integra as atividades econômicas organizadas de fabricação e fornecimento de insumos, produção, processamento, beneficiamento e transformação, comercialização, armazenamento, logística e distribuição de bens agrícolas, pecuários, de reflorestamento e pesca, bem ...
A agricultura 4.0 consiste em um conjunto de tecnologias que buscam a otimização da produção e gestão agrícola em diferentes estágios, aprimorando o controle, o monitoramento e a forma de se trabalhar. Por meio de tecnologias integradas, como softwares e outros sistemas, a produção agrícola tem muito a ganhar.
A agricultura 4.0 pode ser um grande aliado nesta situação, pois aumenta a produtividade, melhora o processo de tomada de decisão no manejo das lavouras (umidade, nutrientes, pragas, entre outros.), reduz o impacto das práticas agrícolas no meio ambiente e também os custos como eletricidade, água e combustível.
Dentro dessa nova visão e com o uso das novas tecnologias digitais, a Agricultura 4.0 reúne 4 aspectos principais:gestão baseada em dados;produção a partir de novas ferramentas e técnicas;sustentabilidade;profissionalização.
O termo "Agricultura 4.0" surgiu derivando-se do Indústria 4.0 porém aplicado a agricultura. Mas a que se refere? Refere-se a utilização de tecnologia de ponta para produção de alimentos.
A Agricultura 4.0 é o termo que se baseia na sinergia do campo com ferramentas digitais, é uma realidade que surgiu a partir de 2010 e aos poucos vem ganhando espaço no agronegócio brasileiro.
Com a Agricultura 3.0 (entre 1990 e 2010) começou-se a introduzir no mercado a automação e a sustentabilidade. ... Mas o boom da nova era digital veio mesmo com a Agricultura 4.0, a partir de 2010. E a cada dia surgem novas tecnologias e pesquisas que potencializam ainda mais o agronegócio.
A atividade agropecuária é muito importante, pois faz parte da economia primária. É ela quem fornece alimentos e matérias-primas para a produção de outros itens. As condições de clima e de solo brasileiro são excelentes para esse setor, que participa de grande fatia do PIB nacional.
É um dos setores que mais contribui para o crescimento do PIB nacional e que responde por 21% da soma de todas as riquezas produzidas, um quinto de todos os empregos e 43,2% das exportações brasileiras, chegando a US$ 96,7 bilhões em 2019 (Vendas..., 2020).
A importância do Dia do Agricultor
Além de produzir alimentos, o agricultor é responsável por produzir matéria-prima para inúmeros insumos que você consome no dia a dia.
A importância da agricultura é, assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.
A palavra agricultura deriva do latim e significa “arte de cultivar”. Em geral, ela pode ser definida como uma atividade econômica pautada no sistema de cultivo e produção de alimentos, voltada principalmente para o consumo humano. No entanto, a agricultura pode ser praticada de diversos tipos diferentes.
A princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.
Na prática, a agricultura 4.0 é a conexão de todos os sistemas em tempo real a partir do uso de Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, Big Data, Advanced Analytics, nano e biotecnologia, entre outras inovações.
Essa tecnologia possibilita a maximização da utilização de recursos naturais, utilizando-se, por exemplo, menos água na irrigação ou insumos na adubagem do solo. Auxiliando também na adaptação de sementes e plantas às condições mais adversas, ampliando possíveis áreas de cultivo.
Mobilidade rural
Com um smartphone ou um tablet conectado, o produtor é capaz de rastrear padrões climáticos ou verificar o inventário de equipamentos e insumos agrícolas na propriedade. Também pode, por exemplo, acompanhar o trabalho dos drones mencionados anteriormente.
Onde é que começa a Educação Especial inclusiva?
Pode usar álcool 70 para limpar piercing?
Qual é a importância das florestas para o controle climático?
Quem ativa todo o início da digestão?
Como abrir uma empresa de fabricação de perfumes?
Quanto custa o metro de drenagem?
Quanto ganha um PRF no curso de formação?
Qual ação mais barata da Bolsa?
Quais signos têm mais chance de ser rico?
Qual o profeta que Jezabel queria matar?
Como perder 500 calorias caminhando?
Quantos cm baixa o carro com molas esportivas?