No Brasil, a pesquisa encontra percentualmente mais leitores do que não leitores na faixa etária entre 05 e 14 anos; na classe A, e, em quem têm nível superior, apesar de estes dois últimos serem os segmentos nos quais foram identificados a maior queda no percentual de leitores.
João Pessoa, capital da Paraíba, ocupa o primeiro lugar
De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura do Brasil”, do Instituto Pró-Livro, em parceria com o Itaú Cultural, é a região nordeste. A pesquisa, que analisa os hábitos dos leitores de todo o país, apresentou, em sua 5ª edição, índices de leitura por capitais.
A 5ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, estudo realizado a cada quatro anos pelo Instituto Pró-Livro, revelaram que a região Nordeste é a que mais lê.
Índia. Na Índia, são 10,7 horas gastas semanalmente com leitura. O país é reconhecido por seu alto investimento em educação, tendo diversas escolas e cursos espalhados por toda a região. Dessa forma, despender muitas horas com leitura, faz sentido para essa população.
Quem lê mais, vive mais!
18 curiosidades que você vai gostar
As mulheres lêem mais que os homens, diz a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que será divulgada hoje, em Brasília. ... Segundo a pesquisa, a Bíblia é o livro mais lido pela população brasileira -43 milhões de pessoas já a leram, dos quais 45% afirmaram fazê-lo com freqüência.
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2016, realizada pela Fundação Pró-livro, revelou que atualmente as mulheres leem mais que os homens no país. O público feminino representa 52% dos leitores, e os homens cerca de 48%.
Vários escritores consideram que Moçambique é um dos países que menos lê no mundo. A revelação foi feita durante o debate sobre a importância da leitura alusivo ao Dia Mundial do Livro.
A única faixa etária que apresentou aumento no número de leitores foi de 5 a 10 anos de idade: passou de 67% (2015) para 71% (2019). A pesquisa mostra que as crianças são as que leem mais, leem mais livros de literatura, por vontade própria e com mais frequência.
De 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. Já os não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da população, o equivalente a cerca de 93 milhões de um total de 193 milhões de brasileiros.
Crianças e adolescentes concentram as maiores proporções de leitores na população. Na faixa de 5 a 10 anos, 67% são leitores. O topo do índice está na faixa de 11 a 13 anos, com 84%, e diminui para 75% entre os jovens de 14 a 17 anos.
A maioria dos leitores pertencem à classe C, com 48%; seguidos pela classe B com 27%, depois as classes D e E com 22% e, por fim, a classe A, com 3%. Ainda segundo a pesquisa, maioria dos leitores não estão estudando, um percentual de 61%, em contrapartida 39% seriam estudantes.
Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê bastante: em média, 2,43 livros por ano. Não é um número alto, na verdade é até baixo se comparado a alguns países orientais, como a Índia e a China, que são os países que mais leem no mundo, mas é um número expressivo.
Pouco mais da metade dos brasileiros têm hábitos de leitura: 52% (ou 100,1 milhões de pessoas). O resultado é 4% menor do que o registrado em 2015, quando a porcentagem de leitores no país era de 56%. A média de livros inteiros lidos em um ano se manteve praticamente estável: 4,9 livros por pessoa.
Veja a lista dos livros mais lidos do mundo:Bíblia (3,9 bilhões de exemplares)O Livro Vermelho de Mao (820 milhões de exemplares)Harry Potter, de J. K. Rowling (400 milhões)O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien (103 milhões)O Alquimista, de Paulo Coelho (65 milhões)O Código da Vinci, de Dan Brown (57 milhões)
Os livros que são pedidos nas leituras obrigatórias acabam por criar barreiras entre o leitor e o que ele realmente gosta de ler. Algumas pessoas nem sabem que existem bibliotecas públicas ou como funcionam. Muitas vezes o ambiente acaba excluindo certas pessoas da possibilidade de desfrutar da leitura.
Da baixa renda de parcela populacional expressiva ao desrespeito à Constituição, são muitas as causas do pífio índice de leitura no Brasil. Entretanto, o problema não tem apenas origem social ou referente ao preço dos livros, pois também nas classes média e alta lê-se pouco.
Quem não lê, aos 70 anos terá vivido só uma vida. Quem lê terá vivido 5 mil anos. A leitura é uma imortalidade de trás para frente.
Em média, eles gastaram 20 minutos de cada um dos seus dias lendo. A comparação é com a mesma pesquisa realizada em 2019. O maior aumento na leitura diária foi notado entre as pessoas de 20 a 34 anos e em leitores com mais de 65 anos. Na faixa acima dos 75 anos a média é de 55 minutos de leitura por dia.
A porcentagem de leitores caiu de 56% para 52%, enquanto os não leitores representavam 48% da população, o que equivalia a 93 milhões de brasileiros. A pesquisa também apontou que o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano.
Em países desenvolvidos, por exemplo, a média é de 7 livros/ano na França, 5,1 nos Estados Unidos e 4,9 na Inglaterra.
42% dos brasileiros leram a Bíblia no último ano
Parte deles citaram ainda que além do livro, leram também outros títulos ligados ao tema e personagens, como por exemplo, Jesus e Moisés. A Bíblia também se destaca como preferência de leitura entre professores.
Uma página de um livro tem aproximadamente 207 palavras. Se considerar que o livro possui 250 páginas, é possível ler aproximadamente 1 livro em 3 dias, se o leitor dedicar 1 hora e meia por dia à leitura. Dessa forma, em 1 ano é possível ler aproximadamente 121 livros.
Acompanhe, neste post, 7 benefícios da leitura que separamos para incentivar você a se tornar um leitor assíduo!Estimula a criatividade. ... Exercita o cérebro. ... Melhora a concentração e a memorização. ... Amplia o vocabulário e os conhecimentos gerais. ... Desenvolve o encadeamento de ideias e as habilidades de escrita.
É esse empenho de pais e mães que conseguiu aumentar o hábito da leitura nas crianças entre cinco e dez anos de idade, segundo a pesquisa do Instituto Pró-Livro em mais de 200 cidades brasileiras. Somente nesta faixa houve crescimento de leitores: de 67% para 71% das crianças. E a maioria lê todos os dias.
Como era chamado o túmulo do faraó?
Como chama a pessoa que anda de moto?
Qual o nome do ônibus espacial da NASA?
Como burlar toxicológico 180 dias?
Qual é o significado dese ponto?
O que significa chato no dicionário?
Como instalar corretor de texto no Word?
Quais unhas pintar diferentes?
Como mudar o local de armazenamento do Dropbox?
Como chama a joelhada no Muay Thai?
Qual a melhor forma de passar delineador?
Como passar o lápis para aumentar o olho?
Como se denomina um átomo que perdeu elétrons na sua camada de valência *?
Como se dar bem no teste de atenção concentrada?
Que nome se dá ao vulcão com pouca probabilidade de entrar em erupção?