Colocar uma bolsa de água quente na região mais baixa do abdome ajuda a relaxar a musculatura e reduzir as contrações uterinas. Dessa forma, a dor fica menos intensa. Já a compressa fria – bolsa térmica em gel – é outra boa alternativa para reduzir a dor.
6 truques para acabar com a cólica menstrual rápidoCompressas de água morna no abdômen. ... Tomar chá de gengibre com valeriana. ... Utilizar pontos de reflexologia. ... Fazer exercícios para as cólicas. ... Não ingerir cafeína nem álcool. ... Evitar comer doces e salgados.
A água quente ou morna pode ser ainda melhor para aliviar as cólicas, pois, como vimos, o calor ajuda a aumentar o fluxo de sangue no abdômen e relaxar os músculos do útero.
Aplicar uma fonte de calor, fazendo uma compressa quente para aliviar as dores, por exemplo, é um método simples e muito eficiente¹. Basta esquentar uma bolsa térmica ou uma toalhinha umedecida, colocar sobre a região afetada, e pronto.
Da mesma forma que a bolsa de gelo, a compressa quente também traz diversos benefícios em algumas situações. Ela aumenta o fluxo sanguíneo na região, aumenta a mobilidade e promove o relaxamento muscular. A compressa morna pode ser utilizada de 3 a 4 vezes ao dia, durante 10-15 minutos cada vez.
42 curiosidades que você vai gostar
Fique atenta às cólicas muito fortes, pois não é normal sentir dores tão intensas. Mesmo no período pré-menstrual, a cólica extremamente dolorosa indica alguma anormalidade no sistema reprodutor. As alterações podem ser doenças como endometriose, miomas, pólipos ou inflamações pélvicas².
A cafeína estimula os movimentos peristálticos, acentuando as contrações dos músculos do baixo-ventre e, portanto, intensificando as cólicas menstruais. Para piorar, a bebida também pode deixar a mulher mais irritada. Diminua café, chá-preto e refrigerantes à base de cola.
Doces industrializados, bolos, pães doces e carne vermelha
Pelo aumento na ingestão de gorduras saturadas e hidrogenadas que levam a um desequilíbrio hormonal aumentando as contrações no útero e processos inflamatórios e, consecutivamente, a dor.
O que (não) deve comer durante a menstruaçãoCólicas, inchaço, fadiga, alterações de humor e “aquela vontade exagerada de comer” que muitas vezes nos leva a cometer alguns excessos. ... Fruta. ... Vegetais de folha verde. ... Gengibre e curcuma. ... Carne de frango. ... Peixe. ... Chocolate negro. ... Frutos secos.
Evite consumir doses elevadas de açúcar e sal durante a menstruação. Calorias vazias como os doces e salgados industrializados não são nutritivos e os altos níveis de açucares e sódio presentes neles aumentam a sensação de inchaço neste período. Se você estiver se sentindo triste fique longe de bebidas alcoólicas.
Cólicas que se iniciam antes de menstruar e que duram por todo período de sangramento não devem ser consideradas normais. Mais ainda se vierem acompanhadas de alteração no hábito intestinal (como intestino solto ou dor para evacuar). Isso pode ser endometriose e deve ser devidamente pesquisado pelo médico.
Cerca de 1 em 10 mulheres acabam sofrendo o que é conhecido pelos ginecologistas como dismenorreia, ou dor menstrual severa, necessitando a utilização de medicação. Essa dor intensa pode causar enjôo, vômitos e até mesmo desmaio.
Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.
O útero fica incapaz de manter por si só o sustento de sua camada interna, já bastante grossa e cheia de vasos sanguíneos. É então que ocorre a hemorragia, que dura de três a sete dias e é composta por células do endométrio e pelo sangue em suas pequenas artérias e veias.
A cólica é, de longe, um dos maiores incômodos do ciclo menstrual. Todos os meses o organismo feminino se prepara para a fecundação, e quando isso não acontece, os hormônios acionam o processo de contração uterina e de limpeza do endométrio - mucosa interna do útero responsável pela nutrição de um eventual embrião.
Também chamada de dismenorréia, a cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio.
Durante o ciclo menstrual, quando a fecundação não acontece, parte do endométrio é eliminada na forma de menstruação. No entanto, nos casos da doença, as células do tecido endometrial fora da cavidade uterina também sangram, podendo provocar cólicas muito fortes e, consequentemente, até desmaios.
Também é possível observar a presença de vertigem ou tontura nos dias que antecedem a menstruação devido ao aumento de estrógeno, progesterona e aldosterona que atingem a orelha interna, causando uma hidropisia no labirinto e sintomas muito parecidos com os da doença de Ménière7.
As cólicas geralmente duram cerca de 1 a 3 dias e podem começar a partir de uma dor forte e que melhora com o passar das horas, ou vai e volta aleatoriamente. As cólicas podem ser quase imperceptíveis, bastante dolorosas ou severas (2).
Deve-se prestar atenção quando vem associados a sintomas como: Dor pélvica contínua com piora no período menstrual. Dor durante a relação sexual. Infertilidade.
Cólica dói tanto quanto infarto
Apesar disso, ainda há poucos estudos a respeito da condição e do seu tratamento. Em entrevista ao site Quartz, o professor de saúde reprodutiva John Guillebaud, da University College London, disse que a dor pode ser tão severa a ponto de ser comparada com um ataque do coração.
As cólicas na gestação geralmente são causadas pela distensão uterina e também dos ligamentos que sustentam o útero na parte interna do abdômen. Com o crescimento do feto, estes ligamentos se distendem para acompanhar o desenvolvimento do bebê.
1 Alimentos ricos em sódio e o sal. A retenção de líquido durante essa fase é mais acentuada e os alimentos ricos em sódio e o próprio sal pioram esse cenário.2 Chocolate. Por ser rico em açúcares, sua ingestão é desaconselhada. ... 3 Cafeína. ... 4 Arroz Branco. ... 5 Batata frita.6 Álcool.
Por exemplo, limão ou melancia cortam , em outras palavras, encurtam ou terminam o seu período menstrual. Não podemos comer ovos ou frutos do mar, porque isso faz o sangramento cheirar mal. E também não é bom usar sandálias ou salto alto."
Alimentação
Alimentos com alta concentração de vitamina K, como brócolis, couve, fígado, aspargos, folhas de espinafre e abacate, interferem na cascata de coagulação normal do organismo, o que pode aumentar o fluxo menstrual.
Como saber se estou tendo um infarto ou uma crise de ansiedade?
Como deve ser a organização do ambiente de trabalho e o por quê Norma Regulamentadora 10 );?
Como saber se a placa de som do computador queimou?
Como saber onde encontrar o advogado?
Quando o Damon aparece em TVD?
Qual o remédio para doença do pombo?
Quais são os sintomas de ameba?
O que devemos reagir para produzir cloreto de alumínio?
Como tratar um marido narcisista?
Como saber se estou com a zica?
Como resolver os problemas conjugais?
Como instalar os drivers da sua placa de vídeo?